segunda-feira, 25 de julho de 2011

As chávenas que me fascinam... The cups that fascinate me...

Mais uma participação no Tea Cup Tuesday, no Tea Time Tuesday e no Teapot and Tea Things Tuesday.

No princípio do mês de Julho, a Princesa Nadie que também participa nestes eventos de terça-feira, mostrou um poster emoldurado com chávenas antigas de porcelana inglesa e num post seguinte forneceu o link para uma página web da empresa que os cria e distribui, em Inglaterra.
Fiquei maravilhada com todas aquelas belezas, porque vi  posters diferentes do único que eu conhecia e tinha comprado numa das últimas visitas ao Victoria & Albert, em Londres, na loja do museu.

Agora, no final de Julho, mostro aqui o meu poster e mais chávenas que vou colecionando.
Para além de muito atraentes e decorativos, estes posters, que também servem de papel de embrulho(!), são úteis aos amantes de porcelana inglesa antiga, porque têm os exemplares todos identificados quanto ao fabrico e datados.


Neste caso trata-se de chávenas da época georgiana, de 1760 a 1830, com decorações de influência chinesa, como se pode ler na legenda do poster.


Resolvi "criar" algo de semelhante com algumas das minhas chávenas da mesma época, colocando-as num pequeno móvel onde guardo e ao mesmo tempo exponho as chávenas e pires que estão desirmanados, assim como outras pequenas peças.

As que escolhi têm quase todas pires, mas para este efeito só as chávenas me interessavam.
Aqui está o resultado, uma espécie de retrato de família :)

Decidi dispô-las segundo o formato e assim ficaram na primeira fila as tacinhas de chá; na segunda as chávenas de café, em inglês "coffee cans", maiores do que as que usamos atualmente; na terceira as chávenas de chá de forma arredondada, ao fim e ao cabo o formato das tacinhas mas com pega, a chamada "bute shape"; na última fila, num formato só introduzido na segunda década do século XIX, as chávenas de chá "London shape".
Não ficou bonito o retrato de família?
Agradeço à Princesa Nadie por ter inspirado este post.

20 comentários:

  1. Belas chávenas de verdade e bomgosto de quem as possui,parabéns.
    J.C.

    ResponderEliminar
  2. Cara Maria Andrade
    Que colecção fabulosa! E como ficou bem retrato de família! Uma disposição muito harmoniosa,que consegue conjugar a arrumação com a estética.

    Gostei muito dos posters, além de bonitos,são muito úteis.
    Este seu post vem de encontro à compra que fiz na última feira de velharias de Braga: nem mais, nem menos do que duas chávenas de café,maiores do que o normal, e com uma decoração muito idêntica à chávena do canto direito da terceira foto. A asa é igual.Não estão marcadas e agora que li o que escreveu, estou com a pulga atrás da orelha.
    Amanhã, vou tentar fazer um post com elas.
    Abraços
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  3. Lindas as Chavenas cara Maria Andrade, dá até uma pontinha de inveja (não dá nada minha querida, inveja é algo de muito feio para se sentir, principalmente em relação a algo tao lindo como a sua coleção), mas dá aquela vontade de querer ir a todas as feiras e locais de venda e fazer uma "caça ao tesouro" e tentar encontrar coisinhas lindas assim.
    Quanto ao armario e à ideia, adorei...muito bem apresentado o "retrato de familia".

    Um beijinho Maria Andrade


    Marília Marques

    ResponderEliminar
  4. Caro José Castro,
    Seja bem-vindo ao meu blogue como comentador.
    Sei que o segue já há algum tempo, muito obrigada.
    Também gosto de visitar o seu espaço online, pelo qual o felicito.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Olá Maria Paula,
    Estou com muita curiosidade em ver as suas chávenas de café. Podem ser inglesas como estas ou então chinesas, como os originais que estas copiaram.
    Andar pelas feiras é muito aliciante, porque há sempre coisas interessantes para descobrir, embora por vezes também se compre gato por lebre... É um risco, mas o prazer que se tem na descoberta e o conhecimento que se vai adquirindo superam as possíveis desvantagens.
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Olá Marília,
    É verdade o que diz em relação à "caça ao tesouro". É com esse espírito que tenho percorrido muitas feiras, alguns antiquários e tenho ido adquirindo estes exemplares que me enchem as medidas.
    Não imagina o prazer que me dá encontrar alguma coisa que não está identificada ou só tem números, mas que eu sei do que se trata, pelo menos por aproximação... Também já são anos de investigação e visitas a museus, reais ou virtuais, ainda antes de me ter começado a entusiasmar com as compras.
    O armário foi comprado numa loja de Emaús no Porto, por 5 € e veio mesmo a calhar, até pude comprar mais miudezas porque já tinha onde as guardar :)
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Olá Maria Andrade
    que lindo post! E que DELÍCIA sua estante de xícaras!! tenho algo similar em minha cozinha, mas muito menor, apenas 2 colunas, que originalmente era para garrafas de vinho, mas que atualmente está entupido de canecas (recentes) de porcelana.
    O seu é muito mais bonito, e com conteúdo bem mais rico!
    abraços

