A verdade é que esta chávena e pires para chocolate, mas que também pode servir para chá, com a vantagem de ter a tampa e assim manter a temperatura, atraía-me irresistivelmente por várias razões: nunca tinha visto uma trembleuse deste tipo ao vivo e a cores; a marca era minha conhecida, sabia que havia uma original e uma falsificada, por isso tinha alguma noção do que se tratava;
tinha as cenas românticas pintadas à mão como a restante decoração e um azul ou verde água que me fascina; era para mim novidade a delicada grade no pires, com o encaixe para a chávena; a tampa, com a pega em botão de rosa dourado, era um extra cheio de encanto e tornava-a diferente de todas as chávenas que tinha tido até então.
No entanto, estava (e ainda está) partida e mal colada numa zona da grade, o que a juntar ao preço, me fazia hesitar.
Bem, resumindo e concluindo, acabei por a comprar com uma pequena redução no preço e a partir daí já comprei outras peças da mesma cor, decoração e fabrico.
Para além dos modelos com grade ou com murete, há outros com um poço no centro do pires, onde encaixa a chávena.
As chávenas e pires "trembleuse", o termo francês adoptado para estes modelos a partir do verbo trembler, ou seja, tremer, foram muito fabricadas e usadas no século XVIII, por Meissen, Sévres, Berlim, Worcester... mas continuaram a aparecer ao longo do século XIX. Destinavam-se obviamente a dar estabilidade à chávena quando segurada por mãos que tremiam, pela idade, pela doença... ou pela emoção!!!
Ao longo do século XIX esta também foi uma opção muito adequada para servir bebidas quentes nas viagens de longo curso, quer por via férrea, quer nos grandes transatlânticos que tantas vezes enfrentavam a agitação dos mares...
Ao longo do século XIX esta também foi uma opção muito adequada para servir bebidas quentes nas viagens de longo curso, quer por via férrea, quer nos grandes transatlânticos que tantas vezes enfrentavam a agitação dos mares...
Num dos primeiros posts deste blogue, que dediquei às porcelanas de Meissen, a primeira porcelana europeia de pasta dura, fiz referência às fasificações a que foi sujeita a famosa marca das espadas cruzadas e também outras marcas usadas nos primeiros tempos de fabrico, a segunda e terceira décadas do século XVIII.
Uma delas, o monograma AR das iniciais de Augustus Rex, reportando-se ao Eleitor da Saxónia Augusto o Forte em cujo palácio a fábrica foi instalada, foi usada nessas primeiras décadas de produção apenas nas peças especiais de encomenda real.
Na segunda metade do século XIX, houve uma oficina ou estúdio artístico em Dresden, conhecido pelo nome da artista de pintura em porcelana, Helena Wolfsohn, que a certa altura resolveu utilizar o AR a azul,essa marca especial de Meissen, para marcar as suas peças. Conseguiu fazê-lo durante algum tempo até que a manufactura de Meissen, a KPM, lhe levantou um processo e pôs fim a essa falsificação ou contrafação como lhe chamariamos hoje.
A mesma oficina tinha utilizado anteriormente como marca o D de Dresden encimado por uma coroa a azul.
A partir destes factos conhecidos consigo datar este exemplar entre 1870 e 1880.
As cenas galantes de Watteau (1684-1721), foram popularizadas em porcelana ainda no século XVIII, mas mais ainda com o revivalismo romântico oitocentista. Continuaram a inspirar muitos artistas da porcelana durante o século XX, o que se pode ver, por exemplo, na produção de Limoges.
As cenas galantes de Watteau (1684-1721), foram popularizadas em porcelana ainda no século XVIII, mas mais ainda com o revivalismo romântico oitocentista. Continuaram a inspirar muitos artistas da porcelana durante o século XX, o que se pode ver, por exemplo, na produção de Limoges.
Esto es hermoso, vos siempre tienes estas maravillas tan especiales y finas. Yo tengo algo con ese monograma, no sabia que era, AR. Gracias por mostrarnos y enseñarnos sobre estas piezas de porcelana unicas, Maria. Gracias por tus siempre lindas visitas y generosos comentarios. Que tengas una semana muy linda. Abrazos. FABBY
ResponderEliminarMaria, this is the most stunning cup, and I would love to drink tea or chocolate from it! I have never seen a trembleuse before and love learning about it from you.
ResponderEliminarThank you so much for enriching our day with your gorgeous cup and information.
Hugs,
Terri
Belissimo exemplar!
ResponderEliminarHello Maria Andrade,
ResponderEliminarthis is really an impressive piece. I love to read those informations. Although Helena Wolfsohn copied the sign, she made wonderful paints, quite good enough for Meissen quality. Your trembleuse is a high quality cup and I love the soft blue with the painting. Thank you so much for showing such a treasure.
