sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

FELIZ ANO NOVO!


Esta menina de olhar sereno, com o seu belo cesto de flores, apesar do tempo chuvoso e cinzentão que a rodeia, vai ser a  mensageira dos meus votos de um feliz 2011 para todos os que visitam estas páginas. Desejo a todos, sobretudo muita saúde, física e mental, muita serenidade e paciência.
Sabemos que os tempos não são nada auspiciosos, mas resta-nos esperar que vão sempre brotando umas flores, no caminho algo agreste e pedregoso que nos espera - a uns mais do que a outros - ao longo deste novo ano, no nosso cantinho à beira mar.

Trata-se de uma pintura de Maria Fernanda Amado, que se dedicou, entre outras temáticas, a retratar meninas de faces redondas e cores rosadas, com este delicioso ar ingénuo, nos mais diversos ambientes, quer citadinos quer rurais.


8 comentários:

  1. Obrigado pelos votos do Feliz Ano Novo. Bem precisamos deles, pois tudo o que é cultura está cada vez mais ameçado pelo poder político e talvez nós, aqui nestes espaços informais que são os blogues, possamos continuar a escrever e a pensar sobre áreas pouco exploradas das artes decorativas portuguesas.

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Agora de regresso a Lisboa quero aproveitar para lhe agradecer os votos de Ano Novo, pois creio que seguramente iremos precisar de todas as ajudas!
    Até parece que a busca pelo conhecimento e o prazer que dá a sua difusão passou a ser algo raro, frágil e mágico! Oxalá as condições propiciem a sua continuação.
    Também para si, que aqui vai criando essa magia, lhe envio os votos de Bom Ano!
    Manel

    ResponderEliminar
  3. Caro Luís,
    Pelo menos neste nosso mundo virtual podemos falar só do q gostamos e abstrair-nos dos problemas do mundo real. As palavras amáveis dos amigos q aqui encontramos também são uma grande ajuda para enfrentar os escolhos do dia-a-dia, quando eles surgem.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  4. Caro Manel,
    A magia q se cria aqui resulta de todos os contributos q vão surgindo e o seu contributo também tem sido de bastante peso!!!
    Por exemplo, deu testemunho, penso q num comentário no blogue do Luís, duma sua experiência magnífica na Igreja Matriz de Mariana, um concerto de órgão, e essa informação foi-me muito útil porq fiquei logo de antenas no ar quando o meu filho viu um concerto desses anunciado em Ouro Preto. Assim, incluimos logo esse evento no programa e dele desfrutámos num Domingo de manhã.
    Foi uma experiência única, graças a si.

    ResponderEliminar
  5. Olá Maria Andrade
    Retribuo os votos de Bom Ano Novo para si, família e amigos.
    Estou ansiosa, ainda não é vovó?????
    Deve estar a chegar a cegonha, o nevoeiro atrasa, mas logo logo, chega ela com o bebé suspenso no bico ao baloiço na fralda.
    Todos querem ser o primeiro a tocar, ver, mexer...bom, muito bom, também tirar parecenças...somos todos iguais, as crianças exercem esse dom mayor de nos fazer sorrir.

    Gostei do quadro da Fernanda Amado. Gosto muito da sua pintura faz-me lembrar nos temas e cores o Malhoa. O traço inegavelmente diferente!

    Beijos
    Isabel

    ResponderEliminar
  6. Olá M. Isabel,
    Até que enfim apareceu por aqui!
    Já estava a ficar preocupada com a sua ausência de duas semanas ou mais... Sentia a sua falta e fui vezes sem conta ao seu blogue ver se aparecia algo de novo. Resolveu tirar umas férias nesta altura? Pelo menos férias de blogue tirou :)
    A cegonha ainda não chegou, mas já não deve faltar muito!!! Estou ansiosa por ver a cara do rapaz, Gabriel de sua graça...
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Encanta-me saber que teve a oportunidade de ouvir o orgão de Mariana, com uma sonoridade única que tão bem se enquadra com a música barroca, a minha favorita (sei que puxo a brasa à minha sardinha, mas que fazer?).
    Não foi por acaso que foi criado para o período barroco e num país que nos deu mestres como Bach ou Händel.
    E creio que deve ter tido a ocasião de passar pelas cidades do circuito do ouro, entre as quais não posso deixar de referir Tiradentes (a minha favorita), São João del Rei e Congonhas, pois Ouro Preto é por demais importante para deixar de passar por ela!
    Ainda me faltam mais alguns locais que guardei para outras visitas como foi o caso de Paraty ou as cidades mágicas da Baía ou Olinda .. e tantas outras, mas é necessário estabelecer prioridades.
    Se puder, não me escaparão, tanto mais que tenho a sorte de ter companhia à altura para estas visitas!
    Encanta-me saber que teve essa oportunidade!
    Manel

    ResponderEliminar
  8. Caro Manel,
    O meu circuito pelo Brasil foi fabuloso. Consegui visitar quase tudo o que tinha no meu imaginário para as zonas onde andei.
    Comecei pelo Sul, Florianópolis, onde vive o meu filho, junto à Lagoa da Conceição, um lugar paradisíaco e com pequenas aldeias de origem açoriana, com as suas casinhas adoráveis. Dali fomos de carro a Blumenau, cidade de colonização alemã onde se faz uma Oktoberfest no meio de edifícios tipicamente alemães, muito verde e muitas flores, parece q estamos na Alemanha. Na viagem para o Norte parámos em Curitiba, outra cidade muito europeia, limpa e organizada, com muitos espaços verdes e o magnífico museu Oscar Niemeyer. Eu andava por aqueles lugares do Sul com a sensação estranha de estar no centro da Europa mas com tudo escrito em português...
    Depois as cidades de Minas Gerais, sobretudo Ouro Preto e Mariana, foram outro deslumbramento. Aquelas ruas e aquelas casas fizeram-me lembrar muito Angra do Heroismo, onde vivi nos meus tempos de juventude. As igrejas e museus encheram-me as medidas... Para além destas, visitei Congonhas, mas só pelo Santuário do Senhor de Matosinhos com as estátuas do Aleijadinho e o complexo da Romaria, porq de resto a cidade parece o "farwest". Tive muita pena de não ir a Tiradentes, mas o tempo não dava para tudo. De Ouro Preto fizemos a viagem de carro até Paraty, outra pequena jóia do património de origem portuguesa, que adorei.
    Finalmente, toda a beleza da cidade maravilhosa...
    Para três semanas, foi um circuito magnífico, não acha? Há muito mais pra ver mas ficará para a próxima :)
    Um abraço

    ResponderEliminar