terça-feira, 17 de março de 2015

Um chá por S. Patrício - A tea for St. Patrick


Comemora-se hoje, sobretudo no mundo anglófono, o Dia de S. Patrício ou St. Patrick's Day, um dos padroeiros da Irlanda, certamente o mais popular e o mais venerado.
Por isso, resolvi juntar-me às minhas companheiras do lado de lá do Atlântico, as anfitriãs e participantes nos chás de terça-feira - a Sandi, a Martha e a Ruth - que sempre celebram esta data. Além disso, fez precisamente há uma semana 4 anos que pela primeira vez aderi a estes eventos semanais à volta do chá, facto que também quero hoje aqui assinalar.


É o trevo e a cor verde que predominam nestas celebrações, razão pela qual juntei às peças em porcelana verde e prata da Vista Alegre umas delicadas peças Belleek, a conhecida e prestigiada marca de porcelana irlandesa, decoradas com o típico shamrock.



Este pratinho,com uma marca recente da fábrica de Fermanagh trouxe-o como recordação de uma viagem à Irlanda, a única até hoje, mas que gostaria muito de repetir...



A tacinha tem uma marca mais recuada (1926-1946) e é de qualidade superior, numa porcelana mais fina e com uma iridescência dourada a cobrir todo o interior.
As peças do serviço de chá da Vista Alegre são ainda mais antigas, com marcas da chamada "cegonha", que afinal é uma ema ;) datando-as do período 1881-1921.


          As marcas das peças da Vista Alegre

Como não tenho chávenas de chá com decoração de trevos, fui buscar esta tacinha e respetivo pires com uma flor verde que os lembra vagamente, pelo menos parece ter ao centro um trevo ;).



 Deve ser muito antiga, tem um filete dourado ao centro já bastante gasto e não apresenta qualquer marca, nem sequer números de padrão, apenas um 4 e uns riscos incisos, por isso, ao contrário da maioria das minhas tacinhas de chá, não me parece que seja inglesa, mas será com certeza europeia, talvez francesa ou mesmo portuguesa da Vista Alegre.
E já que temos hoje como tema a cor verde, que tal um chá verde para fazer bem e umas amendoas de chocolate para estragar um bocadinho? ;)


Resta-me desejar a todos um bom Dia de S. Patrício, estejam ou não em local de festa e celebrações.

A celebrar com:
Tea Time Tuesday, Tea Cup Tuesday e Tuesday Cuppa Tea




18 comentários:

  1. Dear Maria,
    Happy St. Patricks Day to you too. Belleek and Vista Alegra make a wonderful setting. Thank you for sharing this sweet green tea time. And thank you for your nice words about my catkiddies.
    Best greetoings, Johanna + the cats.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello Johanna,
      I loved having you here again! I'm glad you enjoyed it, although I'm no longer very inspired for these tea related posts...
      It´s always a pleasure to see your cute cat family.
      Hugs

      Eliminar
  2. Hello Maria,
    I am so happy to have you join me for tea today! Your Belleek and Vista Alegre set a wonderful table for celebrating St Patrick's Day. I love the rich dark green of your tea ware and shamrocks are perfect for this day. Have a lovely day, my friend.

    Blessings,
    Sandi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello Sandi,
      I already missed taking part in these inspired tea celebrations.
      Thanks for hosting and for coming to visit.
      Have a great St Patrick's week! Hugs

      Eliminar
  3. Vista Alegre is gorgeous and so is the Belleek dear Maria. You always have the most amazing tea dishes and these are no difference.
    Happy St. ´Patrick's Day mi amiga.
    FABBY

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Fabby,
      I'm glad you liked the china I picked for St Patrick's day.
      Your visits and your warm words are most welcome here!
      Thanks and big hugs

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Welcome in my blog. Millie! I'm glad you enjoyed it.

      Eliminar
  5. Happy St. Patrick's Day! Your green tea setting is lovely!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks, Margie. I hope you had a great St Patrick's Day and I'm glad you liked my green china.

