segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Par de trios com paisagens - Pair of trios with landscapes



Hoje venho para o chá de Tea Cup Tuesday e Tea Time Tuesday com chávenas, pires e pratos de bolo de boa porcelana inglesa.
Today I come for Tea Cup Tuesday and Tea Time Tuesday with cups saucers and cake plates of fine English porcelain.


Tenho estas chávenas e pratos comigo há mais de dez anos. Foram comprados em Coimbra, numa loja de boas decorações e algumas antiguidades, no início do meu  interesse especial por porcelana inglesa.
I have had these tea cups and plates for more than ten years now. They were bought in Coimbra, at a store with good home decorations and some antiques, when I was beginning to get a special interest in English porcelain.


É verdade que tive que alargar bem os cordões à bolsa mas, com aquele tom verde água de que eu tanto gosto e toda aquela elegância das molduras douradas a enquadrar  paisagens, vim muito feliz com elas para casa...
It's true I had to spend more than usual but,  with that aqua colour I so much enjoy and all that elegance of gold frames around colourful landscapes, I came home very happy with them...





Têm algum desgaste nos dourados, mas as paisagens em miniatura pintadas à mão que decoram as peças - ao todo 16 paisagens, todas diferentes -  formam uma galeria liliputiana de pintura paisagística que me encanta.
The gold trims are a bit worn out but the hand-painted miniature landscapes that decorate these items - 16 landscapes in the whole, all different -  form a Lilliput gallery of landscape painting that delights me.


O fabricante inglês, Charles Ford, que marcava a sua produção com um  monograma CF, dedicou-se ao fabrico de porcelana em Hanley, Staffordshire, entre 1874 e 1904, tendo sucedido a Thomas Ford naquele local. Por vezes este monograma aparece sobre um cisne.
Apenas nos pires também se pode ver o nº de padrão 2467.
The English maker, Charles Ford, who marked his production with a CF monogram, went into porcelain production in Hanley, Staffordshire, between 1874 and 1904, having succeeded Thomas Ford in the same place. Sometimes this monogram appears on a swan.
One can also see, on the saucers only, the pattern number 2467.


E agora só me resta perguntar: É servido/a de uma chávena de chá?
And now I'll just have to ask: Would you care for a cuppa?



27 comentários:

  1. OMG! Such stunning color and designs on your cups! Nothing like English tea cups and these ones are no exception! Thank you for sharing. Have a lovely week. FABBY

    ResponderEliminar
  2. Maria, your aqua teacups are just splendid! I love the rich colour and the scenes are lovely. Stunning! Thank you for sharing these beauties with us and have a wonderful week.

    Blessings,
    Sandi

    ResponderEliminar
  3. Sim, aceito...adoro chá, e nestas xícaras maravilhosas ficarão com certeza ainda mais gostosos.
    bjs
    Tina (SONHAR E REALIZAR)

    ResponderEliminar
  4. As suas chávenas inglesas tem um estilo verdadeiramente "raffiné", como se diria do outro lado do canal.

    A pintura é impecável e o verde e o dourado combinam muito bem. As diferentes paisagens só recordaram-me a história do célebre serviço da rã, que a Catarina da Rússia encomendou em Inglaterra.

    Enfim, deliro. Numa palavra gostei das chávenas

    ResponderEliminar
  5. O tabuleiro também é muito bonito.

    A nossa Vista Alegre não tinha esse hábito do prato de bolo a acompanhar o serviço de chá, pois não?

    Tenho ideia que em Portugal so pratos de sobremesa e doce fazem parte do serviço de jantar.

    Pelo que li aqui os serviço de chá em Inglaterra incluem pratos de bolo. Será que fiz uma leitura correcta?

    ResponderEliminar
  6. Ola Maria Andrade, palavras para quê? Nem as consigo encontrar no meu pequeno dicionário, para descrever tamanho requinte..."Perfeitamente Belas" :-) Talvez!!! "Charmôzerrimo" :-)

    Se sou servida de Chá? Claramente que sim, ADORO, acho que um bom "PG" não muito forte iria saber-me bem agora e um maravilhoso scone com "Orange marmelade" (gosto mais de frutos vermelhos mas, com muita pena minha, faço alergia), ai que maravilha!!!
    Ai até me deu uma certa nostalgia... hehehe!

    Um beijinho e Obrigado por partilhar mais este pedaço do seu tesouro connosco.

    Marília Marques

    ResponderEliminar
  7. "Voltei, só para dizer que até vou fazer um belo dum cházinho e já agora imaginar-me com uma das suas belas Chávenas :-) ....e vai ser o tal "PG", só falta o Scone para o pratinho de bolo, mas para a proxima não me escapa!

    Até me vai saber melhor... :-)

    Beijinho

    Marília Marques

    ResponderEliminar
  8. Olá Maria
    Agradeço o convite para o lusitano chá das cinco, que retribuo, mas não com o requinte das belíssimas chávenas british, que nos mostra.
    Parabéns e muita obrigada por mais esta partilha.
    if.

