terça-feira, 2 de outubro de 2012

Recordação da Curia - A souvenir from Curia Spa


Jardim em frente ao Casino no Parque das Termas da Curia
Penso que não haverá ninguém neste país que não conheça as termas da Curia, pelo menos de nome. Eu já aqui lhe dediquei um primeiro post e outros se seguiram, mas nunca em dia de chá à terça-feira, por isso quero agora também dar a conhecer este belo local da Bairrada às visitantes estrangeiras que participam no Tea Cup Tuesday, Tea Time Tuesday e Tuesday Cuppa Tea.




E vou mais uma vez partilhar neste chá virtual  uma chávena antiga da Vista Alegre, esta com uma inscrição muito especial: Recordação da Curia, tanto no pires como na chávena.


A escolha foi motivada pela época do ano, o Outono, altura em que era hábito encerrar a atividade termal - hoje penso que alguns serviços se mantêm todo o ano. De regresso a casa, muitos utentes das termas levavam consigo objetos com esta inscrição para familiares ou amigos, neste caso uma chávena e um pires de porcelana Vista Alegre. Sempre que uma praia ou termas contavam com razoável afluência, lá surgiam os pratinhos, canecas, copos, geralmente com vistas do local, a servir de recordação de uma estada de lazer.



Estes exemplares das termas da Curia mostram como havia escolha para vários gostos e vários bolsos - as canecas em faiança sem marca e o pratinho em porcelana de Candal.
Voltando à chávena, a decoração estampada apresenta um singelo ramo de urzes em tons de lilás e amarelo muito delicados. É uma planta campestre espontânea que atapeta as encostas mais áridas e chega a florescer durante todo o ano, por isso também no Outono e no Inverno.


Quanto ao modelo e ao tipo de asa, foi  usado no período de viragem do século XIX para o XX, com outras decorações como a que se vê em baixo e eu já aqui mostrei. Esta relativa à Curia  será  talvez da segunda década do século passado, se pensarmos na data de nascimento das termas e no seu desenvolvimento.


A marca é a da chamada "cegonha" entre círculos, que na lista de marcas da Vista Alegre surge como a nº 26 e corresponde a um período alargado entre 1881 e 1921.


E agora deixo-vos com mais uma foto do Parque da Curia em tempo de Outono...






...e um postal do Lago da Curia nos anos 60 ou 70.





18 comentários:

  1. Good morning Maria,
    Oh, your last photo is beautiful! Your cups are very pretty especially the floral one. It's always an adventure to visit you, my friend. Thank you for some interesting history once again and for joining my tea party today. Enjoy your week.

    Blessings,
    Sandi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Sandi, your words are really kind!
      As to the souvenir tea cup, I found it very original for the heather flowers that aren't usual in china decoration.
      Have a great week, too.
      Hugs

      Eliminar
  2. What a wonderful place to visit! I love your souvenir china...especially the one with the spa. The violets are so pretty! The Victorian era folks did wonderful souvenirs! You can learn so much from souvenir china. Thanks so much for sharing these, as well as the photos to go along with them. Thanks, too, for linking to Tuesday Cuppa Tea!
    Ruth

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi Ruth,
      Souvenir china is very interesting as it accompanies the advent of tourism and lets us know about places and habits.
      As to Curia Spa, it has a large luxuriant park with a lake, which you can see in the images. It's a very relaxing place with a number of interesting buildings.
      I wish you lived closer :)
      Hugs

      Eliminar
  3. I think I would love to go to Curia! I haven't been to a spa in a very long time.
    Your china is fascinating. If I am understanding the translator correctly, they are what we call souvenirs. Objects to take home from the place you visit. They are really lovely! What a wonderful collection you have too!
    Thanks so much for sharing with us.
    Hugs,
    Terri

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yes, Terri, they are souvenir china items with inscriptions mentioning Curia Spa, which is near my home. I would gladly welcome you here!
      I'm so sorry you can't understand it correctly with Google Translator! But, you see, as I tend to write long texts (well, this one isn't very long), bilingual posts would take me longer to prepare and you know how time is always scarce...That's why I keep relying on Google Translator.
      Sorry if it isn't the best option for my foreign friends.
      Hugs

      Eliminar
  4. Hi: I love your post today. The tea cups and the beautiful pictures. Thank you for the wonderful visit. Blessings, Martha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello, Martha, your presence here is most welcome as I know you were unwell not long ago...
      All the best for you.

