Fico felicíssima quando encontro à venda, a um preço convidativo, algo que reconheço das minhas pesquisas sobre porcelanas e há muito ambicionava ter nas mãos.
Desta vez, na Feira de Velharias de Aveiro, descobri uma chávena e pires que logo me pareceram de fabrico inglês, o que o vendedor confirmou, e cuja marca me pareceu conhecida. Tratando-se de três iniciais gravadas na pasta sob uma coroa, ao pegar primeiro na chávena não consegui certificar-me bem da letra do meio, mas ao virar o pires não me restaram muitas dúvidas. Eram as maiúsculas FBB, ou seja, Flight Barr & Barr.
Ora estes são os apelidos de duas famílias que dirigiram em sociedade a Fábrica de Porcelana Worcester entre 1792 e 1840 - o nome Flight já vinha do período anterior iniciado em 1783 - tendo usado os dois nomes ou as suas iniciais como marca, em diferentes combinações, consoante os membros das duas famílias que se associavam. Esta combinação FBB começou a ser usada há precisamente 200 anos, em 1813, e prolongou-se até 1840.
Já aqui falei desta centenária fábrica de porcelana, hoje Royal Worcester, que, vindo dos primórdios do fabrico de porcelana em Inglaterra - foi fundada em 1751 - se manteve sempre em laboração, cheia de qualidade e de prestígio, até aos dias de hoje.
Não só me agrada muito o motivo dourado, na linha das cercaduras neoclássicas e do estilo Império, sobre a faixa em tom de pêssego, mas também a pega, do tipo London shape, apresenta um pormenor de requinte que só conheço nas chávenas Worcester do período FBB ou do anterior, BFB. A única marca visível do tempo e do uso é o desgaste no dourado, sobretudo na orla da chávena, o que me permite imaginar quantas pessoas, de quantas famílias, já terão saboreado uma reconfortante chávena de chá usando estas porcelanas.
Deslumbram-me os pormenores, formas e decorações, da arte da porcelana, mas numa época do ano em que a natureza nos brinda com flores magníficas, quis fotografar a chávena no jardim em companhia adequada. Encontrei-a na simplicidade sofisticada de um jarro cor de fogo ou cor de pêssego bem maduro, que desabrochou quase sem se anunciar, com o bolbo escondido debaixo de outra planta numa pequena floreira.
Mas também é o tempo dos hibiscos, outra espécie de flores que sobressaem pela sua beleza e tenho agora em abundância no jardim. E parece que são comestíveis em saladas! Que bonitas devem ficar... mas eu... não sei se me atrevo a arriscar... ;)
Espero que vos tenha agradado esta partilha para o chá com
Tea Time Tuesday da Sandi
Tuesday Cuppa Tea da Ruth (?)
As anfitriãs destes eventos já anunciaram que farão um interregno para férias durante algumas semanas, não sei se esta inclusive, e portanto também não haverá chá no ALV até finais de Agosto.
Pena eu não estar perto de Aveiro, Maria...
ResponderEliminarE podia estar descansada, porque não lhe faria concorrência nas louças, sua especialidade. Mas gostaria de ver se descobria outras coisas, livros, por exemplo.
Gostei do seu poste!
Votos de uma boa semana.
Também eu, caro APS, tenho pena de não viver mais perto das pessoas com quem contacto mais através dos blogues, com quem tenho muitas afinidades de gostos e interesses...
EliminarAcredite que também estive de volta dos livros na Feira de Aveiro, encontrei até dois relacionados com o P.Teodoro de Almeida - uns sermões da sua autoria e um "Les Aventures de Telemaque" que influenciou o "Feliz Independente...", ambos do séc. XVIII - mas desta vez resisti-lhes porque estavam incompletos e já tenho que chegue de volumes desirmanados.
Uma boa semana também para si.
Hello Maria,
ResponderEliminarYour teacup is simply stunning! I love the peach colour with gold accents. It is a handsome teacup and just may be my favourite cup you have shared! Thank you for sharing it with us and for coming to tea.
