Este volume e mais dois com igual encadernação devem constituir as memórias mais remotas que eu tenho de livros. Vistos assim, sobriamente encadernados, não serão muito atraentes a olhares infantis, mas ao abri-los, ao folheá-los, deparamo-nos com páginas e páginas ilustradas de banda desenhada, a capa sempre com desenhos a cores e com uma sucessão de personagens e suas aventuras que encantaram os meninos portugueses durante 17 anos. São as revistas de BD "O Mosquito" que saíram semanalmente ou bissemanalmente de 1936 a 1953.
O primeiro dos números encadernados neste volume |
Os números que assim estão encadernados em três volumes são dos anos 40, de Junho de 1943 a Dezembro de 1944, foram comprados pelo meu pai aos 13-14 anos - lá conseguia arranjar os 5 tostões duas vezes por semana - pelos vistos muito estimados e mais tarde encadernados por ele próprio.
O tipo de aventuras interessava sobretudo aos rapazes, mas havia temas de interesse para um leque de idades bastante alargado e por vezes também dirigidos às jovens leitoras.
Curiosidades diversas |
Os galãs e divas do cinema da época |
Para as raparigas ao estilo "faça você mesmo" |
Na minha primeira infância era em geral com as histórias de Serafim e Malacuéco que o meu pai me distraía, mostrando-me as imagens e as cenas caricatas, mas não me dando margem para mexer ou estragar.
Anúncios da saída próxima de "A Formiga" |
O meu estafado volume de "A Formiga" |
Nunca tinha estado muito atenta às datas destes exemplares que possuo, pensava até que "A Formiga" era já do "meu tempo"... Imagino agora que foram revistas estimadas e guardadas durante alguns anos antes de eu nascer e depois encadernadas e carinhosamente partilhadas comigo.
Gostava de saber mais pormenores, mas agora já é tarde para fazer perguntas...
Lindos nas cores garridas e nos ingénuos desenhos |
Resta-me folhear e apreciar estes atraentes repositórios de memórias longínquas e partilhá-los aqui como objetos de muito valor para mim... antes de mais sentimental, claro!