segunda-feira, 14 de outubro de 2013

O laço cor de rosa num chá de Outono - The pink ribbon in a Fall tea




O mês de Outubro foi dedicado  à sensibilização para o cancro da mama, no sentido da prevenção deste flagelo que atinge cada vez mais pessoas a nível mundial, maioritariamente mulheres. Felizmente também são cada vez mais as que conseguem sobreviver à doença, sendo a deteção precoce obviamente um fator decisivo na sua luta.


Tal como aconteceu no ano passado, a Sandi de Tea Time Tuesday propôs que este fosse o tema para o chá de meados de Outubro e eu não podia deixar de me associar a ele.


Não deixando de me ligar também a Tea Cup Tuesday da Terri e da Martha e a Tuesday Cuppa Tea da Ruth, fui buscar flores tecidos e peças de loiça em que a cor rosa está presente e em particular uma que até inclui um laço nesta cor.



Trata-se de um sapato em porcelana de Meissen, com dois simpáticos querubins (ou serão putti), menino e menina, como se vê pelas cores das pequenas asas, em atitude de dar e receber carinho. E esta cena passa-se junto ao laço cor de rosa que enfeita o sapato. Dificilmente encontraria um objeto mais apropriado para acompanhar esta mensagem.


Este tipo de peça, aparentemente sem qualquer utilidade, mas que pode servir de porta-lápis, pousa-chaves, porta-garfos para aperitivos,... foi fabricado há 100-120 anos pela Fábrica de Porcelana de Meissen, na Alemanha. Apareceu  em variadas cores, a avaliar pelos exemplares que encontrei na internet, mas sempre com o mesmo formato de sapato e as duas figurinhas em amorosa postura.


Está marcado com as celebérrimas espadas cruzadas, de que já aqui falei, num azul muito ténue, por baixo da almofada que me faz lembrar a do sapatinho da Cinderela...


A chávena que escolhi para hoje, em  rosa e branco com raminhos pontuados a dourado, já aqui foi mostrada num outro poste. É em porcelana da Vista Alegre, com uma das marcas usadas no período de 1881 a 1921. 
Só tenho esta chávena neste modelo, mas conheço o serviço completo de casa de uma prima minha e acho-o lindíssimo, a merecer vir aqui numa outra ocasião...


Dedico este chá do laço cor de rosa, o laço dos afetos, muito particularmente à minha jovem amiga Ana e à nossa companheira de blogosfera Princesa Nadie, ambas em processo de tratamento e cura desta doença que tanto nos aflige... e para a qual temos que estar sempre bem alerta!

26 comentários:

  1. Your pink tea is charming with the pretty pink teacup and Meissen porcelain shoe. The pink ribbon is recognizable world wide and looks nice on the lacy napkin.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks for visiting, Judith. I'm glad you liked my porcelain shoe with the pink bow which reminded me of the pink ribbon.
      Enjoy your week!

      Eliminar
  2. Hello, I saw your post over at Sandi's Teatime Tuesday. I cannot believe it, but we have almost the same porcelain shoe! Mine has a place to hang a pocket watch or ladies watch though. Yours is very pretty.
    In translating the text I noticed it was Portuguese. My ancestors came over to Jacksonville, IL. from Madeira Island back in 1849. How cool!
    Have a great week,
    Gina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi Gina,
      I loved your comment, specially for letting me know about your Portuguese ancestry. And Madeira Island is such a beautiful spot! I've read about that emigration wave that left Madeira to America around the middle of the 19th century. I'm glad your family thrived in the new country.
      As to the shoe, I'm very curious about that version to hang a pocket watch, I've never seen one.
      I wish you a great week as well.

      Eliminar
  3. les petits souliers en porcelaine sont adorable
    que cette page soit un réconfort pour toutes celles qui sont dans la peine
    et la douleur
    tendresse
    edith (iris) France

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Edith,
      Oxalá que , não só esta página, mas todas as iniciativas do laço cor de rosa sirvam de conforto a quem está a sofrer e ajudem de alguma maneira na prevenção da doença.
      Um abraço

      Eliminar
  4. Good morning Maria,
    The Meissen shoe is precious with the two little cherubs. Your teacup is lovely too as are the flowers. The pink ribbon stands out perfectly on your lacy napkin. Thank you for joining me this week for my Pink Tea and I hope you have a delightful day, my friend.

    Blessings,
    Sandi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi Sandi,
      Thanks for hosting Pink Tea and for giving so many of us the opportunity to join in and spread breast cancer awareness.
      I'm glad you liked the china and other things I used for this special tea.
      Hugs and enjoy your week.

      Eliminar
  5. Enjoyed your pink tea so much! Love your beautiful teacup and dainty shoes and cherubs.
    Hugs..Nancy

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi Nancy,
      Thanks for your visit and nice words.Have a wonderful week!
      Hugs

      Eliminar
  6. Your pink tea is lovely and I love your pretty Meissen porcelain shoe.
    ~Clara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. I'm glad you liked it, Clara. Thanks.
      Enjoy your week.

      Eliminar
  7. Realmente o seu post não poderia ser mais feminino. Tudo é laços, florinhas, azuis delicados e muito, muito cor-de-rosa. Parece que a qualquer momento poderiam aparecer a Rainha Isabel II e Rainha-mãe com os seus chapéus floridos, vestidos em rosa e azul celeste e sentarem-se à mesa para tomar chá.

