Por vezes gosto de reunir peças que, não tendo nascido juntas, apresentam afinidades decorativas e formam conjuntos harmoniosos.
É o caso destas com que vou participar esta semana nos eventos associados ao chá -Tea Cup Tuesday, Tea Time Tuesday e Teapot and Tea Things Tuesday.
Associo muito este branco de neve decorado a ouro ao frio do inverno e à época natalícia, por isso para mim esta é a altura certa para partilhar aqui estas peças.
A chávena e o pires são da Fábrica de Porcelana da Vista Alegre, ambos com marca azul, a pincel, que os situa na produção de 1852-1869, de acordo com o meu livrinho de Ilda Arez: Vista Alegre porcelanas portuguesas.
Acima vê-se um pormenor da pega, bifurcada na parte superior, um formato que se encontra muito na porcelana francesa do séc. XIX.
Acima vê-se um pormenor da pega, bifurcada na parte superior, um formato que se encontra muito na porcelana francesa do séc. XIX.
O bule e a taça de chá, que posso usar como açucareiro, não apresentam qualquer marca, mas acredito que sejam de produção francesa - que muito influenciou a Vista Alegre - do tipo Velho Paris ou Vieux Paris.
O bule é duma porcelana muito pesada e tem uma forma bastante elaborada, na minha opinião muito à francesa, com pormenores de requinte na decoração e na própria modelação da peça, como se vê em baixo.
Finalmente a leiteira, que também penso ser em porcelana francesa, está marcada, mas apenas com duas iniciais talvez do pintor ou pintora e que poderão ser IJ, JI ou JJ.
É a peça que se encontra em melhor estado, com o dourado impecável, parecendo nunca ter sido usada, mas foi comprada muito barata numa loja de artigos usados.
The gold and white is beautiful. Perfect for a holiday table. Happy Tea Day!
ResponderEliminarMaria, your tea set is perfect for the Christmas season! I like the white and gold together; it's beautiful! I especially like the teapot; love its shape.
ResponderEliminarThanks for sharing with us today and ...
Christmas blessings,
Sandi
¡Qué preciosidad!
ResponderEliminarIdeal para un té de Navidad,gracias por ofrecérnoslo
Un Abrazo
Oh I am loving this set! The cream and gold design is fabulous and the shapes and curves are gorgeous! Love every bit of each piece!
ResponderEliminarHugs,
Terri
Olá Maria Andrade,
ResponderEliminarFormou-se um belo conjunto!
O bule é muito engraçado, a alça dele parece um bracelete moderno, com referências punk-rock, só que em branco e ouro, ao invés de preto e aço.
bjos e felicidades no seu chá!
Fábio
Love they gold and white, just perfect for a holiday tea.
ResponderEliminarSeasons Greetings,
Cindy
When I saw the mark VA Ohhhh! Vista Alegre from Portugal and then I knew why the antigue teaset was beautiful. There is so much quality in the porcelain and design. The shape of the teapot is stunning from the handle to the spout. Thanks for always sharing the beautiful china in all your posts. Merry Christmas! Happy Tea Time! Pam
ResponderEliminarOlá Fábio,
ResponderEliminarAchei graça à sua comparação da asa do bule a uma pulseira (ou bracelete) toda alternativa... :)
Mas realmente tem um formato muito original.
Ainda bem que gostou do conjunto.
Beijos
Hi Cindy,
ResponderEliminarYou're very welcome here!
I do love your original look with that so vibrant and striking hat and I'm glad you find my china fit for the holiday season.
I wish you a happy Christmas time.
Hugs.
Hi Pam,
ResponderEliminarThanks for your nice comment and welcome in my blog.
I'm very glad you know and appreciate Vista Alegre porcelain. Not the whole set is by Vista Alegre, just the cup and saucer are marked with their backstamp and they're about 150 years old.
Have a happy holiday season, too.
