segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Porcelana com gravuras ao estilo de Adam Buck - Bat-printed porcelain in the style of Adam Buck


Aqui estou eu mais uma vez na véspera de uma terça-feira a preparar o chá para participar em Tea Cup Tuesday, Tea Time Tuesday e Tuesday Cuppa Tea.
Já não é novidade para nenhum dos leitores deste blogue que sou uma grande entusiasta da cerâmica inglesa antiga, quer da porcelana quer da faiança, azul e branca ou outra.
Tenho adquirido peças interessantes, para mim verdadeiros tesouros mesmo com defeitos, mas muitas vezes adio a sua publicação aqui por falta de alguma informação que considero relevante.





É o caso deste magnífico bule que comprei há anos na Feira da Ladra em Lisboa, decorado com ricos filetes a ouro e bat prints, isto é, pertence a uma categoria de porcelanas que esteve em voga no início do séc. XIX, estampadas com cenas ao gosto neoclássico. São geralmente a preto, mas também a cores como se pode ver na chávena da esquerda que já aqui publiquei  e seguem os desenhos da autoria de Adam Buck (1759-1833). Este artista irlandês e a porcelana assim decorada já mereceram um ótimo post, bem ilustrado e elucidativo, no blogue Velharias do LuisY.
A decoração é completada por filetes a ouro, nalguns casos simplesmente a negro, ou então por belos efeitos em cercaduras a lustrina rosa, como é o caso das duas chávenas e pires. A forma do bule é nitidamente copiada das formas dos serviços de chá em  prata ingleses.



Nas gravuras encontramos representações do amor maternal, alegorias de virtudes, cenas da mitologia clássica, por vezes também paisagens.

Donzela deitada numa barca a ser vigiada por uma figura de anão (?)
Não fora essa figura, eu diria tratar-se da Lady of Shalott descendo o rio em direção a Camelot

Alegoria da Caridade (?)

Quando se trata de cenas da mitologia clássica ou alegorias das virtudes, dados os meus fracos conhecimentos nessa área, nem sempre consigo identificar as figuras e é essa parte que me detém mais na publicação.
Foi o que aconteceu com o bule e estava a acontecer com uma chávena e pires de compra mais recente, no formato London shape.







Por sorte fiz há poucos dias uma pesquisa que me levou a um magnífico blogue americano, Reggie Darling, onde encontrei um pires com o mesmo motivo e as figuras devidamente identificadas.
Segundo ele, trata-se da deusa grega Afrodite, a Vénus romana, acompanhada dos dois filhos Eros e Anteros, tratando estes, munidos dos seus arcos e flechas como cupidos que se prezam, de fazer a recolha de ovos para um cesto. Numa outra cena do verso da chávena vêem-se apenas os dois irmãos a preparar uma fogueira.
Nenhuma das peças tem marca, apenas o bule apresenta o número de padrão 290. desenhado à mão a vermelho, a lembrar as marcas Spode. Terão certamente origem em Staffordshire e quanto à datação, apenas posso adiantar que esta técnica de estampagem algo difícil e complicada conhecida por bat printing foi usada fundamentalmente entre 1800 e 1820.

O caraterístico pontilhado da técnica do bat printing

19 comentários:

  1. I have viewed several of your posts in the past and loved your gorgeous collection. The teapot is so interesting with the shape and the bat prints. The london shape cup and saucer is very pretty and the red trim is lovely with the brack and white prints. I wish you would explain more about the number 290 is it a Spode mark or similar to their's?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello Tea in Texas
      I do not know if the number 290 with a dot is a Spode mark, I only noticed that it is neatly painted in red like early Spode marks usually are.
      Have a great week!

      Eliminar
  2. Querida María
    Tienes una colección preciosa y muy valiosa,gracias por compartirla
    Me encanta ver tus piezas y la explicación que das sobre ellas,estoy aprendiendo mucho contigo
    Un Beso

    ResponderEliminar
  3. Maria ... gorgeous post and wonderful information. I am preparing a mythology tour at the museum for next month, so I really enjoyed this post. The black, white of the bat prints with the red edge ... striking! Thank you for sharing part of your marvelous collection. Happy Tea Day!