    ResponderEliminar
  8. uauu belos exemplares

    e criativa a forma de expo-las!

    ResponderEliminar
  9. Olá Fábio,
    É um gosto vê-lo de novo por aqui! Muito obrigada pelas suas palavras.
    Não seja modesto, que eu já vi belos conjuntos de porcelana brasileira muito bem expostos em sua casa.
    É uma coleção riquíssima a sua, com exemplares de quase toda a produção do seu país, pelo menos, pelo que tenho visto, todas as fábricas estão bem representadas.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Cara Ana Cristina,
    Seja bem-vinda aqui... desde o outro lado do Atlântico!
    Ainda bem que gostou das minhas chávenas.
    Volte sempre.

    ResponderEliminar
  11. Hello maria Andrade,
    all those cups are so lovely. Would love to see them all. Great design.
    Best greetings, Johanna

    ResponderEliminar
  12. What a beautiful collection! Thanks for sharing them :)

    ResponderEliminar
  13. Cheguei no fim.

    Gostei da forma original de arrumar as chávenas, que parece ser quase inspirada numa biblioteca.

    Eu neste momento já ando a invadir os tectos...

    Abraços

    Luís

    ResponderEliminar
  14. Querida María
    ¡Muchas gracias!,me alegro de haberte inspirado y ya te comente que estoy encantada de que nos hayamos conocido,creo que tenemos algunas cosas en comun además de un poster de Frederica...¡nos pierden las tazas de té!
    La idea de colocarlas de ese modo es magnífica ,así se ven todas como en una exposición.Tu colección es realmente valiosa
    Besos

    ResponderEliminar
  15. Ola Maria Andrade!

    Gostei imenso das 4 primeiras chávenas da ultima fila da 5ºfoto!

    Tem o mesmo formato da VA.
    Não sendo adepto de porcelanas europeias, gostei muito da sua colecção!

    Um abraço do
    Flávio Teixeira

    ResponderEliminar
  16. Love your post! I just saw this poster in England last week and really loved it too. I think your idea to match it with your tea cups all lined up like that is fabulous. All your cups look so pretty together!
    Thanks for sharing.
    Hugs,
    Terri

    ResponderEliminar
  17. Olá Luís,
    Sim, isto é uma espécie de chavenoteca e digo-lhe que dá um jeitão para arrumar estas coisas. Também gosto do efeito visual e embora esteja numa zona pouco acessível a visitas, sempre que a vêem causa um certo impacto :)
    Um abraço

    ResponderEliminar
  18. Olá Flávio,
    Como apreciador da porcelana Vista Alegre,deve saber que a produção deles foi muito influenciada pela porcelana francesa e europeia em geral.
    A Vista Alegre usou este formato "London shape", o seu preferido, logo no início da produção de porcelana, nitidamente por cópia do modelo inglês, daí a associação que faz. Mais tarde , ainda no séc. XIX, mantiveram a asa do "London shape",mas com o corpo das peças moldado em facetas e isso penso que já foi por influência francesa, mas não tenho a certeza.
    É que nestes países o fabrico de porcelana já estava muito mais desenvolvido e é natural que tenham fornecido modelos para a nossa...
    Um abraço

    ResponderEliminar
  19. Love those posters and I love your collection and the way you have it arranged; very nice! You have some beautiful pieces! Thank you for sharing this with Tea Time and have a lovely rest of the week.

    Blessings,
    Sandi

    ResponderEliminar
  20. Ola Maria Andrade

    Sim naturalmente a VA, natural tinha que se inspirar em algo que tivesse sucesso..

    Mas acho a porcelana europeia mais fragil, percebe?

    O que é nacional é optimo! A VA tem outro carinho =D

    O meu formato favorito é um London Shape gomeado =D

    um abraço

    Flávio Teixeira

    ResponderEliminar