segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Porcelana Minton para um chá de aniversário - Minton porcelain for blog anniversary tea


Após meses de ausência em que deixei o blogue quase em auto-gestão - e surpreendentemente não se saiu mal, com um número razoável de visitas diárias - ao aproximar-se mais um aniversário do meu início nestas lides, achei que um espaço que teve uma atividade intensa e bem gratificante durante mais de três anos, merecia ter o seu 4º aniversário assinalado.
Não me canso de lembrar que foi o blogue que me trouxe conhecimentos e amizades que muito estimo, pessoas com quem tenho partilhado e aprendido muito e cujas visitas e comentários me estimularam a pesquisar e a querer saber sempre mais nesta área das velharias. 
A preparação de um chá de terça-feira, aliás sugerido pelo LuísY, em parceria com a Martha de Tea Cup Tuesday - não esquecendo a querida Terri a quem envio daqui um forte abraço - com a Sandi de Tea Time Tuesday, e com a Ruth de Tuesday Cuppa Tea , pareceu-me uma forma adequada de marcar devidamente este dia.


A Sandi propôs para esta semana, muito apropriadamente, um chá de Outono, mas para além da falta de luz que se nota nas minhas fotografias graças a este dia cinzento a anunciar a estação, não consegui pensar em nada apropriado. Sorry, Sandi.


Nunca tinha escrito aqui sobre a porcelana inglesa Minton, pela simples razão de que tenho tratado a porcelana e a faiança inglesas sobretudo nos chás da terça-feira e não tinha, ou julgava não ter, qualquer chávena dessa produção. Devidamente identificados tinha apenas pratos e pires, o que não chegava para o chá.


Há pouco mais de um ano encontrei este gracioso conjunto à venda no chão da feira de velharias das Fontainhas, no Porto, e por menos de 5 € trouxe estas irresistíveis peças para casa.
Não sabendo do que se tratava, encontrei um número de padrão a azul que logo me fez suspeitar serem inglesas.


Mas os requintados pormenores com decoração a ouro, sobretudo as pegas do açucareiro, embora muito maltratado e com uma tentativa de restauro que correu mal, e a pega torcida da chávena, levaram-me a listar como possibilidades de fabrico vários nomes, desde Sèvres a Coalport e Minton.





Finalmente, um destes dias, ao pensar nestas peças para um tea time, descobri que aquela pega torcida da chávena, com uma junção em forma de folhas ao corpo da peça, é tipicamente Minton. Um pormenor que fez a diferença para a identificação... até prova em contrário. Claro, foram as imagens da internet que me iluminaram o caminho.
Logo fui rever as peças que já tinha com marca ou padrão Minton e resolvi escolher para acompanhar o chá neste dia de aniversário a que tenho há mais tempo e talvez seja a minha preferida.


É um pratinho de sobremesa que encontrei numa feira há quase dez anos e me custou a módica quantia de 2 € :).
Não o identifiquei logo como Minton, mas aquela decoração a ouro, os medalhões e as rosas, tudo em primorosa pintura à mão, fizeram-me perceber a qualidade da peça.


Só depois reparei que, para além do número de padrão, tinha a palavra Minton, quase impercetível, gravada na pasta em maiúsculas. Não consegui fotografá-la de modo a que fosse aqui visível, por isso só mostro o pattern number - A5937 - seguido de um tally ou cifra do pintor.


Pelo tipo de decoração e pelos números de padrão, imagino que todas estas peças datem do final do século XIX, mas a produção Minton começou ainda no final do XVIII.
A partir do meu livrinho English Porcelain, de John Sandon, resumi a informação sobre a empresa, que aqui registo.
Foi Thomas Minton que deu início à firma com a produção de faiança em Stoke-on-Trent, Staffordshire, em 1793, mas poucos anos depois virou-se também para o fabrico de porcelana, do tipo bone china. A partir de 1805, usou uma marca baseada nos Ls cruzados de Sèvres com a letra M e um número de padrão., mas sabemos que nem todas as peças eram assim marcadas, sobretudo nos serviços.

Foi com o filho, Herbert Minton, que a partir de 1830 muita da inspiração para formas e decorações veio dos grandes nomes do continente europeu, primeiro de Meissen e depois de Sèvres. Com uma produção de qualidade reconhecida, mais para o fim do século  veio a ser muito marcante a influência japonesa. 
No século XX assiste-se a um certo declínio que vai culminar no fecho da fábrica já nos anos 80.  


