segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

De novo o "onion pattern" para um chá de Natal - The "onion pattern" again for a Christmas tea




Para este chá de Natal, a que não podia faltar um Menino Jesus em palhinhas deitado, trouxe o clássico Zwiebelmuster ou blue onion, a que a Vista Alegre chamou Margão, mas  desta vez em versões de duas outras marcas de porcelana portuguesa: a Artibus e a SPAL.


Quis partilhar aqui porcelana marcada da Artibus porque já por várias vezes me têm questionado sobre este fabrico, cuja marca é por vezes confundida com a da Vista Alegre. Sendo ou não intencional, efetivamente no carimbo da Artibus há um prolongamento do A à esquerda que bem pode sugerir o V de VA e torna a marca algo semelhante à que foi usada pela Vista Alegre entre 1947 e 1968, ou seja, a marca nº32. 


A Fábrica de Loiça Artibus foi uma empresa de porcelana, com sede em Aveiro, que laborou apenas cerca de 40 anos, desde finais dos anos 40 até final dos anos 80 do século XX.
Não só a qualidade da porcelana, mas também os modelos e decorações da Artibus andaram sempre muito próximos da produção Vista Alegre, o que não é de estranhar, tratando-se de uma empresa fundada por antigos trabalhadores da centenária fábrica de Ílhavo.



Quanto à SPAL - a Sociedade de Porcelanas de Alcobaça - sendo uma empresa fundada em 1965, ainda hoje em plena  atividade e que tem apostado seriamente no design e inovação, não deixou de se inspirar em padrões tradicionais para a sua produção, como é esta versão do "motivo cebola" sobre porcelana relevada.


É sem dúvida uma decoração muito apreciada, das mais difundidas e historicamente mais relevantes no percurso da porcelana europeia, como já procurei mostrar no primeiro poste que dediquei ao Zwiebelmuster e que é curiosamente um dos mais visitados de sempre aqui no blogue.



Para participar neste  chá de Natal com as anfitriãs de
 fiz acompanhar as minhas chávenas de porcelana de uma delicado Menino Jesus, que já mostrei nas primeiras fotos e que foi a primeira oferta natalícia que recebi este ano...  de uma amiga, claro.


É com esta amorosa figurinha, primorosamente instalada num berço de casca exótica, entre palhinhas e organza, que venho desde já desejar a todos uma tranquila época de Natal.






35 comentários:

  1. Muito interessantes.
    Votos, também, de tranquilidade e Boas-Festas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, caro APS, pela visita e pelos votos!

      Eliminar
  2. Hello Maria,
    What pretty teacups you have shared today with interesting history about them. The tiny porcelain baby Jesus is a precious gift from your friend. Thank you for coming to tea this week and I wish you and your loved ones a lovely holiday celebrating our dear Saviour's birth.

    Christmas blessings,
    Sandi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi Sandi,
      These teacups don't have a long history but it's interesting how the old onion pattern is still being used and very much appreciated!
      The little baby Jesus is a lovely symbol of the season and this year it has a special meaning in my family... a new grandchild is expected soon : )
      Thanks for hosting. Hugs

      Eliminar
  3. Cara Maria Andrade também aprecio Artibus. O modelo da chávena que mostra da SPAL é um modelo da altura do meu casamento, já lá vão mais de 37 anos, tenho os 3 serviços.
    Obrigada pelos votos de Boas Festas que retribuo com carinho.
    Bom ano 2014
    Bjos
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria Isabel,
      Fico muito satisfeita por ter apreciado estas porcelanas. A Artibus fabricou peças muito bonitas, também muitas figuras e até em biscuit, como a Vista Alegre.
      E sem saber trouxe aqui o modelo SPAL dos serviços do seu casamento. Já fez 37 anos de casada? Também eu, este ano... duas resistentes!!!
      Obrigada pela visita e um ótimo Ano Novo.
      Beijos

      Eliminar
  4. Maria Andrade
    São lindas as suas chávenas, em tons de azul que tão bem conjugam com as cores de Natal.
    Votos de Boas Festas e um bom 2014, com a netinha a chegar.
    Um beijo
    if

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá If,
      Também achei que estas chávenas não destoariam numa decoração natalícia, mas é o lindo Menino Jesus que dá o toque mais adequado. E este ano, realmente, tem um significado especial, com a aproximação de um novo nascimento na família...
      Festas Felizes e um Bom Ano também para si.
      Beijos

      Eliminar
  5. Dear Maria A.
    the blue Onion pattern is here very common, too. Its a beautiful pattern. How interesting that also the Portuguese Manufacturer made them. Love the deffernet shapes and patterns. And the little Baby Jesus is really a treasure, too. I wish you a blessed time during Christmas and the Holidays.
    Best greetings, Johanna (+ Wiskicat)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi Johanna,
      It's only natural that the blue onion pattern should be so popular in Germany. After all it was the first German porcelain factory at Meissen that adapted it from Chinese porcelain patterns...
      I'm glad you also liked the little figurine of the baby Jesus.
      Have a great Christmas time, you and lovely Wiskicat.
      Hugs

      Eliminar
  6. Beautiful cups and saucers! The blue onion pattern has three lovely but different shapes. Thanks for sharing the information on the manufacturers! Have a Merry Christmas!

