sexta-feira, 5 de abril de 2013

O Cantão Popular nortenho



O prometido é devido e hoje cá estou com mais algumas peças de faiança portuguesa conhecida por Cantão Popular, das que tenho mais antigas e que identifico como nortenhas. Têm em comum o tipo de cercadura e o tema central, uma paisagem ribeirinha com ilha, edifício oriental, arvoredo e nuvens.
Começo por falar do prato da esquerda, que não oferece dúvidas quanto à origem, já que está marcado Cavaco Gaia.



Penso tratar-se da peça mais recente deste conjunto,  da Fábrica Cerâmica do Cavaco, uma das unidades gaienses que integrou o nome Cavaco, tendo  laborado à beira do Douro até meados do séc. XX.
Este intenso azul cobalto torna muita da sua produção inconfundível a juntar à marca que estas faianças quase sempre ostentam. À paisagem já muito estilizada faltam elementos Cantão tal como foi popularizado pelo padrão "Willow" inglês, pelo menos  a ponte e as três figuras, um barco...


Quanto à travessinha da direita, com aquelas árvores tipo cato, já foi aqui tratada num outro post, por isso não vou adiantar agora mais nada sobre ela.
À esquerda está um prato sem marca, mas cuja paisagem e respetivos elementos decorativos são muito semelhantes aos do prato Cavaco. Falta no entanto a este a intensidade do azul e o tracejado mais abundante que carateriza essa produção bem identificada.


A semelhança entre os dois relativamente à paisagem permite-me pensar que se trata de fabrico próximo, embora este segundo prato, com algumas mazelas e restauros, me pareça de uma época mais recuada.


A paisagem da travessa é menos estilizada do que a dos pratos, mas continuam a faltar-lhe elementos típicos do Cantão Popular. Ao centro deverá estar representada uma ilha, com o palácio oriental, arvoredo, num desenho mais realista do que o habitual, e demais vegetação, mas tal como nos dois pratos anteriores não se vislumbra qualquer ponte, apenas água, representada em primeiro plano e ao fundo, assim como nuvens e pássaros.
Este foi mais um pequeno contributo para a sistematização das várias versões de Cantão Popular, iniciada e desenvolvida pelo LuisY no seu Velharias.

12 comentários:

  1. Dear Maria A.
    it is very interesting for me how much chinese decor has influenced the pottery around the world. Your pieces are truely treasures. Very interesting to see. Thank you for sharing this wonderful pieces and the information about them.
    Best greetings, Johanna

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    1. You're absolutely right,dear Johanna,it's amazing how you can find oriental influence in ceramics everywhere!
      That influence in Portuguese pottery started very early in the 17th century and it continued both in pottery and in porcelain until today.
      Have a great weekend!
      Hugs

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  2. O Luís experimenta sempre alguma dificuldade em fazer uma mostra dos diversos tipo de qualquer tipo de louça, porque, considera, são de evitar os "estendais", o que em certa medida ele tem absoluta razão, porquanto as peças devem ser apreciadas por si mesmas, para que tenham espaço para respirar e para que nós, leitores, consigamos absorver a mensagem que nos transmitem e aprender com esta, no sentido de tirarmos conclusões e aprendamos para futura classificação de outras peças afins.
    Por isso são importantes as monografias sobre determinado tipo de louça, onde se fazem mostras de grande tipo de peças, para que as relações se estabeleçam e as caraterísticas predominantes se tornem visíveis.
    Nesta sequência, e neste seu caso presente, acho que se justifica, e até é desejável, ver as peças todas em conjunto, pois, desta forma, talvez seja possível verificar diferenças e encontras elementos comuns que nos permitam classificar as peças que nos vão aparecendo.
    Não creio que existam regras imutáveis nem situações que não admitam exceções.
    Muitos parabéns pelo seu post presente, pois é muito enriquecedor e os parabéns pelas peças bonitas que possui, as quais muito admiro
    Um bom final de semana
    Manel

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    1. Percebo o que quer dizer, Manel e concordo com a opção do Luís, mas acho que isso varia muito de post para post, conforme o que se pretende salientar.
      Há peças que, pela sua pequenez ou simplicidade, resultam melhor em conjunto do que isoladas.
      Independentemente disso, eu gosto sempre de agrupar peças que tenham alguma relação entre si, umas vezes por analogia, outras vezes por contraste, e numa fase de sistematização acho fundamental a amostragem de conjuntos do mesmo tipo, embora com certa contenção, também não gosto de estendais... ;)
      Muito obrigada pela simpatia das suas palavras, vindas de quem tem peças magníficas deste tipo... e não só!
      Um ótimo fim de semana também para si.