E pronto, o chá está servido. A taça que foi certamente taça de pingos ou slop bowl pode agora ser usada para uns docinhos a acompanhar o chá. ;)



28 comentários:

  1. Lindos os Serviços, merecidíssimos os parabéns, pelo aniversário do Blogue.
    E não posso deixar de desejar uma presença mais frequente, até para nos alegrar a vista..:-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, caro APS.
      Desta vez a motivação foi forte por causa do aniversário do blogue, daqui para a frente vamos a ver como a coisa corre...
      Um abraço

      Eliminar
  2. Hello Maria,
    I have been wondering where you have been. You have been missed, my friend, but I know we all need a break. Your Minton pieces are so sweet and I love the twisted handle on the teacup! I am fond of polka dots too. Thank you for sharing with us and joining me for Tea Time. Happy Autumn in Portugal!

    Blessings,
    Sandi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks, Sandi.
      Yes, I needed a break, dear friend, but it was about time I came back! I also missed these tea parties, sharing my little treasures and enjoying the beauties and goodies you and other bloggers select for everyone's delight.
      I agree with you that polka dots make an attractive decoration.
      All the best, dear Sandi, and thanks for hosting a lovely Autumn Tea.

      Eliminar
  3. What a beautiful tea for your blog's anniversary/birthday! The Minton tea set is a gorgeous find. Lucky you! You've been missed, but we all take breaks from time to time. So nice to see you again. Happy Tea Day!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi Snap.
      Your warm words of welcome back make me feel happy.
      I'm glad you liked my porcelain finds and I'm sure we'll be "seeing" each other more often.
      Hugs

      Eliminar
  4. A Maria Andrade voltou em grande estilo aos seus chás das terças-feiras, com umas belíssimas porcelanas inglesas. As peças com o padrão das bolinhas são particularmente requintadas. Também achei interessante as voltas que deu para identificar as peças, cujo conhecimento será certamente útil, para quem tente identificar o bule ou a chávena que tem lá em casa e herdou da avó.

    Gostei da luz outonal que captou. As suas peças são como as velhas senhoras que não gostam de luzes cruas e preferem uma luz mais suave, mais difusa, que lhes aumenta a beleza e esconde as rugas.

    Bjos e fico contente com o seu regresso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Luís.
      Sabe que tem alguma responsabilidade no meu regresso aos chás de terça-feira, pelo menos desta vez.
      A sua apreciação sobre a luz das fotos fez-me olhar para elas de novo e achar que afinal até não saíram lá muito mal. Sempre o reforço positivo desse lado, que reconheço e lhe agradeço muito.
      Bjos

      Eliminar
    2. Digamos que a luz outonal das fotografias deu-lhe o toque britânico necessário a recriar o ambiente em que foram produzidas as suas peças. Já as nossas faianças pedem mais sol e luz.

      Bjos

      Eliminar

    3. Pois é, não só as pessoas mas também os objetos se sentem melhor e sobressaem mais no ambiente que lhes é mais adequado... ;)

      Eliminar
  5. Your tea set is exquisite! Beautiful! Happy blogoversary!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks Beth. I'm glad you came to tea and enjoyed it.
      Hugs

      Eliminar
  6. Já tinha saudades da sua presença semanal e das belas peças com que nos brinda! "Polka dots" é o padrão das bolinhas? o meu inglês não é assim tão bom... mas adoro realmente as bolinhas. As flores do prato de sobremesa são uma delícia e fui apresentada a mais um tipo de porcelana inglesa "Minton" que desconhecia.
    Estou feliz com o seu regresso.
    Abraço
    Ana Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana Silva,
      Também fico muito feliz com a sua visita e por saber que lhe dei a conhecer um bom nome da cerâmica inglesa.
      Quanto ao termo "polka dots", são efetivamente os padrões às bolinhas ou às pintinhas e já me tenho questionado sobre a origem do termo. Em tecido sempre associei este padrão aos vestidos das sevilhanas, quem sabe se os falantes de inglês o associam aos vestidos para dançar a polka? :)
      Um abraço e obrigada

      Eliminar
  7. Muitos parabéns.
    Gostei que tivesse regressado à companhia de todos.
    O chá está delicioso, bem como os chocolates e os docinhos...
    if

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Ivete. Eu também gostei muito que tivesse vindo tomar chá comigo. :) Conto consigo para outros chás...
      Um abraço

      Eliminar
  8. Congratulations ... Minton is beautiful way to celebrate your Anniversary. I too have been away and feel renewed to enjoy tea with YOU and other friends today ... You always display gorgeous tea sets with such inspirational knowledge... It is always a teatime pleasure for me... Thank You for sharing ...Hugs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi Zaa,
      It's good news that you're back, too, after having recovered... I'm glad you feel renewed to enjoy these tea parties and blog friends.
      Thanks for your kind words and do come to visit as often as you can.
      Hugs