Blessings,
Sandi
Hi Sandi,
EliminarThis teacup made my day when I found it, with that impressed mark I identified as antique Worcester. This is the fun of going to fleamarkets as a hobby...
Thanks for hosting Tea Time Tuesday once again and enjoy the next weeks without blogging. Hugs
O pormenor da asa é deslumbrante Maria Andrade.
ResponderEliminarGosto do desenho e da harmonia cromática, mas neste caso fiquei fascinado pela forma.
Como é agradável perceber que a cerâmica/porcelana inglesa pode ser adquirida aqui em Portugal por preços tão apetecíveis! É uma sorte para os seus amantes como é o nosso caso.
E são peças que não têm 40 ou 50 anos (também as há claro), antes pelo contrário, chegam a ser vetustas de século e meio a bisseculares. Fico sempre admirado como foi possível chegarem até nós de forma tão bem preservada!
De cada vez que dou com uma peça destas e percebo que o que tenho na carteira a pode comprar e até sobeja, fico absolutamente fascinado!
Pensar, no entanto, que atinge preços proibitivos nos EUA, por exemplo, que é o mercado com o qual estou mais familiarizado nestas andanças da net.
Os parabéns por mais esta peça tão bonita.
Lá vou eu de novo para as minhas planuras, que é um sítio onde cada vez melhor me sabe estar e onde me sinto em paz com o que me rodeia.
Já vou fazendo algum conhecimento na vizinhança, que é curiosa, apesar de ser arisco e não gostar muito de conviver.
Sinto prazer nos horizontes sem fim, na arquitetura reduzida à sua quintessência, branca da muita cal, com o vermelho dos telhados e as faixas azuis, amarelas ou cor de terra, mesmo pretos (como me disseram que antes era mais usual), chaminés imponentes, nas coisas simples, sem adorno, mas de uma beleza ímpar.
Não tenho net, não tenho televisão, muito menos piscina (hehehe), vivo reduzido às comodidades mínimas, apesar de numa casa confortável, não tenho praticamente ninguém a viver num raio de cerca de 150 metros, e mesmo assim, trata-se só de duas famílias vizinhas que respeitam a minha privacidade, nada mais, não encontro vivalma durante o dia e habituei-me a não falar com ninguém (exceto alguns, poucos, amigos que me visitam e passam o final de semana), no entanto, no outro dia, num final de tarde, dei por mim a pensar que me sentia quase perfeito, a desejar que os dias tivessem mais de 24 horas, e olhe que isto não é comum em mim.
Continuação de um bom período estival na companhia dos seus
Manel
Manel, é verdade que se encontra boa porcelana inglesa a preços acessíveis nas nossas feiras de velharias, muitas vezes lotes comprados em Inglaterra como penso que foi este o caso. Lá este tipo de artigo compra-se barato em feiras, a produção foi tanta... e então fora de Londres aparecem ao preço da chuva. Claro, quando são encontradas e identificadas por antiquários e vendidas nas suas lojas a coisa fia mais fino...
EliminarTem razão quanto aos preços nos Estados Unidos, aí são astronómicos! Vi por exemplo um pires, só o pires, igual a este meu conjunto à venda num site americano e custava quase 20 vezes o que eu paguei por estas duas peças. Talvez tivesse o dourado impecável, mas mesmo assim...
Quanto ao seu refúgio alentejano, ainda bem que se sente bem nesse isolamento bucólico e despojado. São lugares que eu aprecio como visitante, mas não sou muito para solidões assim. No seu caso tem o contraponto da grande cidade e talvez por isso aprecie tanto esses horizontes vastos e quase desertos.
Goze bem esses dias de merecidas férias.
Um abraço
Hi: What a beautiful tea cup. I just love the shape of the handle. I think you had a great thought about the mustache cup, it just might be for a lady with a little extra hair! You made me laugh. Blessings, Martha
ResponderEliminarI agree with you, dear Martha, the handle has an exquisite shape, I find it quite unusual.