Hugs
O tipo de asa de bule, só que em pregaria de aço sobre couro negro, vi eu há poucos dias a "ornamentar" o pescoço de uma miúda com os seus 16 anos, num estilo que, disseram-me depois, podia ser definido com o de "lolita gótica"! Eu, da "Lolita", só conhecia o do Nabokov, fiquei a saber mais, mas não muito mais rico, pois o estilo correspondente era muito decadente e até um pouco pornográfico.
ResponderEliminarMas, sobre as peças, elas foram muito bem casadas ... augura-se um casamento feliz e possibilidades de netos, pois filhos já aí estão!
Faz-me lembrar, efetivamente, o Vieux Paris!
A minha avó acumulava o papel de casamenteira (do qual usufruía chorudos proventos) com muitos outros, mas, pelo menos nas louças, a Maria Andrade não fica atrás! Os meus parabéns!
Manel
Pois é, Manel, quem lida com adolescentes vai estando a par das modas estranhas destas tribos urbanas.
ResponderEliminarQuando o Fábio falou de punk-rock, também me lembrei da indumentária dos góticos, não sabia é que havia "lolitas góticas"! O Manel vai-se mantendo atualizado, mas eu já passei a pasta... :)
Muito obrigada por me dar a sua concordância nestes casamentos de louças que vou fazendo e em que pelos vistos lhe lembrei o pendor casamenteiro da sua avó. As mulheres têm sempre uma certa tendência para estas coisas :), com ou sem proventos...
Um abraço
Olá Maria Andrade
ResponderEliminarAtrasada, mas ainda a tempo de lhe dizer que são muito bonitas as peças que mostra e que ficam muito bem "casadas" umas com as outras :)
Anda uma chávena de Sacavém à vendo no Leilões Net, decorada com uma flor muito idêntica à que decora o seu bule. Já ponderou o bule poder ser de Savcavém? Ora espreite o link.
http://www.leiloes.net/Chavena-Sacavem-Flor-Dourada-Muito-antiga-e-Rara-coleccao,name,185562942,auction_id,auction_details
Abraços
Depois do post da jarra da Fábrica Aleluia, a Maria Andrade regenerou-se dos seus pecados ao apresentar um bom casamento de peças Vista Alegre com a Porcelana do Velho Paris. Este casamento feliz evidencia asc semelhanças entre a fábrica de Ílhavo e as fábricas de Paris.
ResponderEliminarA leiteira é uma peça elegantíssima.
abraços
Olá Maria Paula,
ResponderEliminarMuito obrigada pelo seu comentário, vem sempre a tempo, e pelo link com a chávena de Sacavém.
Tenho essa flor num pires Sacavém com o busto de D.Manuel II (que já mostrei aqui em Outubro de 2010)e ela é realmente do mesmo estilo das flores deste bule. Só que o bule é de porcelana muito branca e as peças Sacavém são em faiança e num tom creme. Continuo a achar que é um bule Velho Paris, uma produção que na sua maior parte não era marcada.
Avizinha-se a época natalícia, por isso desde já lhe desejo umas festas felizes, sobretudo tranquilas.
Beijos
Luís, não imagina o que eu me ri sozinha com este seu post.
ResponderEliminarFoi como quem diz: "Tiveste uma escapadela infeliz para as modernices, mas agora que voltaste às antiguidades, estás perdoada!" LOL
Eu já suspeitava que o Luís não morre de amores por estas linhas modernistas, mas sempre lhe digo que acho estas louças muito interessantes, sobretudo pela criatividade e jovialidade, muitas vezes obras de artistas reconhecidos. Até aprecio muito mais este tipo de produção da Aleluia e de outras do que produções igualmente recentes mas que se limitaram a fazer mais do mesmo, como Capoa, Pinheira, S.Roque...para só referir as fábricas de Aveiro.
Como vê, o meu gosto por cerâmicas é muito eclético!
Ainda bem que também aprova o casamento que eu arranjei... :)
Um abraço
Ola Maria Andrade!!
ResponderEliminarQue linda chavena VA!!!
Parabens!
Tenho estado muito ausente mas tenho feito oprimas compras!!!
Um bjinho
Flávio
Bem aparecido, amigo Flávio!
ResponderEliminarEntão cá fico à espera de ver essas belas compras...
Beijos