terça-feira, 22 de setembro de 2015

Cinco anos de blogue!!!! - Five years of blogging!!!!

É verdade, são já cinco anos de existência! Não vou deitar muitos foguetes porque os últimos dois anos foram de notória desaceleração da atividade do blogue... bastante intensa no início!
Tal como fiz para celebrar o primeiro ano de atividade bloguista, resolvi hoje assinalar o quinto aniversário recordando os cinco posts mais vistos de sempre. Para alguns vejo justificação, para outros nem tanto, mas enfim, são os gostos ou as necessidades do público que me visita a determinarem este protagonismo.
As imagens estão por ordem de número de visualizações, do  mais para o menos visto, e cada legenda fornece o link para cada poste, pelo que me dispenso de mais considerações sobre eles.

Serviço de chá Arte Déco - Art Deco tea set 

A primeira porcelana inglesa

A decoração "Margão" da Vista Alegre, o famoso "Zwiebelmuster ou "blue onion pattern"

O outono, os cogumelos e os meus livros sobre cogumelos

Um pote Carvalhinho sob anonimato
Mas não só de recordações vive a publicação de hoje! Como o chá e as faianças foram duas linhas de força do blogue ao longo destes anos, hoje, ainda por cima uma terça-feira, não podia deixar de haver chá, mas servido em chávena e pires  de faiança!


E que faiança! Com toda a probabilidade, a julgar pelo motivo decorativo e pela cercadura, produção de meados do séc. XIX da nossa bem conhecida Fábrica de Santo António de Vale da Piedade,  extinta há quase noventa anos, com localização à beira do Douro, em Vila Nova de Gaia.


A acompanhar o conjunto, um pires em forma de covilhete, que comprei no mesmo lote e que tem a curiosidade de ser decorado também no verso da aba.


Na véspera da entrada no outono, ele já se anuncia por aqui com um ar fresquinho, embora em dia de muito sol. Nada melhor que um chá verde acompanhado de frutos da época - uma compota de figo servida com nozes para cortar um pouco o excesso de doce...


    
E, a servir de fundo, as hortênsias numa fase em que gosto muito delas, já com as suas tonalidades outonais, prontas a aguentarem-se mais tempo nas jarras...

Com ligação a Tea Time Tuesday  e às  amigas de além Atlântico e grandes entusiastas do chá.

43 comentários:

  1. Parabéns! Que continue a contar!

    Todas as porcelanas são lindas, mas as minhas preferidas são as da primeira foto - o serviço Art Deco. É muito bonito.

    Boa noite:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel! Agradeço a sua presença simpática neste dia de aniversário! Mais um voto para o serviço Déco da Sociedade de Porcelanas de Coimbra! :)
      Beijinhos.

      Eliminar
  2. Muitos parabéns!
    E muita genica para continuar a ensinar coisas aos desentendidos, como eu.
    (Doce de figos com nozes? Deve ser uma delícia...)
    Uma muito boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, APS! Não prometo muita genica para estas lides, o auge já passou, mas espero que vá havendo QB!
      É pena os sabores não se poderem experimentar via blogosfera... ;)
      Tenha um bom dia!

      Eliminar
  3. Muitos parabéns à bloguista pela atividade desenvolvida durante os cinco anos de existência do blogue!
    A qualidade irrepreensível do conteúdo das matérias que são aqui transmitidas, fazem com que os desconhecedores das mesmas incitem a bloguista a continuar as suas publicações, com a altíssima qualidade que nos vem habituando!
    Mais uma vez, muitos parabéns e votos de "resistência" e "ânimo" na continuidade!
    Boa noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Congrats dear Maria, five years of blogging is certainly a great achievement and you've made us drool over the most beautiful teacups and various exquisite porcelain pieces, such as your 5 year post.
      I look forward to you blogging for many years more!
      FABBY

      Eliminar
    2. Hi Fabby! How I missed your visits and the warm comments you always leave here!!! I'm so glad you enjoy the posts and the porcelain pieces I've shared!
      Thanks, dear friend. All the best!!!