      Eliminar
  6. Maria Andrade, já sentia a falta dos seus eventos ligados a uma das cerimónias que mais prezo: o CHÁ.
    Há anos assisti a esta cerimónia, conduzida por uma dama japonesa, e fiquei, não só admirado como encantado por todo aquele cerimonial que, na sua essência era sobretudo espiritual.
    Pena que não esteja mais em moda, pois ainda recordo os longos finais de tarde à volta de um bom chá, servido num grande jarro de vidro, bem fresquinho, à mistura com folhas de hortelã pimenta (em África o chá é melhor gelado!), e, para quem goste, com películas, quase transparentes, de limão.
    Uma boa forma de comemorar o Sr. D. Patrício.
    Por vezes esqueço-me da louça "Beleek", mas nunca deixa de ter o seu encanto com o seu encanastrado.
    Um bom final de semana para vós, que por aqui se adivinha chuvoso, mas afinal o jardim já anseia por um pouco de humidade
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Manel por ter aceitado o convite para este chá santificado :)
      Na verdade o S. Patrício não ajudou muito - o dia estava cinzento e chuvoso e isso influenciou todo o poste, não só as fotos, mas também o espírito geral...
      Nunca tive o hábito dos chás gelados no verão, quando aperta o calor simplesmente deixo de tomar chá, mas é uma boa alternativa a outras bebidas... com hortelã pimenta parece-me muito bem!
      Quanto à porcelana Belleek, embora não seja muito antiga, já que teve início na 2ª metade do XIX, sempre me deslumbrou aquele brilho nacarado, a finura e transparência da porcelana, que a torna bem distinta, mesmo quando não tem o típico encanastrado e os trevos. Lembro-me que a primeira peça que vi ao vivo, foi há já bastantes anos na Casa Museu Frederico de Freitas, no Funchal, um cesto lindo que identifiquei logo como Belleek.
      Um bom fim de semana também para si, com ou sem chuva :)

      Eliminar
  7. Realmente por cá nunca existiu uma grande devoção a S. Patrício. É certo que a devoção a muitos santos caiu em esquecimento, mas nunca me recordo de ver estampas impressas ou imagens do referido S. Patrício.

    Fico sempre espantado com a variedade da produção da Vista Alegre. Não conhecia essa decoração toda em verde, mas o que me encantou foi a chávena sem asa. É realmente uma peça muito requintada de porcelana europeia ou da nossa Vista Alegre.

    Tem que vir ao Museu Nacional de Arte Antiga ver a colecção de chávenas de porcelana europeia, que colocaram recentemente na exposição permanente. Certamente, que essa visita lhe dará pretexto para receber para mais um chá.

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís, a devoção a S.Patrício sempre esteve muito localizada na Irlanda porque foi lá que ele exerceu a sua ação evangelizadora, junto dos celtas pagãos e mais tarde foi associado aos sentimentos nacionalistas. O culto ganhou dimensão quando foi introduzido nos Estados Unidos pelos imigrantes irlandeses, mas hoje são sobretudo manifestações laicas de grandes desfiles nas cidades, com a cor verde e trevos por todo o lado.
      Fico muito contente por saber que aumentaram a coleção de porcelana europeia exposta no MNAA. Havia desde que me lembro, um pequeno espaço entre a loja e a sala da baixela Germain, mas ultimamente desapareceram de lá as chávenas, eram mais peças de aparato. Espero que agora me possa deliciar a contemplar tudo o resto...
      Um bom fim de semana. Bjs.

      Eliminar
  8. Tudo lindo, tudo muito chique. Que bom gosto que vc tem!!!
    São Patrício: tem uma oração chamada Proteção de São Patrício. É linda e fortíssima
    "Cristo comigo,
    Cristo à minha frente,
    Cristo atrás de mim,
    Cristo em mim,
    Cristo abaixo de mim,
    Cristo sobre mim..."
    e por aí vai.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  9. Caro Jorge Santori
    A sua presença aqui é sempre muito agradável e muito bem-vinda.
    Eu é que tenho andado bastante arredada, daí o meu atraso...
    Não conhecia esta oração a São Patrício e agradeço-lhe a partilha. Certamente é um santo mais venerado por aí do que por estas terras lusas.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Bom dia, Maria, acompanho seu blog há um bom tempo e gosto muito. Adquiri uma peça Vista Alegre e gostaria que a visse. Como posso te mandar a foto? Abraços Lucia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lúcia! Pode mandar a foto para o e-mail que disponibilizo no meu perfil. Um abraço

      Eliminar