    O Sapatinho de Meissen foi muito copiado por outras fábricas de porcelana e faiança. Tenho visto muitas dessas cópias em feiras de velharias, mas sem a qualidade da sua peça. Julgo que algumas serão até portuguesas. Enfim, o célebre sapato de Dorothy, da Joana de Vasconcelos, mais não é do que uma reinterpretação disparatada e em grande escala destes biblelots, que encantavam as geração das nossas avós e bisavós.

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão, Luís, este post ficou propositadamente cor-de-rosíssimo, muito lady-like :)
      Quanto ao sapato, deve ter sido um bibelot muito em moda no mundo romântico feminino, mais para o centro da Europa, porque há variados modelos e tamanhos, em geral mais pequenos do que este e muitos deles de fabrico alemão.
      Por acaso este lembra-me o sapato da Cinderela, mas nunca o tinha associado aos sapatos da Joana Vasconcelos - acho que também chamou a um deles Cinderela e a outro Marylin, o que me parece um nome mais adequado. Acho-lhe alguma piada, não pela escala mas antes pelo inusitado material de que são feitos, resultando dali um certo glamour kitsch (é claro, os tachos e testos condicionam a escala...)
      Obrigada por se ter vindo aqui meter no meio de tanto cor de rosa :)
      Beijos

      Eliminar
  8. Achei piada ao comentário do Luís ... esperando ver aparecer a Isabel II a todo o momento.
    Mas só a menção do sapato da famigerada Vasconcelos põe-me fora de mim.
    Nunca se pode visitar um palácio descansado! Quando menos se espera lá está um dos pindéricos sapatos da "Joaninha-que-nem-sequer-voa" à nossa espera, estragando para todo o sempre o cenário que tão cuidadosamente preparado foi no seu tempo.
    Estou a imaginar a Maria Pia a dar voltas no túmulo com um sapato monstruoso daqueles na "sua" sala do trono!
    Vá lá que em Versalhes tiveram o bom senso de não o deixar entrar nem sequer na Galeria dos Espelhos ... relegaram-no para o jardim, que é o sítio menos mau para ele (há lá algum sítio bom para aquilo?)!
    Deixando este tom menos simpático (porque também a peça da Vasconcelos o merece) quero agradecer-lhe o trazer este assunto tão preocupante para as mulheres e que tanto sofrimento provoca a quem padece da doença, a qual me parece muito expandida!
    Um bem haja por este gesto que teve
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel, começo por lhe agradecer, tal como ao Luís, não ter receado esta overdose de cor de rosa :)
      O Luís tem sempre umas imagens muito engraçadas mas muito a propósito e neste caso as duas rainhas Elizabeths, mãe e filha, sempre primaram no vestuário por este tipo de cores.
      Quanto à Joana Vasconcelos, acho que é um estilo kitsch assumido com algumas peças engraçadas e outras horríveis, mas em geral não tenho uma visão assim tão critica da obra dela.
      Mas a sua imagem da Maria Pia a dar voltas no túmulo por causa do sapato,,, também me fez rir com vontade!
      O tema do poste é forte e negro, mas acabou por ser um tanto aliviado pelo tipo de peças e pelas cores alegres... É preciso ´e não ter medo de enfrentar a doença e trabalhar para a cura.
      Um abraço

      Eliminar
  9. Dear Maria..You have created such a lovely dedication to "Breast Awareness". Your pink choices are simply fabulous ... I just adore your Meissen cherubs and shoe ... The pink ribbon is so elegantly displayed amid your beautiful china...Thank You for sharing...Hugs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi Zaa, you're most welcome here after such a long absence! Thanks for all the warmth and nice words about my pink tea post. I'm glad you enjoyed it!
      Have a great week!
      Hugs

      Eliminar
  10. Your teacup is really beautiful, and I love the setting. Glorious!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks, Beth. We love sharing beautiful things, don't we?
      Hugs

      Eliminar
  11. Maria, your post is so beautiful. The teacup and the porcelain figures are very special. Your thoughts for your friends about breast cancer are very much appreciated, being someone (my daughter) who is a survivor but has been affected by this terrible disease.. Many thanks, Judy

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dear Judy,this is a cause we all ought to support since we all have friends or loved ones that are affected by it.
      I'm glad you came to visit and enjoyed the things I shared.
      I do wish you and your daughter all the best!!! Hugs

      Eliminar
  12. Querida María
    Muchísimas Gracias
    Tu dedicatoria me ha emocionado y te la agradezco sinceramente
    Tu taza preciosa...
    Un Beso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens de que agradecer, querida Princesa.
      É natural que, ao abordar estes problemas, tenhamos especialmente no nosso espírito aquelas pessoas de quem gostamos e cujos casos minimamente conhecemos.
      Continua com muita força! Beijos

      Eliminar
  13. Hello Marie, Thank you for your sweet post! I love all your pinks, and mostly love your very loving thoughts for Ana and Princess. My healing thoughts and prayers are with them too.
    Hugs,
    Terri

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks, Terri. I wish you a wonderful week and look forward to your next Tea Cup Tuesday.
      Hugs

      Eliminar