quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Um ano de atividade bloguista - One year of blogger activity

Por incrível que pareça, já faz hoje um ano que me iniciei nestas andanças, uma data sem dúvida a assinalar!
Resolvi ilustrar este post comemorativo com imagens das 5 mensagens mais visualizadas de sempre.

Apontamentos Arte Nova na Curia - I  ( 285 visualizações)

Nunca imaginei vir a dedicar-me desta maneira a uma atividade centrada no computador e no mundo virtual, hesitei muito antes de começar, mas a verdade é que estou muito satisfeita, feliz mesmo, com esta maneira de preencher grande parte do meu tempo disponível.
Foi para mim uma surpresa poder retirar tanto prazer da escrita. Nos anos de juventude era quase uma leitora compulsiva, mas fui abrandando o ritmo ao longo da vida profissional e familiar... A escrita é que nunca me seduziu, era apenas o estritamente necessário por dever de ofício, achava que não tinha jeito nem paciência...
Agora, o jeito pode não ser muito, mas paciência há de sobra, mais do que isso, há muito prazer envolvido nesta escrita sobre  temas que tanto me apaixonam. O tempo é que por vezes é escasso...
Dou por mim quase a seguir o lema de um amigo, professor e investigador da Universidade de Aveiro que várias vezes mo repetiu e eu achava difícil de concretizar: nulla dies sine linea (nenhum dia sem uma linha). É claro que a vida profissional também me obrigava a escrever diariamente, mas não era certamente este tipo de escrita...

Prato de porcelana de Paris ( 248 visualizações)
 Aqui fiz  vários amigos e amigas, alguns até já conheci pessoalmente e ao encontrá-los foi como estar com alguém já conhecido de longa data.
Lembro-me das hesitações iniciais, dos receios pela exposição... e nessa altura a M. Isabel do Lérias e Velharias incentivou-me muito a começar. Senti o apoio não só dela mas também do LuísY do Velharias, já que desde o início me acolheram com os seus comentários favoráveis e muito assíduos e por isso lhes estou sinceramente agradecida.
Logo a seguir apareceu a Marília do Armazém de Paixões e depois o Manel, uma presença imprescindível para todos nós, que eu, de início, como o via a comentar noutros blogues mas nunca no meu, pensava não me querer acolher na pequena comunidade que se tinha formado :) Afinal não conseguia comentar como anónimo por azelhice minha...
Penso que o mesmo acontecia com a Maria Paula do blogue As coisas de que eu gosto que só mais tarde começou a deixar comentários.


Prato antigo com decoração barroca ( 231 visualizações)
Depois foi o Fábio Carvalho do Porcelana Brasil a aparecer de vez em quando e mais assiduamente quando comecei a participar no Tea Cup Tuesday...  por o ter visto participar.  Achei que seria  interessante o contacto com uma comunidade de gente tão distante, mas com quem eu partilhava o gosto pelo chá,  pelas porcelanas... Foi também uma inovação que assinalou os seis meses em que comecei a frequentar mais a blogosfera.
Mais recentemente tenho contado com as visitas e comentários frequentes do jovem Flávio, do Trapos Cacos e Velharias, cheio de entusiasmo pelo mundo das velharias e pelo colecionismo a ele associado.
Para além dos meus 42 seguidores "oficiais", há muitas pessoas que me visitam e até me contactam pelo e-mail que disponibilizei aqui, mas privilegio sempre os contactos através do blogue porque nem sequer tenho tempo para manter uma correspondência assídua on-line.


Azulejos do séc. XVIII (210 visualizações)
Entretanto, fiz conhecimentos muito interessantes que me permitiram visitar duas maravilhosas coleções de faiança portuguesa e de arte sacra e daí surgiram amizades que muito prezo. Já mostrei várias peças de uma dessas coleções e sei que continuarei a contar com a disponibilização de fotografias de peças  excecionais.
Segundo as estatísticas do blogger, o número total de visualizações até hoje,  foi de 35.300, mas obviamente haverá  pessoas que vêm cá quase diariamente e outras terão vindo só uma vez, por acaso. A partir de Janeiro de 2011 a média mensal de visitas foi superior a 2.000 e nos últimos meses aproxima-se das 4.000.
Outro dado interessante fornecido pelas estatísticas é o número total de visualizações por país e essa parte tem-me  deveras surpreendido.
É claro que em primeiro lugar e a grande distância de todos os outros está Portugal(27.281) e logo a seguir vem o Brasil (5.976), o que também não é de estranhar. Depois seguem-se com mais de 100 visualizações os Estados Unidos(605), Espanha (272), Alemanha (143), Reino Unido(105) e Canadá (101). Mas há visitas de quase todos os países da Europa e de todo o mundo, situação a que não é certamente alheia a minha participação quase semanal no Tea Cup Tuesday...

