terça-feira, 21 de setembro de 2010

Noite de estreia

Cá estou eu no mundo dos bloggers.

Aqui vou dar expressão aos meus gostos, opiniões e anseios, sobretudo quanto à necessidade de valorizar e preservar objectos e locais que hoje estão fora de moda ou já não cumprem a  função para que foram criados. São pedaços de história social, local ou nacional, testemunhos de vidas passadas cujo conhecimento ajuda a montar o puzzle da reconstituição histórica mais geral.
Gosto de arte, de artes plásticas e de artes decorativas, mas são sobretudo as artes decorativas, e destas a cerâmica nas suas variadas formas - faiança, porcelana, azulejaria- que me despertam interesse e paixão.
Os livros são outra paixão. O objecto livro em si, sobretudo o livro antigo, impresso ou manuscrito, tem para mim um encanto muito especial mas tem sido dolorosamente maltratado e destruído.
Também me dá muito prazer decifrar e transcrever textos manuscritos, como as Memórias Paroquiais de 1758, que a Torre do Tombo colocou online e assim se me torna fácil aceder-lhes.
Espero que este espaço virtual me permita a troca de conhecimentos com pessoas que tenham os mesmos gostos e interesses e que se dêem ao trabalho de ler e de comentar os meus textos.

Sem comentários:

Enviar um comentário