    ResponderEliminar
  9. Olá Tina,
    Também já fui tomar chá consigo hoje e admirei não só as iguarias que serviu mas também as belas chávenas que lá mostra...
    Obrigada pela visita.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  10. Que coisa mais linda este par de xícaras! Que INCRÍVEL a pintura das paisagens! Que minúcia!
    Estou verdadeiramente encantado com suas xícaras.
    Curioso o que disse nosso amigo Luís, que em portugal os serviços de chá V.A. não vinham com pratos de bolo/doces!! Aqui (antigamente), a bandeja e os pratos de bolo eram itens obrigatórios em serviços de chá de qualidade.
    abraços!

    ResponderEliminar
  11. Olá Luís,
    Fico muito satisfeita por também ter gostado das minhas chávenas com paisagens.
    Até lhe fizeram lembrar o serviço Wedgwood da Catarina da Rússia com a rã verde! Mas que honra!
    Só que o serviço da rã era completíssimo-íssimo, tinha/tem belas paisagens a ocupar todo o covo dos pratos e foi fabricado mais de um século antes das minhas duas chávenas...
    Quanto à existência ou não de pratos de bolo individuais nos serviços ingleses, penso que isso também só acontece nos melhores.
    Os serviços da V.A. antigos tinham geralmente dois pratos de bolo, mas não os individuais.
    Tem graça que ainda este fim de semana estive a falar disso com uma prima que comprou recentemente um serviço V.A. do séc. XIX muito completo(deu uma nota preta!)com as peças normais e ainda manteigueira, taça de pingos e dois pratos de bolo e dizia ela que faziam falta os pratos de bolo ou de sobremesa individuais, mas pelos vistos a Vista Alegre não os incluia.
    É por isso que dá jeito ter serviço de chá e serviço de jantar iguais, para poder usar os pratos de sobremesa.
    Ah, também gosto muito do tabuleiro. É trabalho oriental em madeira com embutidos de madrepérola.
    Também a si não lhe escapa nada!
    Abraços

    ResponderEliminar
  12. Hello Maria Andrade,
    your tea cups are outstanding in design and shape. Really beautiful. And perfect with the tray with mother of Pearl Inlays. Whow! Thank you for sharing this treasures.
    Best greetings, Johanna

    ResponderEliminar
  13. Wow! Such a wonderful, rich green color on the teacups. Love the miniature landscapes. Real treasures! Happy Tea Day!

    ResponderEliminar
  14. Olá Marília,
    Vejo que as minhas chávenas lhe fizeram recordar vivências em terras (ou mares?) de Sua Majestade britânica.
    Essa marca de chá é muito popular em Inglaterra e um chazinho cai sempre bem a qualquer hora, mas acho graça ver as horas de ave noturna a que vem aqui visitar-me... :)
    Ainda bem que apreciou as chávenas e lhe fizeram recordar momentos agradáveis.
    Um beijinho também para si.

    ResponderEliminar
  15. Olá If,
    Estou certa que o seus chás também são cheios de requinte, só a agradável companhia já os deve tornar principescos...
    É verdade que o hábito do chá é tão britânico como lusitano, nós é que não "vendemos" tão bem as nossas coisas e até deixamos que outros delas se apossem...
    Neste caso, poucos estrangeiros sabem que esse hábito foi levado para a corte inglesa por uma de nós... já lá vão mais de três séculos.
    Beijos

    ResponderEliminar
  16. Olá Fábio,
    Esta pintura miniatural das paisagens é realmente um encanto e gostei muito de ler aqui a sua opinião, sendo de alguém que lida tanto com porcelanas...
    Quanto aos pratos de bolo, e como já disse ao Luís, sei que os serviços de chá antigos da Vista Alegre incluiam um ou dois pratos de bolo, mas de tamanho grande, não individuais.
    A minha prima, que eu já referi ao Luís, é que fez uma bela aquisição, porque afinal pagou por um serviço V.A. completo, com mais de cem anos, o mesmo que pagaria por um serviço de gama média-alta feito ontem. Pareceu-me caro, mas até nem foi...
    Um abraço

    ResponderEliminar
  17. Ola Maria Andrade

    Descubri uma coisa intrigante

    Sabe que há um serviço no Palácio Nacional de Sintra da Vista Alegre, com um carimbo de tinta igual ao seu em pasta???

    http://www.matriznet.imc-ip.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=1008803


    bjinho

    Flávio

    ResponderEliminar
  18. Olá Flávio,
    Muito obrigada por ter vindo aqui dar-me esta informação.
    Já lá fui ver ao Matriznet e o monograma não é o mesmo destas minhas chávenas, nem podia ser tratando-se de peças Vista Alegre. São as iniciais PC (não CF), como é referido na própria história do serviço. O meu palpite é que signifiquem Paço de Cintra (como se escrevia na altura), já que o serviço foi encomendado para lá por D. Maria Pia.
    Um abraço e mais uma vez obrigada pelo interesse.