      Eliminar
  5. Ola Maria Andrade, passei mais uma vez para dar uma vista de olhos no blog e deixo um beijinho. Ja vi que o bom gosto continua por aqui e que continue por muito mais tempo....e gosto tanto desta rubrica do Chá...

    Beijinho

    Marília Marques

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marília!
      Que bom vê-la por aqui de novo!
      Não posso dizer que seja uma surpresa porque vi o seu comentário no blogue do Luís e fiquei muito satisfeita por ter notícias suas. Desejo-lhe uma boa recuperação da cirurgia que fez.
      E que apareça mais vezes, inclusivé reativando o seu blogue...
      Um beijinho também para si.

      Eliminar
  6. Your teacups are aleays a treat and eye candy Maria Andrade! I love the beautiful images..oh, so fallish!! Beautiful post. Happy weekend.
    FABBY

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks, Fabby, for your visit and sweet comment, specially the "so fallish" appreciation. I love this season!
      Have a great weekend, too.

      Eliminar
  7. Hi Maria,
    those are wonderful souvenirs, connected with this great place. Thank you for sharing your outstanding collection.
    Best greetings, Johanna

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello Johanna,
      I know what a busy lady you are now, with your shop and all, so thanks for sparing the time to visit and comment.
      I wish you a happy week (at work but doing something you enjoy and are very good at...)

      Eliminar
  8. Maria Andrade

    Fez muito bem em levar as suas amigas "camones" num passeio à Curia, usando o simples pretexto de mostrar mais umas chávenas.

    De repente, o relógio atrasou-se uns oitenta anos e surpreendemos as famílias a banhos nas termas, as senhoras acompanhadas com as criadas uniformizadas e os meninos vestidos à maruja a brincar no parque. Vemos também as mães de família a comprar estes souvenirs para oferecer às amigas e parentes no seu regresso à Guarda, a Viseu ou a Coimbra onde iam enfeitar aparadores de carvalho ou louceiros em nogueira.

    Bjos e obrigado por este post nostálgico

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhe, Luís, sinto-me bastante frustrada com este post.
      É que para além de mostrar a Curia atual, era um pretexto ótimo para partilhar imagens da Curia em postais antigos, precisamente da época da chávena.
      Só me lembrei de uma coisa tão óbvia depois de ter já vários comentários e achei que já ia fora de tempo. É o que dá andar a fazer as coisas à pressa...
      Agora tenho que arranjar outro pretexto qualquer para mostrar esses ambientes de princípio de século que o Luís tão bem evoca, numa estância termal que me é tão próxima.
      Bjs.

      Eliminar
  9. Maria Andrade

    A Yourcenar andou décadas a escrever os mesmos 3 ou 4 livros, que foram sendo publicados com nomes e tamanhos diferentes. Cada um deles era uma tentativa mais aperfeiçoada para o segundo, um desenvolvimento do carácter de um dos personagens. Tudo isto para lhe dizer que pode sempre voltar ao mesmo assunto, melhorando-o, acrescentando-o e o pretexto pode ser em vez de uma chávena um açúcareiro ou uma simples colher. Pessoalmente, sinto que estou sempre a voltar aos mesmos assuntos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís, não há problema nenhum em voltar aos mesmos assuntos, há sempre uma ideia nova, um novo objeto, um novo ângulo de visão... mas aqui tinha toda a lógica mostrar a Curia de onde saiu a chávena como presente e eu não tenho outra a dizer "Recordação da Curia" :(
      Mas à Curia antiga hei de voltar sempre!

      Eliminar