    Pam

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi Pam,
      I'm glad you liked my Portuguese china in this international blue and white pattern.
      Thanks for your visit and good wishes. I also wish you all the best for Christmas and the New Year.

      Eliminar
  7. Estes azuis e brancos nunca deixam ninguém mal, como o simples vestido preto da Ivone Silva.
    Peças muito bonitas, como são as inspiradas pelo zwiebelmuster, intemporais, dada a qualidade do padrão.
    Um Natal muito descansado e este ano tornado mais especial pela vinda da vossa neta!
    Um bom Natal para vós na companhia das pessoas que vos são queridas.
    Eu ainda ando às voltas com os afazeres deste final de ano, que, parece, não me dão tréguas!
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão, Manel, há coisas que ficam sempre bem nas mais variadas circunstâncias, como a porcelana azul e branca ou o vestido preto da saudosa Ivone Silva. : )
      Este padrão é realmente um clássico, sempre muito apreciado, sendo rara a fábrica de porcelana que não tenha a sua própria versão dele.
      A nossa menina tanto pode chegar antes como depois do Natal, mas já andamos todos ansiosos por notícias...
      Oxalá o trabalho abrande depressa e lhe permita algum descanso para recuperar energias para o novo ano.
      Tudo de bom para esta época, junto daqueles que mais deseja.
      Um abraço

      Eliminar
  8. Venho retribuir os votos de um Natal em paz,dar-lhe os parabéns pela maravilha de um novo nascimento na família ,uma menina.Que o novo ano continue a dar-lhe ânimo para nos deliciar com os seus posts.Não posso deixar de falar no lindíssimo Jesus em biscuit ,que para mim e os da minha geração foi sempre a essência principal do Natal .cumprimentos,Graciete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, cara Graciete, pela sua simpática visita. A menina que aí vem, antes ou depois do Natal, vai ser uma benção muito especial para a família! O delicado menino Jesus, tão lindo e tão frágil traz também essa simbologia associada.
      Um abraço de Boas Festas.

      Eliminar
  9. Olá Maria,

    Mais um post que me deixou maravilhada!
    Gosto especialmente das loiças com decorações em azul. Ficam bem em qualquer situação, ou seja, um clássico. Possuo uma pequenina peça margão da VA. Também tenho algumas Artibus,e quando leccionei nas Caldas da Rainha fiz variadas incursões à loja da Spal, aonde à época adquiri inúmeras loiças para a minha cozinha.
    O seu Menino Jesus é uma delícia! A sua amiga teve muito bom gosto!
    Fiquei muito contente em saber que vai ser avó. Faço figas para que a menina traga os genes da avó no que concerne ao refinamento de gostos e demais qualidades que se adivinham, ainda que a conheça apenas e só através destas nossas conversas escritas.
    Desejo-lhe um Santo Natal, com muita Paz e Amor em família.

    Beijinho

    Alexandra Roldão

    ResponderEliminar
  10. Maria,
    Peço desculpas, mas sem querer,confundi a Spal com a Secla. Enfim...
    A loja que eu visitava nas Caldas da Rainha era a Secla...e não a Spal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alexandra,
      Mais uma vez verifico que partilhamos muitos gostos, daí apreciarmos o mesmo tipo de loiças... e não só... A oferta da minha amiga é realmente um pequeno mimo, com o valor acrescido de ter sido composta pelas suas próprias mãos!
      Muito obrigada pela simpatia das sua palavras, mas ainda temos que esperar muito para ver se a minha pequena Catarina vai puxar a esta avó... : )
      Um grande abraço e tudo de bom para o Natal e Ano Novo.

      Eliminar
  11. Oh sweet baby Jesus! And what pretty cups too! I wish you a lovely holiday season. Many blessings on your entire family.
    Hugs,
    Terri

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks, Terri. Consider this sweet baby Jesus as my messenger to bring you and your family a Merry Christmas and all the best for the coming year.
      Hugs

      Eliminar
  12. Running late this week. I am a little under the weather. Love your blue tea cups. Always a please to visit here. Blessings, Martha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. I do understand you, dear Martha, our mood isn't always the best to keep up with so many solicitations...
      Thanks for your visit. Enjoy Christmas time with your family!
      Hugs