Best greetings, Johanna
Que maravilha!!
ResponderEliminarLindíssima Maria! Parabéns! E bastante antiga.
Alcobaça tinha formatos parecidos! E a Vista Alegre e Madalena tinha motivos idênticos também.. Que alias postei á uns tempos e foi ai que a Johanna me indicou o belíssimo pintor.
Tem mais cenas romanticas essa peça, visiveis nas fotos e bastante interessantes!
Óptima compra!
um abraço
Flávio Teixeira
What a treasure! You so rarely see them, and this one is so beautiful. I know you will treasure it. They are quite valuable. Thank you so much for sharing, and for your visit.
ResponderEliminarRuth
Hola Maria!
ResponderEliminarWhat a fabulously delightful, rare and exquisite trembleuse, teacup! (I have only one in my collection).
Happy Tuesday Tea Time In Blogland!
Please always feel most welcome to visit me. This week marks my 98th, 'Tuesday Tea For Two' and also the '69th, 'Teapot And Tea Things Tuesday'.
~ THANK YOU!.., YOU ARE ALWAYS MOST WELCOME TO PARTAKE!
Hugs, Wanda Lee
What a fabulous find.... The colors and detail are exquisite. Thank you for a most enlightening read.... You are welcome to visit " The grand Lady " for tea anytime... Hugs
ResponderEliminarOlá Maria Andrade. Parabéns, julgo que nunca vi antes uma peça tão fina,ricamente pintada, extremamente delicada, amorosa.E não sou muito amante de porcelana, gosto desta em particular pela raridade, beleza , requinte e exuberância.
ResponderEliminarNão conhecia a peça nem a funcionalidade. Porém, ultimamente comprei 3 tacinhas com tampa e o pires com poço de Macau, todas de decoração e tamanho diferente, julgava que seriam para molhos...
Fiquei a saber mais, o costume!
Beijos
Isabel
Cara Maria Andrade
ResponderEliminarA sua chávena "trembleuse" é realmente muito bonita e requintada! Também eu a namoraria...:)
Só há pouco tempo descobri este tipo de chávenas, numa visita que fiz ao Museu Ariana em Genebra, e fiquei fascinada e admirada com o engenho e arte de tais peças.Fotografei algumas,(poucas), mas nenhuma das que fotografei tem tampa.
Um abraço e mais uma vez parabéns.
Maria Paula
Hi Johanna,
ResponderEliminarThank you for your visit and your kind words.
I know that Helena Wolfsohn was a very prestigious artist and her studio produced first rate porcelain decorations.
It was not in her days that the AR imitation was used, but the studio was still bearing her name and this mark on 19th century porcelain is identified as a Helena Wolfsohn mark.
Although it isn't the original AR, the pieces bearing it are already collected and fetch high prices.
It's one of my porcelain treasures!
Hugs
Olá Flávio,
ResponderEliminarAinda bem que gostou desta peça.
Eu conheço loiça portuguesa com este tipo de cenas galantes, só não tenho presente esta decoração na Vista Alegre.
Do que eu conheço, a qualidade da decoração e do suporte é totalmente diferente e neste formato, tanto quanto eu sei, não temos nada, mas gostava que tivessemos...
Cumprimentos
Hi Ruth,
ResponderEliminarWelcome in my blog!
I'm glad you enjoyed seeing my little treasure.
For us, antiques lovers,finding these objects is a real joy!
Thanks for your visit.
Conhecia vários modelos de "trembleuse", mas o rendilhado deste que apresenta é muito delicado e elegante.
ResponderEliminarWatteau ou Boucher e a sua pintura delicodoce não fazem as minhas delícias (é mais adequada a este tipo de peças de uso diário), prefiro-lhes Hogarth, com a sua crítica social mordaz e verrinosa.
Muitos parabéns pela aquisição, creio que valeu a pena pois consigo a peça fica a recato e terá sido mais uma geração a que ela sobreviveu.
Obrigado pela explicação que, como hábito seu, foi rigorosa e completa.
Vou sendo errático nas minhas visitas, mas ando de um lado para o outro, como aliás metade de Portugal ... lá vou eu novamente!
Até breve
Manel
Ola Maria Andrade
ResponderEliminarNão sei se viu o meu post sobre o motivo semelhante a este, ao qual apelidei Casal Romantico, uma senhora disse-me que tinha em loiça da VA.
O formato so em loiça de Alcobaça haverá idetico, o motivo existe num leque bastante abrangente ..
Um abraço
Hello Zaa,
ResponderEliminarWelcome in my blog and thanks so much for your visit!