      Eliminar
    3. Meu caro anónimo!
      Deu-me muito prazer a sua visita e agradeço-lhe muito a apreciação generosa que faz do conteúdo do blogue. Para quem se entusiasma por velharias, são temas muito aliciantes; para os menos conhecedores, servem para fornecer alguma informação útil, espero eu...
      Apareça sempre! É de comentários como o seu e de outros amigos que vem o ânimo para continuar...
      Desejo-lhe um ótimo dia!!!

      Eliminar
  4. Congratulations on five years of blogging, Maria! I certainly have enjoyed visiting your posts about china found about your country of Portugal and other far away lands. I do love that Blue Onion pattern. I have admired it for a long time. So happy to have you join my little tea party once again.

    Blessings,
    Sandi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks Sandi, for your nice words and for hosting Tea Time Tuesday, always a source of inspiration for my tea posts!
      Blue Onion is in fact a very attractive pattern, with fans everywhere, and I love it too!
      Hugs

      Eliminar
  5. Love you prior posts and the Art Deco tea set is gorgeous. The blue and white cup and saucer plus the bowl is lovely for tea time! Your 5th anniversary has wonderful memories for you. Have a grand week! Please, pop over to my post Orange Bursts Upon Autumn Tea!

    Pam

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello Pam! I'm so glad you enjoyed the post and found those old and rustic tea items lovely! Thanks. I'll certainly visit you and enjoy your post.
      Wishes of a grand week for you, too!

      Eliminar
  6. Congratulations on 5 years of blogging. This is lovely china!~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks, Sherry, for coming to visit! I loved your recipe for making one's home smell like Fall and I'll certainly try it soon.

      Eliminar
  7. Nunca é demais desejar-lhe os parabéns, pois tudo aquilo que aqui tem colocado o merece, não só pelo rigor dos conteúdos, fruto de muita pesquisa aturada e séria, como pelo sentido de humor, simpatia e disponibilidade que utiliza, o que dá leveza aos assuntos menos acessíveis, assim como a clareza de ideias com que expõe os raciocínios, fruto de quem sabe organizar no papel aquilo que pensa.
    Servir as pessoas com estas qualidades não está ao alcance de todos, e isso provam-no os blogues que sei existirem, porque algumas vezes deparo com eles, e que utilizam o seu como fonte de referência.
    Por tudo isto nunca é demais agradecer-lhe este serviço que presta ao comum dos mortais.

    Também lhe quero agradecer o poder de observação que utilizou na identificação no Palácio de Vila Viçosa. Irei em breve visitar e comparar.
    Mas tem lógica!

    Já agora, a sua chávena com o motivo de Cantão é deliciosa.

    Muitas felicidades e espero vê-la aqui por muitos e bons anos, se a isso se quiser prestar, mas entendê-la-ei perfeitamente se preferir seguir outras vias.

    Até breve e agradeço-lhe todo este seu trabalho

    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel, agradeço-lhe muito o carinho e a simpatia, mas nem imagina como tem sido importante o contributo de dois bons amigos, o Manel e o Luís, para a sobrevivência deste blogue! Tenho contado com o saber e entusiasmo de ambos por arte e velharias e a nossa coincidência de gostos em várias áreas tem sido determinante.
      O blogue do Luís, de que as peças e comentários do Manel são parte integrante, é uma fonte de inspiração constante e a troca de "galhardetes" tem ajudado a consolidar ideias e tem permitido atribuições mais seguras, sobretudo nas peças de faiança portuguesa. Tem sido um convívio muito salutar ao longo destes anos, de que não posso excluir outros amigos e amigas, como a nossa querida Ivete Ferreira que também hoje me visita.
      Bem haja!
      Um abraço

      Eliminar
  8. Muitos parabéns pelo aniversário do seu blog.
    A sua chávena é linda e perfeitamente adequada ao chá do quinto ano.
    Um abraço

    if

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Ivete. É um prazer vê-la aqui de novo e saber que apreciou a minha humilde chávena de faiança com motivo Cantão!
      Tudo de bom para si/vós!!!
      Beijos

      Eliminar
    2. Maria Andrade

      Muitos parabéns. Manter um blog cinco anos implica uma persistência, que nem todos tem. É também um bom exercício periódico intelectual, que nos obriga a arrumar ideias sobre as peças que vamos comprando e também nos dá objectivos, ainda que pequenos, para o nosso quotidiano.