Chávenas de chá de porcelana inglesa do séc. XIX (181 visualizações)
 Não sei se estes números interessarão a outras pessoas,  para além de mim e dos amigos e familiares que têm acompanhado mais de perto este processo, mas eu gosto muito de saber quem me visita e ficam aqui os dados para contar a história deste blogue.
Agradeço aos meus 42 seguidores habituais, alguns amigos e familiares, por se terem disposto a acompanhar com regularidade as minhas histórias  mais ou menos longas, mais ou menos (des)interessantes.
Espero continuar a contar com a vossa presença do lado de lá...

25 comentários:

  1. Parabéns pelo aniversário!
    Adorei o post rememorando este ano de blogueira.
    abraços e muitos anos mais de blog!
    Fábio

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria
    Parabéns pelo aniversário do seu blog que tão interessante se tem mostrado e que merece um lugar de destaque para os apreciadores de arte.
    Mais uma vez um grande abraço de parabéns.
    if

    ResponderEliminar
  3. Quero agradecer-lhe por todo este ano, e, espero, por muitos outros que lhe sigam, pois, pode-se não gostar do tema do post, mas tem-se a certeza que será isento, rigoroso, ordenado, claro e bem escrito ... um prazer!
    Existe paixão naquilo que se lê, e isso faz a diferença, e dá o mote para quem a segue.
    Exprime opiniões válidas, abre pistas, coloca dúvidas pertinentes e isso é perfeito para o mundo da arte, onde não há muito lugar a opiniões feitas nem a dados adquiridos com certezas, pois o que é válido hoje, novas evidências e estudos mais recentes podem desmenti-lo amanhã.
    Um bem haja por tudo quanto aprendi consigo (poucas coisas valorizo mais que a aprendizagem, sobretudo nestes campos que aqui trata, porquanto me parecem cada vez mais caídos em desgraça, mesmo obsoletos; basta observar as perguntas que surgem nestes consursos de saber generalizado tão em voga, onde as questões de arte caem sempre na tolice ou na ignorância).
    Já me alonguei, mas creio que a Maria Andrade já se vai habituando :(
    Um bem haja e espero muito que continue
    Manel

    ResponderEliminar
  4. Ola Maria Andrade!!

    igualei hoje o seu nr de seguidores =D estamos como que primos =D
    O "F" do brasil ganha-nos claro =D (um abraço Fábio)

    parabéns pelo aninho
    parabéns pelo seu blog
    e parabéns pela simpatia a que nos habitua!!!

    Confesso que adoro o seu blog, e a VA que aqui posta é sem duvida o que mais aprecio como sabe. De seguida vêm os azulejos, lindos!!

    Ahahah

    Venham mais anos e mais peças!!
    Um bjinho e tudo de bom!

    Flávio

    ResponderEliminar
  5. Olá Fábio,
    Foi bem difícil elaborar esta mensagem, há quase uma semana fora de casa... mas com o computador sempre por perto!
    Tinha que ser hoje e ela aqui está a assinalar um ano de que o Fábio também faz parte.
    Muito obrigada pela sua presença aí desse lado.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Cara If,
    Muito obrigada pelas suas palavras amáveis e por, discretamente, também fazer parte desta história.
    Espero continuar a contar com os seus preciosos conhecimentos.
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Cara Maria Andrade,

    Conheci há pouco o seu blog e logo o achei muito interessante.
    Tornei-me seu seguidor e um apreciador do seu trabalho.
    Neste momento não quero deixar de a felicitar e desejar que prossiga o excelente trabalho desenvolvido com grande paixão.