      Eliminar
  13. Querida María
    Tus tazas son preciosas
    Feliz Navidad
    Un Beso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Princesa,
      Fico muito contente com a tua visita, obrigada.
      Desejo-te também um Feliz Natal e sobretudo que o 2014 te traga muita saúde e alegria.
      Beijos

      Eliminar
  14. Tenho que abrir este comentário com um abraço muito especial pois vai ser avó novamente! Uma menina :) Quando a minha filha nasceu a minha mãe disse-me " Usa e abusa agora de rendinhas e laçarotes porque qualquer dia ela já não os quer" .) Portanto, Maria Andrade, enquanto ela deixar, mostre-lhe as suas coisas lindas, porque o gosto e a admiração por algo, é transmissível, é cultural. A minha filha ainda hoje, ( não, não usa laçarotes) :), adora ir ver as sua fotografias em que aparece com o grande laçarote Estou convencida que se algum dia tiver filhas, os irá usar, bem como às golas bordadas e às rendinhas :)
    Gostei muito de ver estas versões do “onion pattern” e desconhecia por completo que a Artibus e a Spal, também tinham usado esta decoração. A chávena da Artibus, com os dourados é mais requintada mas a da SPAL, tem um ar mais clássico e romântico, o que me agrada bastante. O seu Menino Jesus é lindo e o arranjo que a Maria Andrade lhe fez é um encanto. Adoro a caminha que Lhe fez. Referiu a casca de um fruto exótico, mas não consigo identificar qual. Seja ele qual for resultou muito bem.
    Resta-me agora desejar-lhe um Feliz Natal, a si e a todos os seus e um novo ano cheio de alegrias e prosperidades.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Maria Paula, pelo seu caloroso comentário.
      Como vê, os meus filhotes vão contribuindo para que este país não fique só para velhos, embora esta menina, pelo menos nos próximos tempos, vá ser criada bem longe de mim. Confio nas visitas frequentes para poder exercer com todo o desvelo meu papel de avó, como já faço com o Gabriel... :)
      Ainda bem que lhe trouxe novidades no âmbito das nossas marcas de porcelana mais recentes. Efetivamente o que é mais conhecido é o Margão da Vista Alegre, mas estes exemplares também não lhe ficam atrás!
      Quanto ao Menino Jesus, é verdade que o conjunto resultou magnífico. Já vinha composto pelas mãos da minha amiga com o berço, que é uma casca aberta mas não sei de que fruto, as palhinhas e um laço de organza. Estão sempre a aparecer ideias criativas, cheias de beleza, para nos surpreender.
      Renovo os votos de Boas Festas e que o Ano Novo lhe traga muitas venturas, se possível, os dois filhos mais perto...
      Beijos

      Eliminar
  15. Maria Andrade

    Só agora arranjei tempo para dar aqui um salto.

    Gostei do seu post, que como de costume abordou a história das marcas de forma clara e didáctica.

    Um feliz Natal para si e os seus.

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís,
      Também eu tenho andado muito arredada do computador nos últimos dias, por motivos de saude do meu pai que perturbaram a tranquilidade da festa de Natal em família.
      Ele continua no hospital, mas já passou a fase crítica, assim o esperamos.
      Beijos e obrigada

      Eliminar
  16. Olá Maria, há muito tempo que me apercebi que você e o chá "andam de braço dado", ao contrário de mim que "não há a mínima hipótese de sermos amigos"! Por outras palavras, não gosto! A única vez que tentei apreciar uma chávena de chá foi em casa de um casal amigo já falecido. E isso porque era uma chávena centenária de Sacavém, a minha marca de eleição. No final ofereceram-me essa chávena. Um bom 2014 repleto de excelentes infusões dos chás mais aromáticos, deliciosamente degustados nas belas porcelanas que têm aparecido neste blogue. Tudo de bom, Hector Castro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, caro Hector Castro, gosto de chá e das coisas ligadas ao chá e também gosto muito de porcelanas. Por isso, juntando os vários gostos...
      Conheço o seu gosto pela faiança de Sacavém e já percebi que tem uma boa coleção, a avaliar por algumas "coisinhas" que têm aparecido no MAFLS. : )
      Agradeço-lhe muito a simpatia e os seus votos, sobretudo numa altura em que não tenho podido dar muita assistência ao blogue...
      Tudo de bom também para si neste novo ano acabadinho de nascer. E boas compras!

      Eliminar
  17. Boa tarde Sr.Luis eu sou a Herminia e adoro a dedicação que o Sr. tem por
    peças tão lindas desde as porcelanas a tudo o resto que mostra no seu blog.
    Ainda lhe hei de pintar uma chávena bonita.Xi coraçao.Herminia.

    ResponderEliminar
  18. lindo o da artibus. a minha Mãe tem o serviço de jantar e há algo especial naquela decoração...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tinha visto o seu comentário, peço desculpa. Parabéns pelo serviço!

      Eliminar