segunda-feira, 23 de julho de 2012

Um motivo popular da Vista Alegre - A popular pattern by Vista Alegre



Já tinha selecionado as chávenas de chá para participar esta semana no Tea Cup TuesdayTea Time Tuesday e Tuesday Cuppa Tea,  mas o último post do LuisY fez-me mudar de planos.
É que a bacia da Vista Alegre que ele partilhou connosco está decorada com um motivo muito simples e fresco, conhecido por Silvinhas, que sempre me agradou muito e de que fui reunindo algumas peças.
Já as mostrei aqui nos primeiros tempos do blogue, mas não participei com elas nestes eventos da terça-feira e entretanto já aumentei o lote :),  por isso resolvi selecionar algumas dessas porcelanas para o chá de hoje.




A popularidade deste motivo está bem comprovada pelas marcas destas peças, que abrangem um período que  vai do final do século XIX até aos anos 60 do século XX, mas continuou em linha até ao final do século. Foram mudando os formatos mas o motivo manteve-se e agora a bacia mostrada pelo Luís, com a sua marca VA azul, prova que o Silvinhas já era usado a meados do século XIX.

1881-1921
1881-1921
1922-1947
1947-1968

A última peça que comprei e também a que tem a marca mais recente neste conjunto é a leiteira, mas aprecio em especial uma das que tenho há mais tempo, a chávena a lembrar linhas Deco, por apresentar uma marca referente a um único ano, o do centenário da Fábrica de Porcelana da Vista Alegre, fundada em 1824.  

Centenário -1924

Sempre que me sento na varanda para o chá, para ler ou simplesmente para descansar, vejo-me rodeada de verde e algumas flores. Hoje, ao contemplar de novo esse cenário, emocionei-me ao pensar nas pessoas do Algarve e da Madeira, mas também da Catalunha, cuja paisagem também era assim verde e cheia de vida, a sua vida, mas que  de um momento para o outro, por ato criminoso ou negligente, se viram rodeadas de labaredas a transformarem tudo em negrume e desolação.
É bem verdade que esta vida é um vale de lágrimas...
Temos mesmo que tirar o máximo partido dos pequenos prazeres que se nos oferecem no dia a dia e estes momentos de partilha e de convívio virtual, no que me diz respeito, fazem parte desse lote.
Uma boa semana para todos!

NOTA: Mais de três anos depois da publicação deste poste, a 5 de Outubro de 2015, recebemos um importante contributo num comentário de JJ, informando que a Vista Alegre deu a esta decoração o nome de Oslo e deixando o link que o comprova.

23 comentários:

  1. this is such a beautiful tea set! Just lovely!Visiting from Sandi's party. Have a fantastic day!

    ResponderEliminar
  2. Hi Maria,
    What a pretty set of china! Such a dainty pattern of rose buds. Thank you for sharing with my tea party and have a wonderful week.

    Blessings,
    Sandi

    ResponderEliminar
  3. Very beautiful china pattern! The handle is an unusual shape and the painted flowers are very delicate. Have a great week. Pamela

    ResponderEliminar
  4. Olá Maria Andrade
    Tocou-me fundo a alusão que fez aos trágicos incêndios dos últimos dias e às pessoas que tudo perderam incluindo a casa. Perdermos a nossa casa é muito perturbador, mesmo quando somos jovens, como foi o meu caso.Não sei como reagiria, se agora visse a minha casa devastada por qualquer tragédia.

    Mas como estou depressiva hoje :) Vamos à sua belíssima coleção de "Silvinhas" que fez muito bem em aumentar. Vou fazer um pequeno posta sobre uma leiteira, não marcada, com este mesmo motivo e que me parece bastante antiga.Depois me dirá qualquer coisa.
    Beijos

    PS. O galheteiro que mostrou no post anterior é muito bonito. Tenho visto alguns em leilão, não tão bonitos, nem tão antigos como o seu, mas com a mesma pega em foram de lira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Maria Paula, estas desgraças entristecem-nos a todos e vêm numa altura péssima, acrescentando pobreza à que já existe...
      Já que não podemos fazer nada, resta-nos exprimir alguma solidariedade para com estas pessoas martirizadas pelos incêndios e esperar que a mesma pouca sorte não nos bata à porta.
      Quanto ao airoso motivo Silvinhas, fico então à espera de ver a sua leiteira, mas não sei se conseguirei dar algum palpite. No tal primeiro post que fiz sobre este motivo também mostro o que resta de um serviço de café da minha mãe neste motivo, mas da Fábrica Lusitânia.
      Se quiser ver, é um post de outubro de 2010.
      Beijos

      Eliminar
  5. Olá Maria Andrade,
    Concordo com a Maria Paula. Se eu já estava triste, acompanhando as notícias dos incêndios em Portugal e outros países, seu post, por sua forma tão sincera e tocante, me foi fundo. Este seu post hoje, além de lindo e muito instrutivo, foi acima de tudo filosófico. Parabéns.
    Este padrão "Silvinhas" é muito leve e bonito. E não importa o modelo em que é aplicado, funciona muito bem. E de tanto acompanhá-los (blogs portugueses), talvez esteja já se tornando um dos meus preferidos da V.A. Vi alguns exemplares lindos deste padrão no museu da própria V.A. Devo ter fotos. Se você quiser, posso procurar.
    bjos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Fábio,
      Muito obrigada pelas suas palavras solidárias.
      Infelizmente já estamos habituados a esta calamidade dos incêndios todos os verões em Portugal, mas este ano parece que foi pior... ou custou mais...
      Este motivo é realmente muito bonito na sua simplicidade e por isso sempre me atraiu. Já fui várias vezes ao museu da Vista Alegre, mas não estou lembrada das peças que lá têm com este motivo.
      Se não lhe der trabalho procurar as fotos, agradeço o envio. Se não encontrar não há problema, é questão de eu estar mais atenta na próxima vez que lá for.
      Beijos

      Eliminar
  6. Such a beautiful set. The decoration is so dainty and elegant. I always enjoy your posts. You give us so much information on all the lovely china. Happy Tea Day!