    Cimprimentos
    Jmalvar

    ResponderEliminar
  8. Olá Manel,
    Fico sensibilizada pela forma como se refere a mim e ao meu blogue, é muita generosidade sua!
    Se aprendeu alguma coisa comigo, retribuiu em dobro ou em triplo e eu também continuo a gostar muito de aprender, por isso pode-se alongar à vontade nos comentários que eu tenho sempre muito prazer em ler o que escreve, aqui e nos blogues amigos.
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Parabéns pelo ano de aniversário do seu blog.

    Partilho as opiniões do Manel. Aqui encontramos sempre textos honestos, fundamentados e redigidos de uma forma clara.

    Pessoalmente foi um prazer acompanhar o seu blog e creio que nos temos desafiado uns aos outros, a descobrir um pouco mais, a investigar nem que seja uma página por dia e a escrever, nem que sejam quatro parágrafos duas vezes por semana por semana.

    Pessoalmente, o blog tem sido uma experiência que me permitiu sair de um estado de letargia profissional e até de encontrar um emprego novo e a Maria Andrade, o Manel, a Maria Isabel, o Fábio e Marília partilharam comigo esse percurso, bem como muitos outros seguidores mais pontuais ou mais silenciosos.

    Estou com este arrazoado todo, porque dia 31 o meu blog faz dois anos e também já vou fazendo o balanço.

    Como consegue obter estatísticas de consulta de imagens? Eu só consigo saber os posts mais consultados, o nº de visitantes, as proveniências e os sites de onde chegam.

    Abraços e continue

    ResponderEliminar
  10. Olá!!
    Seu blog foi-me apresentado por um amigo Flávio Teixeira.
    Sou uma apreciadora de antiguidades, tenho uma humilde coleção de xicaras,que amo...mas não sou conhecedora de marcas, estilos e datas.
    Sou apenas alguém que ama tudo o que é antigo, e estou adorando o seu blog, já caminhei pelas postagens anteriores e me encanto,me deleito e até me enterneço em cada postagem.
    Com certeza estarei sempre por aqui, para continuar apreciando toda esta beleza que voce coloca aqui.
    Um grande abraço
    Tina (SONHAR E REALIZAR)

    ResponderEliminar
  11. Ola Maria Andrade, Parabens por este seu trabalho com um aninho de idade. Tem sido um prazer conviver com o seu blog e aprender (muito) com as suas palavras.

    Quando venho aqui é como que tomar um copo de saber, é como que saciar uma sede de conhecimento que por muitas vezes me deixa ansiosa por querer aprender mais e mais...
    É tambem alimentar a alma, com uma paixão partilhada por este "mundo" que nos é particularmente querido e tentador.
    Em suma, fazer parte da rotina deste blog tem sido alimentar e acalentar o espirito e sem alimento não ha vida...portanto minha querida Maria Andrade continue por muito tempo a patilhar esta "energia" connosco e não nos deixe à mingua... :-)

    Um beijinho

    Marília Marques

    ResponderEliminar
  12. Olá Flávio,
    Eu bem dizia há tempos que o Flávio estava imparável... em nº de posts, mas agora também em nº de seguidores.
    A continuar assim, um dia destes ultrapassa o nosso amigo Fábio!!!
    Muito obrigada pelas palavras simpáticas e pela boa disposição que aqui vai trazendo.
    Beijos

    ResponderEliminar
  13. Parabéns e muitos anos de vida para este blog!!
    A sua escrita é impecável e fluída e tenho de dizer: tem muito jeito :-)
    Beijos.

    ResponderEliminar
  14. Caro J. Malvar Azevedo,
    Muito obrigada pela sua presença aqui.
    Já o sabia seguidor do meu blogue e também sei, através do seu blogue e do nosso amigo Luís, que tem estado envolvido num projeto muito interessante de recuperação do Solar de Vilartão.
    Tenho lá ido espreitar de vez em quando e gosto muito de ver as fotografias que tem mostrado de antigas casas rurais transmontanas e outras...
    Um abraço e apareça sempre.