    ResponderEliminar
  4. O bule é algo de fantástico. Adoro este seu bule.
    O processo do "bat print", quando tentei percebê-lo, dei conta que é complicado para um leigo como eu e, como era de prever, não entendi metade.
    Precisava de saber mais sobre a terminologia associada à tecnologia do processo de decoração que se coloca sobre a cerâmica, mas não sei ...
    Quanto à mitologia, é um mundo fascinante, mas igualmente complicado, pela necessidade do conhecimento dos atributos de todas as figuras mitológicas, o conhecimento exaustivo da história e, last but not the least, as reinterpretações e adaptações que as diferentes civilizações fizeram deste mundo.
    Para essas mesmas civilizações, era algo mesmo muito importante, pois mexia com as convicções ideológicas, sociais, religiosas e artísticas que governava o seu mundo (não só o político/religioso, como igualmente o pessoal).
    Lastimo que este conhecimento vá caindo no esquecimento, por falta de uso também, claro, porquanto é fascinante, mas afinal, estas coisas só interessam mesmo a um punhado de pessoas :-)
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Manel
      Aconteceu me o mesmo quando tentei entender este processo de estampagem, mas afinal nem precisamos de saber como se faz para apreciar o resultado.
      Hoje ja me fartei de tirar fotografias de cenas mitologicas e de esculturas, para me familiarizar mais com esse mundo que tambem acho fascinante!
      E hoje, como ve, nao ha acentos em palavra nenhuma...
      Por que sera? :)
      Tenha um bom resto de semana.

      Eliminar
    2. Espero que tenha encontrado, pois estou certo que o terá feito, a minha muito querida Nefertiti! Mulher notável e fantástica!
      Manel

      Eliminar
    3. Sim, Manel, fui visitá-la como não podia deixar de ser... :)
      É impressionante a beleza e o estado de conservação, considerando os milénios que tem em cima!
      Um abraço

      Eliminar
  5. Hello Maria,
    you show really interesting pieces with this beautiful tea pot and the tea cup. I have never seen a piece like that. Looks so fascinating. Thank you for sharing all this information and the nice photos.
    Best greetings, Johanna

    ResponderEliminar
  6. Hello Maria,
    I absolutely love your china today! What a lovely teapot and the cup is fascinating as well. Gorgeous pieces! Thank you for sharing and joining me for tea. Have a delightful week.

    Blessings,
    Sandi

    ResponderEliminar
  7. Hi Maria: Your china is beautiful today. I love cups that let a story. Thank you so much for sharing these beauties with us. Have a great week! Blessings, Martha

    ResponderEliminar
  8. What a beautiful teapot and teacups you have! I love all transferware!
    Nancy

    ResponderEliminar
  9. Hi Maria ....Your transfer ware is so unique ... I have never seen it in the black / charcoal... The vintage scenes are so appropriate to the dates of the china itself. The teapot is a beauty ..Thanks for sharing ..Hugs

    ResponderEliminar
  10. Fascinating! I am totally loving your post and the tea pot! What gorgeous artwork! The tea cups too are just stunning!
    I appreciate all the time you take to post such fine examples of china and the information as well.
    Hugs,
    Terri

    ResponderEliminar
  11. Realmente esta louça bat printed ao estilo de Adam Buck é muito sóbria e distinta e mostra bem como os ingleses conseguiram colocar no mercado mundial cerâmica de belíssima qualidade e muito mais barata que a virtuosa porcelana chinesa ou que as luxuosas porcelana de Sêvres e Meissen.

    Concordo com as atribuições que fez. Julgo tratar-se de uma alegoria à caridade e ainda Afrodite Eros e Anteros. Quanto à donzela na barca não sei. Experimente o site do Victoria & Albert. Quando fiz o post, encontrei loiça deste tipo no site do museu e ajudou-me muito.

    Quando andei a fazer as minhas pesquisas sobre esta loiça encontrei também peças algo semelhantes a estas, normalmente alusivas à morte de crianças, de jovens mães ou pais e eram sempre cenas muito tocantes.

    Bjos e parabéns pelo bonito post

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe só agora lhe responder, Luís, mas a minha inépcia para trabalhar com ipads resultou em várias tentativas frustradas...
      De regresso à normalidade, tenciono seguir a sua sugestão e dar mais umas voltas de pesquisa no Victoria & Albert. Até agora não encontrei nada de muito elucidativo sobre este assunto, para além do que o Luís também já tinha encontrado.
      Agora fiquei cheia de curiosidade em relação a esse tipo de decorações alusivas à morte de crianças e jovens, não me lembro de já as ter visto, mas é só questão de procurar.
      Obrigada pela sua apreciação favorável.
      Beijos

      Eliminar
    2. Não há nada que o rubylane.com não tenha!! Junto lhe envio o link de uma peça bat printed com os temas funerários que lhe falei e produzidos cerca de 1820.

      bjos

      http://www.rubylane.com/item/565833-RL111-MA76/LUSTERWARE-antique-c-1820s-saucer

      Eliminar
    3. Obrigada, Luís.
      Já fui ver o exemplar do rubylane e também já encontrei outros.
      O tipo de cena fez-me lembrar aquelas placas fúnebres com cenas de cemitério que postei em Novembro passado.
      São sinais de tempos em que o luto era muito ostensivo...

      Eliminar
  12. What a wonderful collection Maria I love your examples of Antique Staffordshire transferware. Wonderful. Thanks so much for sharing your treasures and linking to Tuesday Cuppa Tea!
    Ruth

    ResponderEliminar