terça-feira, 15 de maio de 2012

Um formato simples em chávenas VA- A simple shape in VA cups


Hoje resolvi selecionar para o chá de terça-feira - com Tea Cup Tuesday e Tea Time Tuesday - um conjunto de chávenas da Vista Alegre, não por afinidades decorativas ou por época de fabrico, mas simplesmente pelo seu formato.
É o formato mais simples e tradicional em chávenas de chá, herdeiro direto das primitivas tacinhas para o chá em porcelana chinesa ou japonesa, a que se acrescentou uma asa, igualmente sem artifícios.
A Vista Alegre fabricou-as desde meados do século XIX e só este conjunto apresenta marcas ou carimbos usados pela fábrica desde 1881 até 1968.





Este par data da mesma época, 1881-1921, já que as peças estão marcadas com um dos carimbos "cegonha", usados nesse período, segundo o livrinho da Ilda Arez Vista Alegre porcelanas portuguesas. 
A chávena e pires da esquerda já aqui tinha aparecido a propósito de decorações V.A. com florzinhas. Quanto à da direita, apresenta um motivo oriental que a Vista Alegre usou ao longo de décadas, pelo menos até 1980.


 
Este par é mais recente mas não do mesmo período de fabrico. O exemplar da direita, com uma mimosa decoração a grinaldas de rosas entrelaçadas, tem carimbo de 1922-1947; o da esquerda,  um modelo clássico da Vista Alegre, o "Cozinha velha", muito popular até hoje embora já não apareça neste formato, tem marca de 1947-1968.

Agora é só pôr a mesa e fazer o chá...

13 comentários:

  1. Simple is sometimes best- love your teacups!!! Drop by for tea, if you get a chance!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello, what a funny name!
      I'm glad you dropped by, for the first time, I guess.
      Welcome in my blog!
      I'll be there for tea, thanks for the invitation.
      Greetings

      Eliminar
  2. Wonderful teacups, Maria! I like the simplicity of them. You always share such interesting history with your tea things, thank you! Have a lovely day.

    Blessings,
    Sandi

    ResponderEliminar
  3. I love the simple shapes. The cups feel so good in the hand. Enjoyed the history lesson, too! Happy Tea Day!

    ResponderEliminar
  4. How wonderful to have tea-cups from so long ago. They are little treasures. Hugs, Deb

    ResponderEliminar
  5. Hi Maria, I love your tea cups, especially the second pair. The twisty garland is really pretty, as is the blue. Thanks for stopping by and leaving a sweet comment. I hope you are having a great week, Maria!
    xo Beth

    ResponderEliminar
  6. Hi Maria... What a delightful set of teacups you have displayed today ... I love all the older sets and marvel at the varying degree of porcelain that make up the teacups from all around the world... I do find many of the vintage oriental cups very beautiful and delicate ...Thank You for string you treasure... and visiting me at the "Grand Lady ".... xoxoxox

    ResponderEliminar
  7. É o que a VA tem de interessante, mantém as formas durante décadas alterando-lhes só a decoração. Genial!
    É a regra LIM (less is more)!
    Realmente é uma economia de mão de obra enquanto incentiva a criação de novos motivos a aplicar.
    O formato de um dos serviço de jantar da VA que por aqui anda por casa (dos inícios do período de 1922-47), ainda que não a uso diário, que tenho medo de o escaqueirar, repetiu-se durante mais de 3 períodos de marcas diferentes (que eu saiba). É muito simples, um branco de rebordo dentado e decorado com simples filete de ouro velho, mas tem uma elegância de formas que faz dele especial e um prazer colocar sobre toalhas coloridas (tenho uma em damasco azul antigo onde ele vai a matar!).
    Em contrapartida, "morre despudoradamente" quando o coloco sobre rendas, ainda que opulentas, como é o caso das de bilros, que adoro, ou Alençon, que uso raramente, pelo trabalho que dão a tratar (aqui não há mulher a dias!).
    A qualidade tem esta caraterística fantástica, sobrevive ao tempo e será hoje tão boa, senão melhor ainda, relativamente ao período em que foi criada!
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel, eu até tenho pena que a Vista Alegre tenha abandonado este formato na maior parte dos serviços de chá, optando por aquelas chávenas direitas, tão largas em baixo como em cima, que agora não acho nada graciosas. Infelizmente é desse formato o serviço de chá completo que tenho da Vista Alegre, ao contrário do da minha mãe, branco e com filete dourado, 1950, em porcelana muito fina e com o formato destas chávenas que aqui mostrei.
      Os brancos com dourados são sempre simples e bonitos e depois, como diz, é questão de jogar com a cor das toalhas, ou então, nos serviços de jantar, usar toalha branca com uns marcadores noutra cor...
      Eu nem sempre tenho tempo para pensar nesses pormenores quando fotografo as peças aqui para o blogue, e no caso destas chávenas, a coisa podia ter resultado melhor...
      Um abraço

      Eliminar
  8. Oh how wonderful! The teacups are amazing, specially the delicate Oriental ones, I so love this kind. Lovely to have such stunning teacups from so long ago, you have the best I have ever seen, dear Maria! Thank you for your wonderful wishes for my Sil! Thank you for your kind and generous visit.
    Hugs,
    FABBY

    ResponderEliminar
  9. De facto este conservadorismo da Vista Alegre fez parte do seu encanto. Este também é o meu formato preferido de chávenas de chá. Julgo que talvez por o associarmos à infância, a chá quente no Inverno e a bolos.

    Tb me irritam essa chávenas iguais em cima e em baixo, mas devem ser mais fáceis de fabricar. Pior que isso só as chávenas de café tipo alguidar. Os meus pais que estiveram em Timor, habituaram-se naquela iha a beber bom café, forte e em chávenas pequenas.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís, o que vale é que a produção da Vista Alegre, tão vasta e diversificada, vai ao encontro de todos os gostos!
      Mas tenho pena que com algumas decorações tão bonitas que fabricam, usem aquele formato de chávena de chá tão sem graça. São como as tradicionais "coffee cans" inglesas, só que em tamanho de chávena de café até não fica mal; e o nome "can" (lata) está bem associado...
      Um abraço

      Eliminar
  10. Hello Maria,
    Thank you so much for your good wishes and for welcoming me back!
    Your four tea cup sets are wonderful! And some so old! I do not have any as old as yours, that I know of. I do have a few coffee can styles that have no makings at all.
    I am partial to the tea cup with the Japanese lady on it. I do love cups with scenes on them.
    Hugs,
    Terri

    ResponderEliminar