    ResponderEliminar
  19. As peças são lindas com as paisagens ao gosto dos paisagistas da época, e que se dedicavam a temas mais europeus continentais (do Grand Tour - estas são algo reminiscentes de paisagens alpinas ou italianas), enquanto os paisagistas que mais me encantam (Turner, Constable e Cozens) são mais bucólicos, com temas rurais ou "marinhas" mais adequados à "velha Inglaterra"; então Turner nunca me deixa indiferente, fico até algo surpreendido pelo seu lado visionário e vanguardista!
    No entanto fiquei encantado com a minúcia e a qualidade destas pintura, quando sei que pintar em porcelana com esta qualidade é para pouco mais d'uma mão-cheia de artistas!
    Quanto ao verde-azulado é o complemento ideal!
    Uma cor difícil de casar, que só as grandes peças de qualidade conseguiam fazer com sucesso.
    Quanto ao seu tabuleiro, gosto imenso dele, e realmente, tal como disse, pareceu-me logo um peça oriental, talvez em teca (?) com os inevitáveis embutidos em madrepérola que é esgrafitado para dar maior realidade à representação.
    Há cá por casa um tamborete em teca com o mesmo tipo de embutidos em madrepérola, por isso imaginei que o seu tabuleiro seguisse o mesmo modelo.
    Eu e as minhas "chinesices", como diz o Luís quando vê o meu parco espaço ocupado por mais uma porcelana oriental!
    Quanto aos pratos dos serviços, tenho um de chá da Vista Alegre com carimbo de 1927-47, que possui dois pratos de torradas/bolo, manteigueira e taça de pingos, e penso que em casa da minha irmã há outro, igualmente da Vista Alegre, com carimbo ainda mais antigo, com o mesmo conjunto de peças, excepto talvez a manteigueira, que não me recordo de a ter visto.
    Julguei que este tipo de pratos seria mais comum do que talvez seja na realidade.
    Quanto ao chá, agradeço e aceito seguramente, sobretudo se for verde, logo seguido pelo branco ou então, na falta destes, um outro qualquer.
    Manel

    ResponderEliminar
  20. Una preciosidad¡,me encantan!
    Es la primera vez que veo tazas con ese diseño de paisajes enmarcados y sus colores son realmente bellos
    Un Beso

    ResponderEliminar
  21. Obrigado pelo esclarecimento.

    Sabe o meu primeiro emprego, aos 18 anos, foi numa loja de loiças na Baixa e conheci mais ou menos com alguma minúcia aquilo que compunha um serviço de chá, café ou jantar da Vista alegre ou SPAL. Claro, isto passou-se no início dos anos 80 e no século XIX as coisas eram naturalmente diferentes.

    Mas pelos vistos os pratos de bolo, de pequenas dimensões, um por cada chávena, serão uma variante especificamente inglesa. Aprendo sempre qualquer coisa por aqui.

    O seu tabuleirinho merecia um post próprio

    ResponderEliminar
  22. The color and design of these trios are truly spectacular...thanks for sharing!

    ResponderEliminar
  23. Caro Manel,

    Não sei o que se passa com o meu computador que não tenho estado a conseguir publicar comentários, já perdi este por duas vezes. Vamos lá a ver se desta consigo, como anónimo…

    Também me parece que as paisagens aqui retratadas têm pouco a ver com os ambientes naturais da Grã- Bretanha. É certo que têm os picos das Highlands escocesas e também grandes lagos, mas aquela placidez ensolarada da água, permitindo até uns passeios de vela, parece-me mais própria de zonas alpinas do sul.
    Também admiro a arte e perícia destes pintores de paisagens em miniatura e é sobretudo por isso que dou valor a estas chávenas.
    Quanto aos serviços de chá V.A., penso que teriam essas peças extra até ao período 1924-1947, porque o serviço V.A. da minha mãe e outros que conheço do período seguinte já não as incluem.
    Vejo que também reparou no tabuleiro  É realmente bonito, mas pouco ou nada sei sobre ele. A verdade é que também ainda não fiz pesquisa significativa.
    Obrigada pelo comentário.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  24. Olá Luís,
    Acho que vou continuar a ter que comentar como anónimo...
    Ainda não fiz um post sobre o tabuleiro porque não sei dizer nada sobre ele, mas pode ser que me decida a mostrá-lo e depois os comentadores dizem coisas... :)
    Quanto aos chamados trios dos serviços ingleses, já agora há mais uma curiosidade:
    Os serviços mais antigos, final do séc. XVIII, princípio do séc. XIX, tinham trios, sim, mas de apenas um pires com chávena de chá e chávena de café. Os serviços eram dois em um e numa época de mais parcimónia, poupavam um dos pires :)
    Aparecem às vezes trios à venda assim formados.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  25. Gorgeous! And you have 16 of them??? You are so lucky! They are the most beautiful color and the scenes are truly lovely. What a treasure of a set you have! They must set a stunning table.
    Hugs,
    Terri

    ResponderEliminar
  26. Maria Andrade disse...

    Hi Terri,
    I'm sorry if I didn't make myself clear when I described the cups. I only have two trios ( I wish I had 16!) but they show 16 different landscapes. I've already added the word "landscapes" to clarify things better...
    Thanks for your nice words.
    Hugs
    Maria Andrade

    ResponderEliminar
  27. It's remarkable that so many landscapes are represented. The aqua colour is lovely.

    ResponderEliminar