sábado, 17 de março de 2012

"O Cubo", um bule famoso - "The Cube", a famous teapot

A luz quase primaveril a entrar pela janela
Embora este post tenha sido preparado no fim de semana, resolvi guardá-lo para participar no Tea Cup TuesdayTea Time Tuesday e Tuesday Cuppa Tea, por isso só hoje, segunda-feira, o publiquei.
É sobre o meu bule The Cube, um verdadeiro ícone do design moderno, geralmente associado ao período Arte Deco, cuja forma cúbica foi concebida pelo seu inventor inglês, Robert Crawford Johnson. É considerado o maior êxito de vendas jamais alcançado por um bule patenteado.




Este exemplar, encontrei-o há anos numa feira de velharias, cá em Portugal, e sem saber nada dele, só por aquela forma inesperada, adquiri-o sem hesitar.
Como tem o nome escrito numa espécie de rótulo na base, a par do nome do fabricante, George Clews & Co, Ltd, foi-me fácil fazer a pesquisa e perceber do que se tratava.


Tendo sido patenteado em 1917, durante a 1ª Guerra Mundial, talvez por isso só veio a ser fabricado a partir de 1920, tendo então suscitado o interesse de vários fabricantes, quer de faiança, quer de porcelana.

No rótulo pode ler-se: The Cube Brit. Pat.110951 George Clews & Co Ltd Tunstall England USA Patent 1380066 31.5.21 Made in England
A forma tem aspetos totalmente inovadores, como a incorporação do bico e da pega no corpo da peça, tornando-a muito mais resistente a quebras - bicos e pegas são geralmente os pontos fracos dos bules convencionais - e permitindo uma fácil arrumação em pouco espaço, sobretudo quando se tratava de os armazenar em quantidade. Assim, foi largamente usado por cadeias de hotéis e de restaurantes e nos vagões restaurante dos caminhos de ferro.

Serviço The Cube de George Clews para a Cunard Line, marcado "Souvenir", à venda na internet

Veio a mostrar-se ainda muito eficaz nas viagens transatlânticas, dada a sua estabilidade, que o tornava  pronto a enfrentar mares agitados. Está muito associado à companhia de navegação "Cunard Line" e este fabricante, George Clews, de Tunstall, Staffordshire, teve encomendas deste bule em faiança para os transatlânticos Queen Mary (1936), Mauretania (1939) e Queen Elizabeth (1946), segundo informação que recolhi em http://www.potteryhistories.com/ . 


A chávena e pires que juntei para o chá, de fabrico muito posterior, é da Sociedade de Porcelanas de Coimbra, empresa que nos anos 30 produziu serviços de chá e de café de forma cúbica, certamente inspirados neste formato tão inovador, ou em adaptações e interpretações dele que se fizeram mais tarde, podendo-se ver exemplares muito representativos dessa produção S. P. Coimbra no blogue Moderna uma outra nem tanto.


Este conjunto de chávena e pires, com um motivo floral de lírios no tom rosa do bule é muito adequado ao  início da Primavera, embora complementado por um cinzento suave, mais invernoso.  Deve datar dos anos 80 do século XX, com a marca S.P. Coimbra Portugal, incorporando o desenho da torre da Universidade de Coimbra, usada nas linhas para hotelaria.





21 comentários:

  1. Hi Maria. I love the cube teapots. They are so art deco and perfect for onboard a ship..although I have never seen one on a modern Cunard ship! I have one as well. Wonderful tea post and thanks for linking to Tuesday Cuppa Tea!
    Ruth

    ResponderEliminar
  2. An unusual teapot and accessories. Thanks for sharing the history of the cubes.

    ResponderEliminar
  3. Hello Maria,
    The Cube is an unusual design. I have never seen it before. Very interesting and I enjoyed the history of it as well. Thanks for sharing and joining me for tea. Enjoy the first week of Spring.

    Blessings,
    Sandi

    ResponderEliminar
  4. What a beautiful and unusual teapot! I really enjoyed seeing it. Happy Spring, Maria!
    Blessings and hugs, Beth

    ResponderEliminar
  5. Oh I love seeing unusual china like this! I know for sure one of my aunts had a set like this in chocolate brown. It must have been in the 60's. Thank you so much for sharing such an interesting post!
    Hugs,
    Terri

    ResponderEliminar
  6. SO unique...never seen a set like this! ENjoy your week and thanks for sharing~

    ResponderEliminar
  7. Oh my dear Maria, I'm so sorry I didn't visit everybody, but 2 weeks ago I had a difficult week which I also posted about it and now I'm so busy here at home with some new changes...but here I am and thanks for coming by sweet friend! I love that different tea pot, so unique and beautiful, along with a lovely teacup, as always you have the most lovely and wonderful things Maria.
    Hugs,
    FABBY

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Hi: Thanks for sharing this tea pot. No one has ever shared one like this before. It is so beautiful and different. Wow! Thanks so much for letting us take a peek. Blessings, Martha

    ResponderEliminar
  10. That is such an unusual teapot! Never seen one like that before.
    Liz @ Shortbread & Ginger

    ResponderEliminar
  11. Hi Maria,
    amazing tea pot. I like this outstanding design. Thank you for showing us so interesting china and for sharing your wonderful knowledge.
    Best greetings, Johanna

    ResponderEliminar
  12. Humm...humm (tosse seca).