    ResponderEliminar
  7. I agree with you, it is so important to find enjoyment and beauty everyday, even in the simple pleasures.
    Your tea set today is very pretty. I love the gold designs with the sweet pink rosebuds. I am amazed that this same pattern has been ongoing for over 60 years!
    It makes me think of Old Country Roses. That pattern has been around quite a while, in all sorts of styles.
    Hugs,
    Terri

    ResponderEliminar
  8. I was so saddened to hear about the fires. Such a sad thing. The teaset you have shared is lovely. I love the hand painted flowers. Let us hope the fires are quickly controlled!
    Ruth

    ResponderEliminar
  9. Hello Maria,
    Thank you for sharing your lovely tea set and as always,
    ~Clara thank you for the wonderful information.

    ResponderEliminar
  10. Estou sempre a repetir-me, deve ser uma consequência da idade, mas mais uma vez aqui ficou demonstrado o conservadorismo da Vista Alegre, que usava o mesmo padrão décadas a fio e porquê mudar? Se eram bonitos e as pessoas gostavam. Hoje há esta malucada da Inovação, que para competir com os chineses ou com os ditos mercados emergentes, dois em dois anos deitamos tudo fora e compramos tudo novo.

    Neste post, mostrou que o mesmo padrão usado em diferentes épocas da Vista Alegre, manteve sempre a mesma frescura, o o mesmo viço da hortênsias, que serviram de pano de fundo à imagem. Se esse motivo se fabricasse ainda este seria talvez o serviço que ofereceria a minha filha .

    Beijos e vou espreitar a leiteira da Maria Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente esta decoração "silvinhas", apesar da longevidade,já saiu da linha de fabrico na Vista Alegre, mas teve tanta saída que não me parece difícil aparecer um serviço destes completo à venda. Se eu vir algum pode crer que o aviso :)
      Há tempos uma prima minha comprou serviço de chá e de café VA "lacinhos" (com dourados, rosinhas e laços azuis), uma decoração também muito fresca e juvenil,por um preço irrecusável.
      É questão de sorte e de se andar atento...
      Bjs.

      Eliminar
    2. Sim, a decoração a que a fábrica chama de Oslo (não faço ideia porquê...) aparece ainda no ano de 1984 como neste anúncio de um serviço de jantar, chá e café...

      http://olx.pt/anuncio/servio-de-jantar-ch-e-caf-completo-1984-vista-alegre-IDuYCrn.html#6f61e78188

      Eliminar
    3. Sim, a decoração a que a fábrica chama de Oslo (não faço ideia porquê...) aparece ainda no ano de 1984 como neste anúncio de um serviço de jantar, chá e café...

      http://olx.pt/anuncio/servio-de-jantar-ch-e-caf-completo-1984-vista-alegre-IDuYCrn.html#6f61e78188

      Eliminar
    4. Muito obrigada por esta importante achega, caro JJ. Ficamos então a saber qual o nome que a Vista Alegre deu a esta decoração, pelo menos quando a recuperou associada ao modelo Sagres.

      Eliminar
  11. OMGOODNESS MARIA, WHAT A BEAUTIFUL PATTERN FROM VISTA ALEGRE!!
    I wish I lived in Portugal..or maybe not?..cause I will want all the Vista Alegre stunning chinas they have! The dishes that you saw decorated in a blue and carnation flowers were designed by me and we made them in my husband's factory. He sold this company 4 years ago. Thanks lovely friend for the info you always send us and for your wonderful and kind visit. Hugs,
    FABBY

    ResponderEliminar
  12. I agree with your ideas of appreciating the moments of beauty that are available to us each and every day. Sitting down to tea in those pretty old cups with such a history, helps you to do that.
    Have a peaceful day, Ruthie from:http://www.ladybstimefortea.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi Ruthie,
      Welcome in my blog and thanks for the nice comment!
      Visiting yours, I saw you're a tea lover and tea cup collector, which makes us birds of the same feather... :)
      A wonderful day to you, too.

      Eliminar
  13. Me encantó ver tu porcelana de Vista Alegre,estas últimas semanas no pude asistir al té porque estaba lejos buscando otros mares pero ya he vuelto y como siempre ha sido un placer encontrarme contigo
    Un Beso

    ResponderEliminar
  14. Olá Maria Andrade

    Pouco se fala de "cuspideiras" de mesa , da fábrica de Sacavém
    Tenho uma cuja base tem os sinais de velhice, mas a tampa parece nova , embora com a mesma decoração e cores.
    Gostava de lhe enviar uma foto, por outro meio.
    Cumprimentod Alvaro Correia

    ResponderEliminar
  15. Herdei este serviço de chá e café que pertencera a minha bisavó. Mas está em falta a leiteira, e os dourados do açucareiro estão bastante apagados. Não me poderia dizer onde poderei comprar essas duas peças? Muito obrigado.

    ResponderEliminar
  16. Tenho um serviço de café das "Silvinhas" para vender, não sei se estará interessada.anapinabrito@gmail.com

    ResponderEliminar