Entre as dezenas de motivos que a Fábrica de Sacavém utilizou ao longo dos cerca de 130 anos de atividade (desde os anos 50 do séc. XIX aos anos 80 do séc. XX), contam-se muitos motivos florais, quer monocromáticos, quer policromáticos.
Os que mostro hoje são todos policromáticos e com o mesmo tipo de decoração: raminhos de flores miúdas espalhados pelas peças.
Esta chávena e dois pires, moldados em gomos, apresentam uns toques de pintura à mão sobre um desenho estampado no motivo "Mimoso".
Curiosamente, a chávena não está marcada e os pires têm carimbos diferentes: um tem a marca de fabrico Real Fábrica de Sacavém, B.H.S. & C.ª, usada de 1886 a 1905; o outro ostenta o nome de um estabelecimento comercial do Porto que vendia estas loiças, a Casa Buisson, 45, Rua S. António. O nome do motivo, "Mimoso", pode ver-se por cima da âncora do carimbo Real Fábrica. Em ambos os pires vê-se ainda a marca gravada na pasta com a coroa real e a palavra Sacavém por baixo.
Estes dois pratinhos ou covilhetes, com o mesmo molde gomado só na orla, têm decorações estampadas ligeiramente diferentes, formando motivos cujo nome desconheço. Estão ambos marcados com a coroa e a palavra Sacavém a maiúsculas incisas na pasta, como se vê em cima, marca introduzida em 1885-1886, portanto serão de final do século XIX.
Embora não estivesse a pensar publicar estas peças de Sacavém, o verdadeiro motivo para o fazer agora foi o envio de fotos de várias peças de faiança por parte de um seguidor deste blogue, o Jorge Pereira. Entre elas está uma travessa também decorada com flores deste tipo, mas sem marca visível, pelo que o nosso amigo não lhe consegue atribuir fabrico e pediu a minha ajuda.
Logo que a vi, pareceu-me Sacavém, pela decoração e pelo formato moldado daquela maneira nos cantos.
É o mesmo molde de uma travessa motivo "Outono" que aparece num catálogo do Museu de Sacavém - Primeiras peças da produção da Fábrica de Loiça de Sacavém, o papel do Coleccionador - e que está descrita do seguinte modo:
"Peça moldada de formato rectangular, aba relevada e bordo ondulado, com decoração policromática, por técnica de estamparia, constituída por seis composições florais dispostas simetricamente ..."
À exceção das composições florais do motivo Outono, que são diferentes, tudo o resto se aplica às caraterísticas da travessa deste seguidor.
À exceção das composições florais do motivo Outono, que são diferentes, tudo o resto se aplica às caraterísticas da travessa deste seguidor.
Mas depois de analisar as minhas peças Sacavém com motivos florais que mostro em cima, descobri que as desta travessa são muito parecidas com as dos covilhetes, talvez iguais às de um deles.
Nesta fotografia nota-se ao centro que há uma marca incisa na pasta, mas não identificável. Penso que seja a coroa de Sacavém, mas sem certezas. De qualquer modo, julgo não restarem muitas dúvidas de que a travessa é de Sacavém. Se estiver enganada, poderá sempre surgir aqui alguém que nos esclareça.
A travessa motivo Outono do catálogo do Museu da Fábrica de Sacavém |