terça-feira, 22 de novembro de 2011

Chávenas Vista Alegre com motivo oriental - Vista Alegre cups with oriental pattern


Não, não fui novamente tomar chá na varanda. O tempo começa a estar frio para isso.
Fui apenas à procura de uma luz natural decente para tirar as fotografias, já que dentro de casa, àquela hora, já não dava...
Assim, mais uma vez com chávenas da Vista Alegre, vou participar nos eventos do chá à terça-feira - Tea Cup Tuesday, Tea Time Tuesday e Teapot and Tea Things Tuesday.

A Vista Alegre, como muita outras fábricas de porcelana europeias, tem no seu percurso criativo vários motivos que se inspiram em cenas orientais. Este é de entre esses motivos, um que acho muito atrativo, pelas cores vibrantes e os ricos dourados, muito ao estilo da cerâmica japonesa, a lembrar Satsuma.



É interessante verificar que este modelo de chávena está decorado no interior enquanto a chávena de café em baixo tem o mesmo motivo aplicado por fora, decorando-a em toda a volta.




Este motivo da Vista Alegre foi produzido durante várias décadas do século XX, a avaliar pelas marcas que aparecem nestas peças: o V.A. em baixo à direita foi introduzido em 1921; VA com as letras ligadas foi introduzido em 1947 e usado até 1968;

                                                                                                                                      
                     








     
                  
Entretanto,  o Flávio Teixeira, do "Trapos Cacos e Velharias", enviou-me um link de acesso ao catálogo do VII Leilão Vista Alegre, que mostra um tête-à tête com o mesmo motivo, só que de acordo com a descrição, a marca é do período 1881-1921.
Agradeço ao Flávio esta atenção  que me permitiu ficar a conhecer mais um período de fabrico deste motivo, anterior ao que eu imaginava, e disponibilizar aqui a informação.

30 comentários:

  1. A lovely and colorful pattern. A wonderful piece to have. Thanks for sharing!
    Cheers!
    R

    ResponderEliminar
  2. How gorgeous your tea cup, I love Oriental china, it's the best!! No wonder they discovered how to make porcelain and we call it "china"! Vista Alegre is fabulous too, I wish I could acquaire something in china some day soon. Thanks for your lovely visit dear Maria Andrade. Hugs, FABBY

    ResponderEliminar
  3. Hello Maria,
    What an attractive teacup! Very vibrant and fun. Thanks for sharing with us today. Wishing you a wonderful week.

    Blessings,
    Sandi

    ResponderEliminar
  4. Mais uma vez se observa o conservadoriosmo da Vista Alegre. As coisas eram feitas para dar tempo à mãe para ir comprando um serviço avulso à filha e depois, após o casamento da jovem, esta poderia sempre ir à loja e substituir uma peça que se tivesse partido e por um largo período de tempo.

    Também é curioso observar nestas chávenas o enorme fascínio que o Oriente ainda exercia. Agora, tornou-se sinónimo de fancaria.

    Ps. As suas fotografias melhoram de dia para dia.

    ResponderEliminar
  5. Lovely! Just look at those oranges and golds, with a touch of blue green! This pattern is really dramatic and vibrant. Thanks so much for sharing about it's history with us.
    Hugs,
    Terri

    ResponderEliminar
  6. Your oriental cups are beautiful and look very traditional... After living in Japan for 5 years , I can well appreciate the fine artistry of their fine china. Thank You for sharing...Hugs

    ResponderEliminar
  7. Olá Luís,
    Tem razão, como sempre, quanto ao conservadorismo da Vista Alegre. A ideia deve ter sido sempre: o que tem sucesso mantém-se...
    Mais uma vez o Luís conseguiu arranjar logo uma história para enquadrar as chávenas. Eu tenho andado pouco inspirada ultimamente e além disso este post foi feito à pressão,sem grande disponibilidade de tempo...
    Obrigada pela sua referência às fotografias. A verdade é que no exterior ficam sempre melhores.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Hi Zaa,
    Although these cups look Japanese, they are actually Portuguese, made by the porcelain factory of Vista Alegre, copying oriental motifs.
    I explain it in the text, but as I didn't have time to translate it, I had to rely on Google Translator...
    Thanks for your comment.
    Hugs

    ResponderEliminar
  9. Ola Maria Andrade!!!

    Cá anda a nossa linda VA!!! =D

    Lindo motivo dentro do oriental..

    Sabia que é muito raro em peças "cegonheiras"? Foi nessa altura que começou a sua produção.

    Eu não tenho nenhuma desse período, mas já vi á venda..

    Em 2008 um tete-a-tete foi leiloado tendo como base 250euros, numa das leiloeira que frequento. Pesquisei á uns anitos.. A ver se encontro para lhe mostrar...

    Um bjinho

    Flávio Teixeira

    ResponderEliminar
  10. Olá Flávio!
    Bem aparecido seja por aqui!
    Não sabia que existe este motivo da VA com marca "cegonha", o que prova que começou a ser fabricado mais cedo do que eu pensava.
    Obrigada pela informação e cá fico à espera que me envie a foto do tête-à-tête.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  11. Ola Maria Andrade

    Mail enviado
    =D

    Flávio

    ResponderEliminar
  12. Olá Maria Andrade
    Cá ando eu a passear pelo seu blogue.
    Quando abri esta página - "Chávenas Vista Alegre com motivo oriental", e vi o motivo, o desenho, as cores..., soltei de imediato um "Ah..."!
    Tenho um cachepot da V.A., que me habituei a ver desde sempre, pois foi comprado pela minha mãe, em segunda mão, ainda ela era solteira (talvez em 1939-1940). Os motivos e cores são exactamente os mesmos, um pouco maiores, pois a peça também é maior. É um cachepot bojudo, quase esférico, e mede (mais ou menos) 17 cm de altura. O diâmetro do bojo também é 17 cm (o diâmetro do fundo deve ter a mesma medida).
    Os motivos orientais da V.A. marcaram uma época, mas entretanto caíram em desuso, ou saíram de moda. Lembro-me de alguns desenhos, mas não deste em particular.
    Há cerca de dois ou três meses, vi um prato exactamente igual, de tamanho um pouco menor que um prato raso, numa feira de velharias que se realiza todos os meses no Cais de Gaia (eu moro perto).
    O curioso é que, durante anos, nunca vi desenho semelhante, e em poucos meses vi o prato na feira, e agora no seu blogue o tête-à-tête, que é lindíssimo. Coincidências!?
    Pois é, tenho mesmo que fotografar e enviar-lhe fotos para o seu e-mail. Quando puder, diga-me por favor qual é.
    Um abraço.
    Ana Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana Maria,
      Gosto muito deste motivo da Vista Alegre, para mim é um dos mais bonitos motivos orientais deles, a par do Margão e do Blue Canton, mas realmente , ao contrário destes últimos, saiu de linha há muito tempo.
      Já passei uma vez nessa feira de velharias do Cais de Gaia. Foi por acaso, nem sabia que se realizava ali todos os meses. Conheço melhor a Feira da Vandoma e a de Portobello (ou Porto Belo?) na Praça Carlos Alberto.
      Já agora deixo aqui o e-mail, que também está no meu perfil:
      andrade.maria82@gmail.com
      Um abraço

      Eliminar
  13. Tenho um serviço de jantar igual à decoração atrás mostrada. Apesar de, Graças a Deus, não querer desfazer-me dele gostava que algum de Vós me desse uma idéia do seu valor. Os meus cumprimentos.

    ResponderEliminar