    Embora não seja um apreciador de modernices, reconheço que o seu texto está muito bem feito e conta-nos a história de um objecto e de como ele foi concebido para se adaptar à vida moderna.

    É interessante observar que o Cubismo transcendeu a pintura. Em Praga vi uns quanto edifícios do início do século XX, do chamado movimento cubista checo, que por qualquer motivo me recordaram o seu bule. O cubismo usou-se também nas artes aplicadas como prova esta peça que apresentou.

    Beijos

    ResponderEliminar
  13. Olá Luís,
    Esta sua tosse seca faz-me sorrir...
    Também acho que a principal influência na conceção deste bule, nos anos 10 do séc. XX, foi o Cubismo com a sua geometrização das formas, que veio a ser tão popularizada pelos objetos Arte Deco. Estou convencida que dada a popularidade do "Cube" na hotelaria e nos transportes internacionais a partir dos anos 20, já em pleno período Arte Deco, foi ele que influenciou as formas cúbicas nos serviços de loiça, surgidas por toda a Europa nos anos 30. A verdade é que ele é muito associado à Arte Deco, até em referências que lhe são feitas pelo Museu Victoria & Albert.
    Quanto a esses edifícios cubistas em Praga, não me lembro de os ter visto, talvez porque não ia acompanhada de alguém sensibilizado para essas formas arquitetónicas...
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria , o cumprimento duma promessa que lhe fiz , creio que em Outubro ,levou-me também a descobrir este seu blogue que acho ,simplesmente delicioso .Desconhecia estes bules cubistas e fiquei sabendo várias coisas com o seu belo texto .
      Quanto à minha promessa , têm ela a ver com cogumelos . Venho pois dizer-lhe que a 31 deste mês e a 1 de Abril se realiza em Alcafozes , uma aldeia do concelho de Idanha-a-Nova , a Feira das Criadilhas , dos Tortulhos e dos Espargos Verdes .Se puder aparecer por lá sabe ...teremos muito gosto .
      Beijos
      Quina

      Eliminar
    2. Cara Quina,
      Muito obrigada pela simpatia e por se ter lembrado de mim a propósito dos cogumelos e dessa Feira das Criadilhas, dos Tortulhos e dos Espargos Verdes numa aldeia da sua região. Fiquei com imensa pena de se realizar nesses dias porque já estou ocupada e não posso ir. Adorava provar as Criadilhas, o nome que lá dão às túberas, pelo que percebi no seu blogue, e também nunca comi a Amanita Ponderosa que penso que são aí os Tortulhos. Quanto a espargos verdes também tenho aqui no meu terreno e já começaram a aparecer... ;)
      Espero que apareça por aqui mais vezes e quem sabe para o ano, se souber com antecedência, me possa ir deliciar com esses petiscos :)
      Beijos

      Eliminar
  14. Gostei de conhecer seu Blog,achei interessante
    as belas postagens,voltarei com mais tempo pra
    ver tudo que tem por aqui,abraços de boa tarde
    Bjuss Rita.

    http://cantinhovirtualdarita.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita,
      Seja bem vinda e volte sempre.
      Irei também visitar o seu blogue e demorar-me por lá algum tempo.
      Abraços

      Eliminar
  15. Espreite este link e imagine o seu bule numa dessas casas

    http://www.modernista.cz/english/ma_chochol.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo link, Luís.
      Acredito que o meu bule ficaria bem numa daquelas casas, mas sinceramente, gosto mais do bule do que de algumas delas(as mais angulosas).
      Pelo que li, não sei é se os cubistas checos gostariam de ter um bule destes nos seus ambientes... Parece que privilegiavam as formas piramidais, linhas a preto e branco... e não superfícies horiziontais e verticais como são as deste bule.
      Graças a si, já aprendi alguma coisa hoje :)
      Beijos

      Eliminar
    2. Cara Maria,
      parabéns pela escolha do objecto.
      Venho apenas dizer-lhe que o seu "Cube" faz parte da primeira série de fabrico, entre 1920 e 1925. A este muitos outros se seguiram, já que a última produção é de 1969.
      Sem me querer alongar, este bule foi desenhado sobretudo por razões funcionalistas e portanto nada tem a ver com o Cubismo.
      Saudações,
      CMP*

      Eliminar
    3. Cara CMP,
      Agradeço-lhe o contributo precioso que aqui deixou.
      Imaginava que o meu bule seria dos primeiros pela data que tem no rótulo, embora não soubesse ao certo ao que corresponderia.
      Para leigos na matéria, há tendência a associar o "Cube" com o Cubismo, pela forma geométrica e pelas épocas muito próximas, mas quando fui ver o link que o LuisY aqui deixou, lembrei-me também de um post seu e percebi que este objeto não tem nada a ver com os objetos cubistas checos.
      Muito obrigada e apareça sempre.
      Abraços

      Eliminar