I've already had a look in your blog and so I know you're blogging from Japan!
We do live in a global village, even more so in blogland! Now I'm a bit curious about your nationality... ;)
It will be a pleasure to drop by for tea at "The Grand Lady".
Cheers
Olá Maria Isabel,
ResponderEliminarNão foi em vão que eu andei a namorar a peça tanto tempo... :)
Agora tenho o prazer de a admirar, cuidar, contar a sua história e ainda mostrá-la aos amigos ;) Aliás, são fundamentalmente estes os motivos que nos levam a comprar velharias e antiguidades e a Maria Isabel sabe bem que é assim.
Agora que falou nas suas tacinhas de Macau, com tampa e com poço no pires, lembrei-me que também tenho uma, mas nunca tinha associado às "trembleuses". Achava que tinha apenas um formato exótico, mas agora vejo que a função será a mesma. Sempre a aprendermos uns com os outros...
Afinal tenho duas "trembleuses" e não sabia! LOL Beijos
Olá Maria Paula,
ResponderEliminarAs visitas a museus também são dos meus programas favoritos quando ando a viajar, é sempre tão enriquecedor... Claro que prefiro sempre os de artes decorativas ou os mais generalistas que tenham uma coleção de cerâmica ;)
Não conheço esse museu de Genebra, só lá estive uma vez, ainda os meus filhos eram pequenos e foi uma viagem de carro e campismo mais para desfrutar da natureza, mas se lá voltar, já fico com a referência.
Gostaria muito de ver as peças que fotografou. Não seriam um bom tema para um post?
Um abraço
Hello Maria,
ResponderEliminarWhat a stunning trembleuse cup for chocolate or tea! Thank you for sharing the info on it; interesting. I love the romantic scene; such lovely details. I'm so happy you have shared this with Tea Time.
Blessings,
Sandi
Caro Manel,
ResponderEliminarÉ verdade que Agosto é um mês para nós de muita itinerância e como também é esse o seu caso neste momento, calculo que não me vá ler tão cedo,
de qualquer forma...
Também não sou muito apreciadora deste tema das cenas românticas na pintura e não foi isso que me atraiu mais na "trembleuse", mas toda ela respira qualidade e as cenas, correspondendo a uma moda revivalista que lhes dá razão de ser, estão bem enquadradas na restante decoração.
Obrigada pela sua visita, mesmo em trânsito, e até breve.
Boa tarde,Flávio
ResponderEliminarSim, vi as suas peças com pares românticos, mas como lhe disse, não conheço esse motivo na Vista Alegre. Conheço sim essas espigas douradas a emoldurar bustos de damas, como já mostrei num post...
Até breve
Hi: This is the most amazing tea cup I have ever seen. It is truly stunning. Wow! Thank you for the treat. Blessings, Martha
ResponderEliminarHello Martha,
ResponderEliminarI'm so glad to see you here, again!
And very happy that you, a great collector, liked my trembleuse cup.
Thanks for your nice words.
Hugs
Me encantan sus colores...realmente es un tesoro
ResponderEliminarUn Beso
Tengo problemas para enviar comentarios,espero que te llegue
Princesa Nadie
Cara Princesa Nadie,
ResponderEliminarTambém já me aconteceu esse problema e tem a ver com o funcionamento do Blogger.
Quando entras com o teu endereço de e-mail e a password, vê se tem um tick (v) num pequeno quadrado para manter sessão iniciada. Se clicares aí e tirares o tick já consegues entrar com o teu nome da conta Google.
Há tempos um amigo ajudou-me a resolver assim o problema.
Espero que funcione.
Abraços
Cara Maria andrade
ResponderEliminarNão admira que tenha conseguido 25 comentários com este post. A peça é requintada e apesar de rebuscada não deixa de ser um charme, pois está muito bem pintada e acabada.
Curiosamente quando a Vista Alegre tentava fazer coisas deste tipo caia sempre na possidoneira. Conseguia sempre melhores resultados com as produções singelas, pintadas com florinhas ou riscas.
Peças como esta, que mostrou não há como os alemães, os franceses ou os checos para as executar.
A sua explicação foi muito clara e bem fundamentada.
Abraços
Olá Luís,
ResponderEliminarPois é, o que é bom e bem feito agrada sempre, seja qual for o estilo, por mais rebuscado ou pesado que seja.
Eu aprecio muito a produção alemã porque há beleza e qualidade para todas as bolsas, ao contrário da francesa em que ou são peças muito boas e requintadas ou caem numa certa vulgaridade como acontece com alguma produção de Limoges que chega cá.
Claro que isto é uma opinião muito pouco fundamentada porque não conheço tão bem a produção francesa, mas enfim, são preferências...
Um abraço