      O seu blog é uma referência para muitos amadores de coisas antigas e vendedores de velharias e como a Maria Andrade bem sabe, há muito poucos conteúdos em português na internet sobre faiança, porcelana ou cerâmica, de modo que consultar o seu blog é essencial, para os que procuram saber um pouco mais sobre velharias.

      Quanto às estatísticas, elas também são um pouco desconcertantes no meu blog. Julgo que há posts muitíssimo consultados, porque há gente que os adicionou aos seus favoritos, quando descobriu o blog e cada vez que quer voltar a consulta-lo, entra na página pelo post x ou y. O meu pai está entre os quem tem esse hábito. Por outro lado, os posts sobre loiça mais recente, são sempre os mais consultados, pois reportam-se a peças que toda a gente tem em casa, como Sacavém ou Lusitânia. Mesmo, que a Maria Andrade postasse sobre uma travessa do Rato, esse post nunca seria muito consultado, pois poucos são os privilegiados que tem em casa uma genuína peça da fábrica de Louça do Rato.

      Quanto à chávena em cantão popular é linda e é muito semelhante aos fragmentos exumados das escavações de Santo António de Vale da Piedade. É curioso, que o Museu Abade Baçal tem umas peças com esta decoração ainda atribuídos a Coimbra.

      Enfim, como diria a outra, isto já vai para aqui um grande "arrozado" e o que lhe queria realmente escrever era que não desista do blog, pois está a fazer um trabalho útil para a comunidade dos amantes de velharias.

      Bjos

      Eliminar
    3. Luís,
      Faz muito sentido o que diz quanto às razões para determinadas publicações nos nossos blogues terem mais protagonismo e contarem com mais visualizações do que outras que nós até consideraríamos mais relevantes! De qualquer forma, gosto de consultar regularmente as estatísticas que o blogger nos fornece. Por falar nisso, também tenho instalado o Google Analytics, que dá resultados diferentes, se calhar mais fiáveis, mas raramente lá vou.
      Toca aqui num ponto que realmente foi uma das minhas motivações para a criação do blogue; a constatação de que havia muito pouca informação online, em português, sobre as matérias que mais me interessavam. Quando descobri o seu "Velharias" para mim foi uma revelação e em pouco tempo tornámo-nos colegas... e amigos!!!!
      Já fui ver ao Matriznet o bule do Museu Abade de Baçal com decoração igual à da minha chávena e realmente achei estranha a atribuição a Coimbra. É certamente uma catalogação antiga, muito anterior ao surgimento de vários estudos sobre faiança que lançaram luz sobre a origem de muitas peças e sobretudo o último da Laura Sousa sobre a SAVP.
      Obrigada pelo apreço e constante estímulo.
      Beijos

      Eliminar
    4. Olhando com mais atenção para a chávena, vê-se que o formato é muito parecido com o da minha xícara de Santo António de Vale da Piedade, que apresentei em http://velhariasdoluis.blogspot.pt/2015/01/uma-chavena-de-cha-de-santo-antonio-de.html

      bjos

      Eliminar
    5. Sim, o modelo é o mesmo, Luís, ao fim e ao cabo é o London shape! E este motivo Cantão realmente aparece nos fragmentos exumados.Tudo bate certo! ;)

      Eliminar
  9. Muitos Parabéns. E que venham mais 5 recheados de "posts" com a qualidade a que já nos habituou. Um bem Haja
    Leonel Ferreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agradeço a simpatia e o incentivo, amigo Leonel Ferreira!
      Tenha uma boa noite!

      Eliminar
  10. Parabéns Maria Andrade, obrigado pela partilha. jorge saraiva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Jorge Saraiva! Sempre discreto, mas a marcar presença em ocasiões especiais!

