É este o meu tema para participar esta semana nos eventos Tea Cup Tuesday e Tea Time Tuesday.
Como sou apreciadora de porcelana e faiança azul e branca, o motivo "Margão" da Fábrica de Porcelana Vista Alegre foi sempre um dos meus preferidos e assim fui reunindo um pequeno conjunto de peças que gosto de ver agrupadas. Apercebi-me a certa altura que este era um motivo muito vulgar na porcelana europeia, sobretudo na alemã e assim adquiri mais umas peças em porcelana alemã e checa com a mesma decoração, que ficou conhecida em alemão por "Zwiebelmuster" e em inglês por "blue onion", ou seja, o "motivo cebola".
Foi esta a primeira peça que comprei no chamado "Margão" da Vista Alegre. É um prato de bolo com o verso em biscuit e uma marca, a de baixo, que começou a ser usada em 1980, sendo a outra já posterior. Não sei quando é que a Vista Alegre introduziu este motivo na sua porcelana, mas as peças que tenho têm todas marcas usadas a partir dessa data.
O frasco de chá e a chávena e pires são também da Vista Alegre, ambas posteriores a 1980, mas a peça de faqueiro com cabo de porcelana, sem marca, é certamente de fabrico alemão e já centenária.
Este modelo de recipiente, geralmente usado como cachepot, fazia parte dos ricos serviços de porcelana dos séculos XVIII e XIX, que reuniam centenas de peças, e penso que teria a função de frappé. Este é também da Vista Alegre e tem marca igual à do frasco de chá, a que se vê em cima, do lado esquerdo.
O prato de sobremesa é alemão, como se vê pela marca da prestigiada Hutschenreuther, mas foi comprado em Portugal, numa casa de artigos usados.
Esta é uma peça muito curiosa com o mesmo motivo, que trouxe como recordação de uma visita que fiz à afamada estância termal de Karlovy Vary na República Checa, Karlsbad em alemão, já que pertenceu ao Império Austro-Húngaro e também fez parte da Alemanha nazi. É uma caneca para beber água termal em que a asa serve também de bico por onde se sorve a água, lentamente, enquanto se passeia, pois ela brota a uma temperatura muito elevada. Na marca vê-se o nome de uma cidade checa, Dalovice, na região de Karlovy Vary.
Os talheres com cabo em porcelana foram um requinte introduzido no século XVIII nos hábitos dos europeus mais ricos. Estes creio que são alemães, mas foram comprados em Lisboa, na "Feira da Ladra". Todos têm este motivo, mas há também a variante em cor-de-rosa de que tenho apenas duas facas.
Ao contrário de outros fabricantes europeus, a começar por Meissen no século XVIII, a Vista Alegre assumiu a origem oriental deste desenho ao atribuir-lhe o nome da segunda maior cidade do que foi o estado português de Goa, na Índia - a cidade de Margão.
A origem do desenho é, no entanto, ainda mais oriental já que ele terá chegado a Portugal e à restante Europa na decoração das porcelanas chinesas, recuando à época Ming. Na Alemanha este motivo foi adaptado e popularizado por Meissen e depois copiado por outros fabricantes, tendo ficado conhecido com o nome de Zwiebelmuster, já no século XIX. No final deste século, qualquer família burguesa alemã que se prezasse teria que ter um serviço de porcelana neste padrão. Zwiebel ou cebola foi o vegetal que os artesãos alemães associaram à forma dos frutos exóticos representados em pratos chineses: romãs, pêssegos, limões e outros, pouco conhecidos por aquelas paragens.
Curiosamente, quando andava a fotografar as peças para este post, lembrei-me deste prato de porcelana chinesa azul e branca, que penso ter o motivo ou um dos motivos que terá inspirado o Margão ou Zwiebelmuster. É claro que na mão dos europeus ele ganhou outros contornos, um certo refinamento e ligeira assimetria no motivo central, talvez inspirada nos desenhos japoneses que entretanto também já tinham chegado à Europa.
No verso há elementos decorativos cujo significado desconheço, assim como desconheço a época em que o prato foi produzido, mas comprei-o como um exemplar do século XVIII.
With all this talking, I doubt Google Translator can provide a good version in English, the language used by most foreign visitors of this blog. Once again I'll have to apologize for the bad translation, but I do hope the general meaning will be understood.