    ResponderEliminar
  15. Amigo Luís,
    Não imagina como o seu blogue tem sido uma inspiração para mim ao longo de todo este tempo.
    Mais do que isso, é uma presença amiga e uma fonte constante de conhecimentos que já faz parte da minha vida diária.
    Quando está algum tempo ausente e deixa de postar uma semana ou duas, sinto-me quase com síndrome de privação... LOL
    Falando sério de novo, aprecio muito a seriedade e o rigor que resultam das pesquisas que desenvolve e que nos permitem aprender muito sobre temas de arte bem diversos, muitos fora da "mainstream" da blogosfera...
    Quanto às estatísticas do blogger, também não tenho números sobre a visualização de imagens, apenas aqui ilustrei os posts ou mensagens mais vistos com uma imagem de cada.
    Cá fico à espera do seu post comemorativo...
    Muito obrigada por tudo e também pelas amáveis palavras que aqui deixou.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  16. Olá Tina,
    Já a conhecia dos blogues da Maria Isabel e do Flávio e até já fui visitar o seu blogue, mas o tempo não é elástico e não dá para visitas mais frequentes...
    Há alturas em que bem queria que cada dia tivesse 48 horas... pelo menos de vez em quando, para não cansar muito :)
    Tenho apreciado a sua maneira tão doce de escrever e mais uma vez isso se prova com as palavras tão calorosas que aqui deixou.
    Muito obrigada e volte sempre!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  17. Querida Marília,
    Esta é realmente uma paixão partilhada, entre nós as duas e muitas outras pessoas... e só assim se compreende que eu esteja a receber aqui tantas palavras bonitas de apreço pelo trabalho que tenho desenvolvido no blogue.
    Não é nada de mais, mas como as pessoas que aqui vêm são já apaixonadas pelos temas, aderem com muita facilidade e atribuem-me um mérito que é sobretudo das peças que vou mostrando.
    Continuo à espera e não me canso de insistir que recomece também a partilhar connosco as coisas lindas que lhe passam pelas mãos, para prazer de todos nós.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  18. Cara Sandra Pena,
    Muito obrigada por também aqui ter vindo ontem deixar um comentário cheio de simpatia.
    Como sabe, admiro muito o trabalho das pessoas que se dedicam à conservação e restauro, uma forma de preservar o nosso património, mesmo ao nível de pequenos objetos.
    Desejo-lhe o maior sucesso profissional e sei que estará aí sempre disponível para ajudar os amantes de velharias e antiguidades a recuperar os seus pequenos ou grandes tesouros.
    Beijos

    ResponderEliminar
  19. Cara Maria de Andrade,

    não poderia deixar de passar esta data sem lhe dar os meus parabéns pelo primeiro aniversário do seu blogue que aprecio bastante e que faz enriquecer o meu conhecimento no mundo das artes e coleccionismo.

    faço votos que nos continue a maravilhar não só com bonitas peças bem identificáveis no tempo e/ou produção, mas também com aquelas que tem vindo a mostrar e que por norma costumam levar a opiniões interessantes por serem complicadas de identificar.

    Mercador Veneziano

    ResponderEliminar
  20. Caro Mercador,
    Agradeço muito a sua presença aqui e sei que poderei sempre contar consigo para dar achegas importantes para a identificação de peças.
    É muito estimulante poder trocar impressões com outros entusiastas da faiança portuguesa e o facto de se rodear de livros da especialidade é uma vantagem que lhe permite opinar com fundamento.
    Brevemente trarei aqui uma peça que talvez mereça o seu comentário.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  21. Cara Maria Andrade
    Muitos parabéns pelo primeiro aniversário do seu blog, e pela reconhecida qualidade e rigor dos seus textos, com os quais tenho feito uma aprendizagem constante.
    Um abraço e mais uma vez parabéns.
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  22. Olá Maria Paula,
    Imagino que tenha andado muito atarefada com o início do ano letivo e o acolhimento de novas crianças...
    Já cá sentia a sua falta!
    Muito obrigada pelas palavras de apreço, fruto da generosidade e do interesse de quem também gosta destas coisas...
    Beijos

    ResponderEliminar
  23. Felicidades ,te deseo lo mejor para que continues un año más sorprendiéndonos con tus interesantes y bonitas entradas
    Un Abrazo

    ResponderEliminar
  24. Olá Princesa Nadie,
    Muito obrigada pela tua presença aqui e pelas tuas bonitas palavras.
    Tens um blogue maravilhoso onde te rodeias de beleza e poesia e também desejo muito que continues, apesar das recentes desventuras.
    Beijos

    ResponderEliminar