EliminarI'm glad I made you laugh, as your very pink moustache cup made me laugh, too.
Thanks for hosting. Hugs
This is a wonderful antique cup and saucer! I love the Worcester factory and their beautiful designs. Your example of the quality of this china is seen in the pretty handle. Have a great week!
ResponderEliminarPam
Hello Pam,
EliminarThe name Worcester is always revered by those of us who love antique porcelain and the shape of the handle shows the quality, so I was lucky to find this cup and saucer.
Thanks for visiting and enjoy your week.
Oh such a lovely pale pink with gold! That is a great cup. Your flowers too are really vibrant.
ResponderEliminarThank you for sharing.
Hugs,
Terri
Yes, Terri, this cup is lovely, quite the kind of decoration I also admire in your cups.
EliminarThanks for hosting Tea Cup Tuesday and enjoy your weeks off. Hugs
Maria Andrade
ResponderEliminarA sua chávena é realmente muito elegante. Aliás, a porcelana inglesa deste período tem peças muito requintadas e a Maria Andrade tem um faro especxial para as descobrir e ainda por cima marcadas. Além da decoração também aprecio muito o pormenor da asa.
Beijos
Pois é, Luís, é muito giro encontrar à venda por cá, a preços módicos, estas boas porcelanas que conhecemos de sites e de livros e catálogos - do Miller's, por exemplo. São já muitos anos de interesse e de pesquisa e de vez em quando dão frutos... :)
EliminarBeijos
Hello Maria~ Such an elegant cup...love the gold and white. Your flowers look very pretty :)
ResponderEliminarEnjoy the end of July~
shawn
Hi Shawn,
ResponderEliminarIt's an elegant cup, indeed, but what attracts me most is its age and prestiged manufacture.
Thanks for visiting. Hugs
What a beautiful teacup! What a pleasure to sip tea from it! Your flowers are so pretty! Have a wonderful rest of the week!
ResponderEliminarNancy
Thanks, Nancy, I'm glad you liked the china and the images I chose for this week's tea.
EliminarEnjoy these nice summer days. Hugs
Olá Maria Andrade
ResponderEliminarÉ um requinte a sua nova aquisição! Linda e não muito comum com o tom de pêssego e dourado.
Antes de vir de férias comprei também três bonitas chávenas, muito bonitas e antigas, de porcelana inglesa. Uma delas intriga-me. Hei-de mostrar-lha para me dar a sua opinião.
----
Maria Andrade! :) Não acredito que não se atreva a provar hibiscos. Cá por mim, acho menos arriscado do que provar cogumelos. Mas eu sou suspeita :)
Beijos e continuação de um bom agosto
Olá Maria Paula,
EliminarVejo que está de férias e já a tenho imaginado a matar saudades do seu filho que está mais longe, naquela cidade que adoro...
Fiquei cheia de curiosidade em relação às suas chávenas inglesas! Cá fico a aguardar que as publique ou me envie fotografias.
Quanto aos cogumelos, apesar de a motivação ser forte porque sempre comi e apreciei muito os de cultura, andei anos a tomar balanço :), a procurar conhecê-los bem, sobretudo os tóxicos, antes de me atrever a provar os silvestres... Tem razão, todo o cuidado é pouco...
Tenha umas ótimas férias. Beijos
Dear Maria,
ResponderEliminarWhat a very elegant cup and saucer. It has a lovely design on it and the shape and color is so appealing too. Glad to see you enjoying it along with those flowers.
All the best, Ruthie from Lady B's TIme for Tea
come and visit us! http://www.ladybstimefortea.blogspot.com
Hi Ruthie Miller,
EliminarI've been a bit absent from the blogs lately... being holiday time with the family and all... but I've already visited you with no time to comment. I'll go back, though.
Thanks for your sweet appreciation of my Worcester cup and saucer.
Enjoy the summer and sunny days!
Hugs