Gracias por mas informacion sobre mi hermosa vajilla del patron de la Cebolla! Mi esposo me la regalo por nuestro aniversario, el pasado 25 de Feb, 36 años de matrimonio...una vajilla de la cebolla, detras de los platos dice: THUN, Chzech Republic. Es una inspiracion Japonesa, los primeros en hacerla fueron los Alemanes con su muy famosa y prestigiosa Meissen. Susan, de Between Naps On The Porch, recien puso un post sobre su amiga Coenelia que tiene una mesa llena con esta vajilla de Meissen. Visita su post, te encantara ver! Gracias por toda tu informacion sobre la Cebolla. Abrazos, FABBY
ResponderEliminarOlá Fabby,
ResponderEliminarMuito obrigada pelo teu comentário e pela informação sobre o post da Susan em "Between Naps On The Porch". Vou visitá-la logo que possa.
Já fui ver o teu serviço cebola de fabrico checo no post do teu 36º aniversário de casamento e achei-o magnífico.
Que belo presente de aniversário! Faz uma mesa lindíssima!
Este padrão cebola é realmente apreciado em todo o mundo e fica sempre bem em qualquer ambiente.
Abraços também para ti.
Curioso
ResponderEliminarA Minha irmã tem uns 4 ou 5 talheres com cabo de porcelana, decorada a azul e branco, que sempre me interroguei sobre qual seria a sua origem. Quando lá voltar vou espreitar a marca, pois cheira-me que serão talvez alemães, restos de algum serviço dividido e voltado a dividir por heranças.
Mais uma vez gostei da clareza da sua explicação
Abraços
Even though the translator does a poor job, it is good enough for me to get the idea of what you are saying. So I am thankful for that.
ResponderEliminarI think your blue onion pattern china are all just beautiful! They look so amazing all together. Thank you for showing the backstamps too, it really helps me to learn more about the companies that produced them.
Hugs,
Terri
Good morning Maria,
ResponderEliminarOh, I do love this blue and white china! You have some very nice pieces and they look wonderful all grouped together. The cutlery is lovely too and I am drawn to the pink handle, of course! The translator did a decent job of translating, by the way. Thank you for sharing this with Tea Time and enjoy your day.
Blessings,
Sandi
Olá Luís,
ResponderEliminarEstes talheres com cabo de porcelana não costumam estar marcados, nem na porcelana nem na parte metálica por isso é difícil ter certezas quanto à origem. Sei apenas que Meissen os fabricou em abundância a partir do século XVIII e como também usaram muito este "motivo cebola", poderão ser desse fabrico, mas tantas fábricas imitaram Meissen...
Também há cabos destes de fabrico inglês, de Chelsea, por exemplo, mas os desenhos são diferentes, têm geralmente relevos, flores e policromia.
De qualquer forma não deixe de espreitar os da sua irmã, que está de parabéns porque não são peças que apareçam muito por cá e além disso são muito bonitas e cheias de um charme antigo...
Abraços
Olá Maria Andrade
ResponderEliminarGostei de saber, que vários fabricantes europeus de porcelana utilizaram o motivo "Margão",dando-lhe um nome diferente. Não conhecia este facto.
Com este motivo, tenho apenas duas peças, que creio designarem-se, (não sei se só pela Vista Alegre) Fruteiros Orientais.
Apesar de saber que não há relação, associo esta decoração, aos bordados de Viana do Castelo. Talvez, pelo azul, cor muito utilizada neste tipo de bordado regional e também, pelo preenchimento das folhas do motivo central, que me fazem lembrar o "crivo".
Parabéns pela sua colecção de azuis e brancos.
Um abraço
Maria Paula
Hello Maria Andrade,
ResponderEliminarthat was a very interesting post about Portogese porcelain. I didn't knew before, that Vista Alegre made the Onion pattern, too. I knew Meissen and of course Hutschenreuther and also, that some companies in Czech made that pattern, too.
You asked me in your comment about your china. I tried to find something about that Ilona-mark but didn't find anything. The second mark JK is surely from the same company as my footed bowl: Josef Kuba. I guess, your china is older than mine. Kuba was before WWII in Czech and moved then to Germany. Thank you for sharing your wonderful china.
Best greetings, Johanna
Olá Maria Paula,
ResponderEliminarNunca tinha associado a decoração Margão aos bordados de Viana, mas agora que falou nisso, também acho que há semelhanças. Ambos são desenhos antigos, mas a semelhança deve ser apenas coincidência , com os tons de azul e os arabescos a influenciarem-nos...
Ainda bem que gostou deste meu conjunto de porcelanas a azul e branco.
Beijos
Olá Maria Andrade
ResponderEliminarExtraordinária coleção de peças em tons azul e branco. O último prato porcelana chinesa ficou-me no "goto", gosto muito desta loiça e sobretudo do tardoz decorado. Deve ser mesmo do século XVIII.
Gostei de ver os talheres com cabo em porcelana que não conhecia.