      Eliminar
  11. Embora atrasados, não podia deixar de lhe dar os parabéns pelo aniversário do seu blogue do qual sou uma assídua visitante. Adoro as suas composições fotográficas e os cenários que constrói para nos mostrar as suas belíssimas peças! Com a Maria Andrade tenho aprendido a ser mais criteriosa nas minhas escolhas na hora de fazer uma compra e realmente há peças absolutamente maravilhosas na grande maioria dos seus post's.
    Muito obrigado pela partilha quer dos objectos quer do conhecimento. Sinto-me mais rica deste que sigo o seu blogue ( E os do grupo que de certa forma, estabelecem esta tertúia que se complementariza).
    Gente de bom gosto, bem formada e criteriosa, precisa-se! Bem haja.
    Ana Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Ana Silva, as suas palavras são muito importantes para quem está deste lado, para mim particularmente!
      Fico muito feliz por saber que aprecia o que partilho e vai seguindo e visitando o blogue, embora o ritmo a que publico tenha decrescido, assim como o rasgo e inspiração para a escrita! Enfim, são fases... O grupo de blogues a que se refere, afinal um grupo de amigos com os mesmos gostos e interesses, tem sido fundamental para que o ALV se mantenha.
      Apareça sempre! Beijinhos.

      Eliminar
  12. Maria,
    Muitos parabéns pelo aniversário e pelas publicações.
    Como amante de chá aprecio muito as escolhas que fez relativas ao mesmo.
    Gosto de Art Déco mas a chávena do século XIX, devo dizer que me encantou: o tema, a própria textura...
    Obrigada e felicidades futuras.
    Beijinho. :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Ana, pela visita e pela simpatia das suas palavras!
      Sim, o chá, sempre o chá e os objetos a ele associados a servirem de tema frequente aqui no blogue! Cá em casa já está instalada a "tea season", depois do interregno de verão. :))
      Beijinhos

      Eliminar
  13. Parabéns por este seu blog que é chique demais!
    O serviço Art Déco é lindo!
    Mais 5 anos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jorge, mais 5 anos são muitos anos! A chama já não dá para tanto... a não ser que haja um reacendimento!!! :))
      Obrigada, um abraço!

      Eliminar
  14. Bommmm...não tenho faiança em casa - pensando bem, talvez tenha mesmo - e bebo chá em canecas altas e com tampa. Portanto, prefiro de chás em quantidade, variados, e de todo o género - ênfase para chás de ervas.

    Encontrar um blogue dedicado a chás e faiança é altamente, diria uma pessoa que conheço. Parabéns pela data. Com mais cinco anos, ou menos que seja. Que arda enquanto dure.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, bea, seja bem-vinda! Ainda bem que este mundo do ALV também é o seu...
      Obrigada pelos votos.

      Eliminar
  15. Hummm...estive a pensar...parece que o chá de ervas afinal é uma infusão. E uma infusão não será um chá?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, bea, em geral a palavra chá também se aplica às infusões de ervas, embora em sentido restrito se refira apenas às folhas da camelia sinensis... ;)

      Eliminar
  16. Cara Maria,

    Atrasados, como sempre, não não podíamos deixar passar a efeméride. Cinco anos é obra! Parabéns!
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  17. Dear Maria
    I miss you I´m very glad with your visit to my blog and I hope meet you soon again
    Love

    ResponderEliminar
  18. Tenho saudades dos seus posts, das suas fotografias com um cenário demonstrativo do bom gosto que a caracteriza e dos seus ensinamentos principalmente àcerca da porcelana inglesa.
    Boas Festas e um 2017 que a traga de novo ao nosso convívio!
    Beijinhos
    Ana Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço muito as suas palavras de incentivo, cara Ana! Só hoje vi aqui o seu comentário, tão arredada tenho andado deste espaço! Para já não penso voltar, mas quem sabe um dia...
      Votos também para si de Boas Festas e um Feliz Ano Novo!
      Beijinhos

      Eliminar
  19. Parabéns pelo blog! Gostaria de lhe pedir ajuda para identificar um conjunto de chávenas, seria possível? Obrigada

    ResponderEliminar