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  3. Me encanta la cerámica azul y me gustaría saber tanto sobre ella como tú.Eres una gran experta
    Un Abrazo

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    1. Olá Princesa Nadie,
      Sim, a cerâmica azul e branca tem uma beleza que encanta muitos de nós e eu apenas sou muito curiosa e procuro saber o mais possível sobre as peças que tenho em casa... ;)
      Beijos

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  4. Looks like it was influenced by Oriental China.
    white and blue china is your favourite?

    Sometimes I understand Portuguese sometimes i dont.

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    1. Hi Felicity,
      As you see, your China, for us so distant, is always present in the ceramics we love!
      I love white and blue china but when it comes to ceramics I'm not very choosy... :)
      Have you used Google Translator? Maybe in Spanish it'll help...

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  5. Olá Maria Andrade
    Li o seu post com muita atenção acompanhada de alguns dos meus pratos, para ir comparando uns e outros. Foi interessante verificar que dos vários que possuo, só um se aproxima dos seus, neste caso, do primeiro que mostra; o meu não está marcado e a decoração, apesar de ter os mesmos elementos é menos cheia. Na parte central do seu prato predomina o azul, no meu não, neste, o pintor foi parco na pintura dos riscos azuis. Tenho um outro, comprado recentemente, pintado com um azul mais esbatido e que na decoração central faltam também os elementos que a Maria Andrade refere. O que mais distingue este prato é a decoração da aba, que a mim, me parece muito pouco usual na decoração do Cantão Popular. Vou mostrá-lo brevemente pois parece-me que poderá ser útil.
    Quantos aos outros, apesar dos elementos comuns que já conhecemos, são todos diferentes, havendo semelhanças unicamente na decoração das abas.
    Beijos, bom fim de semana e parabéns pelas suas peças.

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    1. Boa noite, Maria Paula,
      Lembro-me bem de um post seu em que apresentou um móvel com várias peças de Cantão Popular, para mim muito interessantes por serem diferentes das que tenho.
      É espantosa a variedade que se encontra no motivo central e até na cercadura! Ainda ontem vi um par de pratos lindíssimos mas muito caros!:(
      Fico a aguardar com muita curiosidade a partilha no seu blogue da nova aquisição.
      Beijos

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  6. Finalmente consigo aqui vir.

    De facto, concordo que todos os exemplares apresentados serão do século XIX, excepto o o prato do Cavaco.

    Tenho uma travessa grande, com o mesmo formato da sua, muito pesada, mas o desenho é mais próximo do padrão do salgueiro. A sua também é pesada?

    Eu ainda não me abalancei a tentar fazer uma espécie de sistematização, do género família A, família B, família C. Ainda não sei como pegar no assunto, evitando mostrar 30 pratos ao mesmo tempo, o que é uma seca para o leitor. Talvez me deia ao trabalho de fazer um trabalho de fotocomposição e juntar vários pratos da mesma família na mesma imagem.

    Não sei se será por vício, mas também acho que estes pratos começaram no Norte. E de facto, os mais antigos, marcados, que se conhecem são de Santo António de Vale da Piedade.

    É muito bom começar a juntar as coisas e tentar estabelecer relações, mas, julgo que ainda teremos muitas surpresas.

    Bjos e parabéns pelas bonitas peças.

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    1. Sabe, Luis, às vezes também ando muito tempo para me resolver a tratar determinadas peças, por hesitações em relação à forma como lhes pegar, mas mais tarde ou mais cedo, bem ou mal, a coisa sai! ;)
      Não sei se se está a referir às fotos em mosaico, que é uma técnica que eu gostava de aprender e ainda não me dispus. Cria efeitos bonitos e poupa muito em número de fotos, por isso acho uma boa opção.
      Quanto à travessa maior que apresento (36x30cm)fui agora mesmo pesá-la para lhe dar uma ideia mais clara do peso, 1,100 Kg, o que acho um peso normal para uma travessa de faiança daquela dimensão. De qualquer forma um prato grande que já aqui mostrei de Massarellos é mais fino e mais leve.
      Fico à espera das surpresas...
      Beijos

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