Tenho algumas peças Margão da VA que me foram oferecidas por amigos.Curiosamente não é o motivo da VA que mais aprecio,talvez pela forte tonalidade azul, tenho outras peças, Magnólia e...
De qualquer dos modos, é invejável o conjunto pelas escolhas no requinte das peças adquiridas.
Bom fim de semana
Beijos
Isabel
Olá Maria Isabel,
ResponderEliminarA Vista Alegre tem padrões muito bonitos e há vários que são da minha predileção, uns por uns motivos, outros por outros.
O Margão tem a vantagem de se adaptar a vários ambientes, tanto fica bem em espaços mais simples e despojados, como em decorações mais requintadas. E as peças de servir podem-se usar à vontade que não há perigo de se danificarem já que não têm dourados.
Nos azuis e brancos também adoro o "Cantão" e ainda há pouco tempo, para meu desgosto, parti um prato de um par que tinha. Dos padrões mais elaborados há um outro de que gosto muito e tenho várias peças que é o "Folha de Chá" ou "Dinastia", conhece? É cópia de porcelana chinesa e tem tons muito bonitos.
Ainda ontem estive na fábrica e no museu porque foi lá a festa anual, termina amanhã, e há sempre muitas peças boas à venda com desconto. Aproveitei para fazer mais uma visita ao museu, que não me canso de rever, e até conversei com a Diretora e com um outro responsável sobre marcas, peças não marcadas, publicações, etc.
Mas já chega de conversa!
Beijos
Dear Maria Andrade,
ResponderEliminarI am so sorry to hear about the disappearing of your beloved Cenoura. I know how it is to miss a cat. It is like missing a child. But hopefully he will come back to you. We missed a cat over 6 weeks and in the end it returned save. So hopefully Cenoura is just on tour.
Best greetings, Johanna
Dearest Maria Andrade,
ResponderEliminarI adore blue and white and this pattern is simply exquisite! Why you even have a tea caddy and serving knives in your collection.
Thanks for joining us for tea this week,I always so very much enjoy having you partake!
Hugs, Wanda Lee
Hola Maria querida: I just acquired some Hutschenreuther blue and white pattern to match my set of china, so I'd love to have some Vista Alegre someday too! How are you sweet friend, so nice to hear from you. Whatever happened to your little cat, did she come back home, hope so. Have a nice evening. Lots of hugs, FABBY
ResponderEliminarWhat a beautiful blog. Your china and the layouts are wonderful...I love blue and I love your dishes.I have joined your followers list and invite you to join my followers list; as well,I hope you will grab a blog button. Hugs, Gayle
ResponderEliminarhttp://atastefultouch.blogspot.com
Love your blue and white collection. Beautiful!
ResponderEliminarLovely! Blue Onion is always a favorite. I have a plate from Karlovy Vary. I like that it has been made by so many companies in so many coordinating varieties of pieces. The translator is sometimes fun...but that is OK. At least it helps! Thanks for linking at Tuesday Cuppa Tea.
ResponderEliminarCheers!
R
Wonderful, informative post. I love blue and white. I find it calming. Happy Tea Day!
ResponderEliminarOh how lovely, I am quite partial to blue and white.
ResponderEliminarEste post me escapou antes. Só deixo esta mensagem para dizer que aqui no Brasil chamamos o padrão de "cebolinha azul".
ResponderEliminarbjos
Fábio, eu já conhecia esse vosso termo, que acho delicioso, assim como o termo "borrão" ou "borrãozinho" para o "flow blue" que nós traduzimos por "azul escorrido" e penso que até já comentei isso num post seu (ou de outra pessoa?) mas não me lembro quando.
EliminarBeijos
Esqueci de comentar da outra vez que, quando estive na Vista Alegre, para realizar minha pela para o Projecto Artistas Contemporâneos, minha primeira ideia era exatamente com um sopeira (terrina) deste jogo com formas orientais, e decoração Margão.
Eliminarb'jinhos!
A decoração Margão é um clássico sempre belo e conjuga muito bem tanto com antigo como com moderno, daí talvez essa sua primeira inspiração.
EliminarBjos
Eu tambem sou um apreciador deste tipo de trabalhos e este azulão pra mim é expetacular eu comprei há dias uma série de pratos travessas e saladeira em azulão duma marca que desconheço um modelo India que gostaria de lhe mostrar caso queira dar-me uma opinião sobre a procedencia e a marca uma vez que não se distingue bem.
ResponderEliminarBoa tarde, C.D.!
EliminarSe pretende mostrar-me esse conjunto de peças no que diz ser azulão, pode enviar fotos para o e-mail de apoio ao blogue que está no meu perfil.