terça-feira, 12 de julho de 2011

As flores mais singelas da porcelana da Vista Alegre - the simplest flowers of Vista Alegre porcelain

Cá estou eu a participar novamente no Tea Cup Tuesday e no Tea Time Tuesday.


Este é mais um bule do modelo gomado da Fábrica de Porcelana da Vista Alegre que já mostrei noutro post, mas agora, tanto o bule como a chávena e pires, com uma decoração muito simples de raminhos com uma rosa, pintados à mão. Completa a decoração um filete azul no bordo das peças e no bico do bule. 

Têm duas das marcas usadas pela Vista Alegre no período 1881-1921. Penso que seria porcelana de uso corrente, duma gama um pouco acima dos modelos brancos sem decoração, mas sem os requintes de pintura e os toques de dourado que caraterizam exemplares mais ricos da mesma época.


Na mesma linha decorativa e também do mesmo período de fabrico da Vista Alegre, tenho mais duas chávenas e um pires. As chávenas ostentam a marca "cegonha", tal como as anteriores usada de 1881 a 1921.


O pires maior, sem chávena, é mais antigo do que as restantes peças, já que está marcado com o VA azul que se vê na fotografia acima.

Esta chávena muito delicada, em porcelana casca de ovo, tem um pires com a mesma marca e a mesma decoração, mas em porcelana mais grossa.



A flor pintada à mão que se vê agora, não sendo já uma rosa, mantém os mesmos tons e o mesmo tipo de folhagem da primeira decoração.


A esta segunda chávena juntei um pires, que não sendo Vista Alegre, nem sequer português, tem uma decoração de raminhos muito semelhante. Não será difícil encontrar um pires que case com a chávena, mas para já, enquanto não o tiver, não me parece que fique mal este no conjunto.

                                    

A marca a azul que tem no fundo, pouco perceptível mas já minha conhecida de outras peças que tenho, identifica-o como sendo fabrico alemão de Carl Tielsch - as iniciais CT sob uma águia de asas abertas - fabricante que operou na segunda metade do século XIX na Silésia, na cidade de Altwasser, à época alemã, mas depois integrada na Polónia com o nome de Stáry Zdrój.

22 comentários:

  1. Hello Maria Andrade,
    thank you for your visit and the nice comment. No, Wiski wasn't with me in the garden, he do not like the smell of peppermint.
    Your tea set is so beautiful. The shape of the tea pot ist outstanding and the decor ist just lovely. I learned a lot on your blog about Vista Alegra.
    Thank you for sharing all your informations.
    Best greetings, Johanna

    ResponderEliminar
  2. Ola Maria como está?

    Lindíssimo o seu bule! Mesmo muito interessante!

    As chávenas de diferentes formatos rematam lindamente!

    V.A. é sempre VA! Mt bom o conjunto que embora não sendo um serviço tem um óptimo impacto!

    Não conhecia o motivo semelhante á rosa..

    Flávio

    ResponderEliminar
  3. Oh so sweet and simple! I really like that set! I am new to all of this and have been thoroughly enjoying it. If you have time, I would love to have you come and visit...

    http://katsuijewelry.blogspot.com

    Fondly,
    Suz

    ResponderEliminar
  4. Caro Teixeira,
    Partilhamos este gosto pela porcelana Vista Alegre e como vê a produção foi de tal maneira vasta que vão sempre aparecendo decorações que desconhecíamos.
    Eu vou procurando divulgá-la junto de bloguistas estrangeiros, sobretudo a mais antiga, mas nesta altura está muita gente de férias e há pouco feedback.
    Não tenho tido muito tempo para comentar no seu blogue, mas tenho ido dar umas espreitadelas e vejo que está imparável, com posts bem interessantes...
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Ola Maria

    Como está?

    Tenho medo de não agradar o publico...
    Tenho tido média de 100visitas diárias, mas ng comenta.. Parece que não gostam =DD hahah

    De facto a VA do sec. XIX... é uma coisa... Digam o que disserem a qualidade é igual ou melhor á loiça europeia da mesma altura.

    Obrigado pelas visitas =)

    Flávio

    ResponderEliminar
  6. Hello Suz,
    Welcome in my blog!
    You'll see that blogland is full of attractions, specially the easy way you can make new friends that share the same interests and views.
    I'll certainly visit you as soon as possible.
    Thanks for commenting.

    ResponderEliminar
  7. Hi Yvonne,
    I'm glad you liked this simple pattern on old Portuguese porcelain.
    Welcome in my blog.

    ResponderEliminar
  8. Maria

    a travessa já tem nova foto.

    Flávio

    ResponderEliminar
  9. Caro Flávio,
    Muito obrigada por ter seguido a minha sugestão.
    Vou já ver a sua peça.

    ResponderEliminar
  10. Maria,

    um senhor disse.me que o carimbo da sua chávena (Aquela que ambos achamos se tratarem de peças raras)..

