Hoje trouxe para o chá de terça-feira, com Tea Cup Tuesday, Tea Time Tuesday e Tuesday Cuppa Tea, um conjunto de peças, todas de porcelana de Coimbra ao estilo Art Déco, embora de períodos de fabrico distintos.
Começo pelas chávenas, uma de chá e outra de café com respetivos pires, que me encantaram na Feira de Velharias de Ovar, onde já não ia há mais de um ano.
Achei-as lindas, de uma elegância sóbria e delicada, neste branco imaculado decorado a azul e ouro, moldadas em suave canelado horizontal, formato Porto segundo o MAFLS, com as típicas asas Déco em orelha, formando os dois tamanhos um conjunto muito harmonioso.
A marca é da Sociedade de Porcelanas de Coimbra, ou Coimbra S.P. Portugal; a forma e a decoração levam-me a concluir que terão sido fabricadas nos anos 30 ou 40 do século passado.
Os bules também os adquiri há pouco tempo, são daquelas peças isoladas que aparecem baratíssimas na Feira da Ladra e eu não lhes consigo resistir. O maior tinha uma falha no bico, que disfarcei limando-o, mas o pequeno estava impecável; os dois, comprados em separado, não me chegaram a custar 5 €. :)
Estas são as marcas dos bules, ambas da Porcelana de Coimbra, com o brasão da Rainha Santa Isabel inserido em dois círculos concêntricos, o que as data dos anos 20 ou do início dos anos 30 do século passado, altura em que a fábrica da Porcelana de Coimbra mudou de mãos e se constituiu a Sociedade de Porcelanas de Coimbra. O carimbo da direita corresponde ao bule mais pequeno, tendo ainda a anotação manuscrita do formato, Estoril, seguida de uma referência com letras e um número, que julgo indicar o motivo decorativo.
À curta história da Porcelana de Coimbra, depois Sociedade de Porcelanas de Coimbra, já aqui fiz referência num post de 7 de Novembro último, também num Tea Cup Tuesday e também com peças Déco, curiosamente o post que detém o recorde de visitas deste blogue.