      Eliminar
  9. É sempre muito agradável tê-la junto de nós, ainda que na virtualidade.
    Quero enviar-lhe os parabéns não só pelo aniversário, como pelas peças que são fantásticas, como, aliás, sempre nos habituou!
    Também não reconheceria estas peças como Minton, mas não é uma marca fácil de encontrar pelas nossas feiras. Outras são mais habituais.
    A elegância dos pormenores é fantástica. Sarreguemines, em França, também seguiu esta linha de pormenorização na forma das peças, no entanto a decoração não é tão delicada e elegante.
    Encanta-me que aqui esteja e espero que continue.
    Uma boa semana
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel
      E que hei-de eu dizer da simpatia e do carinho com que sou acolhida? Muito obrigada.
      É verdade que esta decoração às pintinhas não é nada típica do que se identifica como Minton. Foram realmente os pormenores das pegas a chave da questão. Asoutras peças Minton que tenho, sobretudo pires de chá em forma de covilhete, têm decorações muito cheias e coloridas, de influência oriental. Agora que peguei na marca Minton, tenho que pensar em publicar as outras peças qualquer dia.
      Uma boa semana também para si.
      Um abraço

      Eliminar
  10. Já perdi dois comentários que tinha feito ao seu belo post,concerteza ,atrapalhei-me com o entusiasmo do seu regresso.Mas como sou das que
    vêm espreitar o seu blogue ,todos os dias,não me é permitido desistir.
    Agora que chego atrasada,vou repetir palavras que o Luís e o Manel já
    utilizaram ,mas julgo que me vão perdoar,pois quer dizer que os gostos são
    coincidentes.Muitos parabéns pelo seu regresso,fazía-nos muita falta.O
    conjunto de chá é muito elegante e com uma decoração tão suave que o
    torna encantador.Não é de admirar,pois sempre nos habituou a isso.
    Que continue por muito tempo,um abraço,Graciete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe, Graciete, ultimamente também me tem acontecido perder comentários com alguma frequência, deve ser um problema do blogger. Quando me lembro, copio o texto mal o acabo de escrever, sobretudo quando me alongo mais na conversa.
      Agradeço-lhe muito a simpatia e o incentivo que me dá para continuar. Ainda bem que apreciou estas minhas porcelanas, o que não admira já que formamos um grupo que partilha gostos semelhantes por velharias.
      Um abraço também para si e apareça sempre

      Eliminar
  11. Atrasada como sempre e com a agravante do aniversário do seu blog ser quase coincidente com o meu :) não pude vir aqui ontem :) conforme queria, pois decidi reunir a família cá em casa e isto, ao fim dum dia de trabalho, ocupa-nos totalmente. Desculpas pedidas, receba um grande abraço de parabéns por mais um ano do seu magnífico blog e faço sinceros votos para que continue. O chá desta terça-feira é particularmente saboroso pois, para além de a trazer de volta, mostra-nos umas peças muito bonitas e pouco vulgares. O conjunto das bolinhas é o meu preferido. O requinte do modelo das peças e o acabamento a ouro é associado a um motivo muito simples, o que resulta numa mistura muito elegante. As fotografias estão excelentes e a luz é muito apropriada. A luz adequada a uma boa fotografia é difícil de conseguir. Por vezes, até escureço um bocado o local onde fotografo as peças, para conseguir um ambiente de quase penumbra que não desvirtue cor das peças. Estes dias outonais são ótimos para fotografar. Beijinhos e continue a presentear-nos com a sua presença.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Paula, então parabéns, atrasados, pelo seu aniversário!
      Que prazer me dá a sua visita, a juntar a todas as manifestações de amizade que vieram saudar este regresso do AVL.
      Fico muito contente por ter gostado não só das loiças mas da forma como as fotografei e agradeço-lhe as dicas sobre a luz que pode favorecer as peças.
      Nunca dedico muito tempo e atenção a esses pormenores, as imagens saem bem ou mal quase por acaso, mas vou procurar reter esta informação, vinda de alguém que fotografa com gosto e competência.
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Ah Maria! How very nice to have you join us for tea! I have missed you and your lovely photos and china. Your Minton is especially beautiful! I love polka dots. And their workmanship is wonderful. Happy anniversay and I hope we will be seeing you more often! Thanks so much for linking to Tuesday Cuppa Tea!
    Ruth

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi Ruth
      It's relly been a long time since you last came to visit, so I'm glad you did and enjoyed the Minton china.
      Thanks for hosting Tuesday Cuppa Tea. I'll try to link up more often. Hugs

      Eliminar
  13. For all the china I deal with I have not often found Minton. Your tea set is really lovely. Perfect for a special tea time treat!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. You know, Beth, after 70 tea time posts it's the first time I bring Minton china to tea. It's not easy to find here, either.
      Thanks for your nice words. Greetings

      Eliminar