    Disse.me que o carimbo da sua chávena poderá pertencer a outra época.

    Ele diz ter sido utilizado até ao inicio do período Gilman.. O seu para alem da coroa diferente tem uma palavra diferente.

    Eu acho tratar-se do mesmo periodo... Mas pode ser que ele tenha razao..

    ResponderEliminar
  11. Hi Maria,
    Your featured china today is very pretty. Love the colours of the florals and the simple design! Thank you for sharing this with Tea Time and have a wonderful week.

    Blessings,
    Sandi

    ResponderEliminar
  12. Olá Flávio,
    É possível que esse senhor tenha razão.
    Como eu nunca vi uma marca igual a esta com a palavra GRANITO nas listagens ilustradas de marcas de Sacavém, guiei-me pela presença da coroa gravada...
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  13. É possivel.. A coroa tem tamanhos diferentes.. Mas que eles fazem do mesmo serviço, não há duvidas... Poderá ser da marca 1894-1904...
    (novo post) =D

    Flavio

    ResponderEliminar
  14. Cara Maria Andrade
    Mesmo passando a vida agarrada ao pc, entre grelhas,domínios, dimensões e evidências,são várias as vezes vou espreitando os blogues amigos,mas sempre tão aborrecida e desanimada que não tenho coragem de comentar.Este sistema esvazia-nos a alma, mas hoje, já mais liberta desta inutilidade toda,cá estou eu :)

    As peças são lindas,e mesmo sem os requintados filetes dourados, são muito elegantes. As pequenas flores são um encanto e, talvez pelos tons utilizados, fizeram-me lembrar a decoração da mobília alentejana, que até há bem pouco tempo serviu a minha filha.Não me desfiz dela, tenho-a guardada,quem sabe um dia, servirá uma outra menina :)
    Um abraço
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  15. Olá Maria Paula,
    Obrigada pelo seu comentário.
    Gosto muito de a “ver” por cá mas sei que nem sempre se pode demorar… e como compreendo aquilo que diz! Há trabalhos burocráticos tão estéreis e sem sentido que só servem para consumir tempo e sugar energias que tão úteis seriam em áreas mais proveitosas.
    Felizmente já estou livre dessas formas de consumição, mas chegam-me queixas e sei que as coisas não têm melhorado…
    Realmente estas flores simples e ingénuas também estão presentes no mobiliário alentejano e duas cadeirinhas dessas com assento de junco já fizeram as delícias dos meus filhos e ainda estão ao serviço sempre que há criançada cá por casa. Não tarda muito vai ser o meu neto a querer sentar-se nelas :)
    Também não gosto de me desfazer destas coisas tão carregadas de boas memórias familiares…
    Beijos

    ResponderEliminar
  16. Sou suspeito. Encanto-me com estes motivos florais da Vista Alegre, usados durante tantos anos por aquela fábrica. Como sabe tenho várias peças com muitas variantes desta decoração, fabricadas mais ou menos entre 1860-1920 e não me canso de admirar a sua simplicidade elegante.

    Abraços

    ResponderEliminar
  17. Olá Luís,
    Já sentia por cá muito a falta dos seus comentários... mas é claro que os períodos de férias são sempre um bálsamo para quem está no ativo, por mais estimulante que seja a sua profissão.
    Já sabia da sua predileção por estes motivos da Vista Alegre, que também acho encantadores. Tenho mais umas pecitas soltas, um pouco diferentes, mas basicamente com a mesma simplicidade e elegância discreta. Vou ver se arranjo oportunidade ou pretexto para as mostrar também um dia destes.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  18. Maria garimpei esses dias uma porcelana e não sei sua origem> Vc poderia dar uma olhada pra mim? Acesse - http://www.veramoraes.com.br/2012/01/garimpando-no-brecho-e-no-lixo.html - Aguardo seu contato. Obrigada! Vera Moraes - AQUI TEM DE TUDO - www.veramoraes.com.br

    ResponderEliminar
  19. Olá Vera,
    Já fui visitar o seu blogue e gostei muito daquele post.
    O açucareiro é uma graça e a marca é do mesmo fabricante alemão, Carl Tielsh, de que falo neste post. Pelos vistos já outra pessoa a tinha esclarecido.
    Apareça sempre, estarei aqui ao dispor para qualquer coisa deste género.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  20. Passei por aqui...por acaso... e deparei-me com uma chávena Vista Alegre,de café,com flores rosa,que adoro! tenho um serviço igual,de café,herdado da minha bisavó! Tem muito mais de 100 anos! É tão lindo! Maria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São realmente encantadoras estas decorações florais antigas da Vista Alegre, tão simples e bonitas! Ainda bem que tem a sorte de possuir um serviço destas peças, com o valor acrescido de ser herança familiar! Obrigada pela simpatia do comentário.

      Eliminar