sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Pratos de faiança com jarras de flores


 Os motivos florais abundam na faiança portuguesa dos séculos XIX e XX, não só a compor cercaduras estampilhadas, mas mesmo como  tema central e já aqui mostrei vários pratos com esse tipo de decoração, muitos deles normalmente atribuídos a Coimbra.
Este exemplar de pequenas dimensões - tamanho de prato de sopa - atraiu-me não só pela forma do ramo, mas sobretudo pela presença da jarra.


Este elemento, aos meus olhos, dá-lhe um ar mais ingénuo e também mais arcaico, lembrando-me até uma ingénua natureza morta pintada em faiança. Gostei da simetria, das tonalidades usadas e sobretudo da forma da jarra,  invulgar dentro das representações em faiança que eu conheço.


Neste outro prato que já aqui tinha mostrado, este de maiores dimensões, a composição central de flores é semelhante, mas neste exemplar a jarra é muito menos elaborada, fazendo até lembrar mais um vaso de barro do que uma jarra. 
Para além das faixas amarelas concêntricas, há aqui um elemento decorativo a que não dei atenção na altura e que me faz pensar em fabrico de Gaia. 


São aquelas linhas curvas a azul, tipo rabiscos, de cada lado do vaso, que também aparecem em muitos pratos atribuídos a Bandeira, nomeadamente em pratos de Meninos Gordos, mas também em peças do chamado cantão popular, e no próprio motivo País de Miragaia, nesses casos a representar vegetação. 
A própria opção de adicionar em simetria uma folha verde de cada lado do motivo central, encontra-se muito nas faianças nortenhas do século XIX e é um elemento recorrente, em diferentes tamanhos, nos pratos dos Meninos Gordos das fábricas de Gaia - Fervença, Bandeira, Afurada.
Este é decididamente um prato de faiança do Norte, mas mais do que isso... é difícil dizer.



"Rabiscos" filiformes a representar vegetação, semelhantes aos do meu prato, numa travessa do tipo cantão popular

Voltando às jarras de flores como motivo central nas faianças,  a IF, que muitas vezes visita este blogue e tem deixado comentários inestimáveis sobre faianças, enviou-me entretanto uma fotografia de um Ratinho muito invulgar que encontrou num catálogo de 1996 do Palácio do Correio Velho. 
Flores... dois corações... um par de pássaros... não será difícil detetar aqui uma simbologia ligada ao namoro ou ao casamento, como nos pratos em que aparecem dois corações como motivo central.
Agradeço mais este contributo para que vamos aumentando cada vez mais o nosso conhecimento de motivos e estilos na tão variada e criativa faiança portuguesa de cariz popular.



20 comentários:

  1. Me encantan los motivos florales en las porcelanas y cerámicas.No pude estar en el Té del Martes pero he visto tus tazas y son preciosas
    Un Beso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Princesa Nadie,
      Já tinha notado a tua ausência, mas vejo que estás de regresso e vais acompanhando o que aqui se publica.
      Ainda bem que gostaste destes motivos florais e das minhas taças de porcelana.
      Bjs.

      Eliminar
  2. Muito lindo amiga!
    me encanta tambem...
    ah! meu filho mais velho me trouxe de um antiquário tres pratos, um é Vista Alegre (me lembrei de voce) e muito bonito...só não sei se é bem antigo como o homem disse, mas só de saber que é de Portugal e V.A. já é o suficiente pra mim rsrsrs
    bjs
    Tina (SONHAR E REALIZAR)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tina,
      Muito obrigada pela visita e pela sua simpatia. Agora fico à espera de ver os seus novos tesouros publicados no seu blogue - prenda de filho, ainda por cima :)
      Se mostrar a marca do prato V.A., será fácil dizer-lhe de que época é.
      Bjs.

      Eliminar
  3. Olá Maria Andrade, tudo bom?
    Você e a Maria Isabel parecem ter combinado me deixar suspirando, ambas com pratos tão encantadores a enriquecer vossos blogs!
    Seu primeiro prato é de uma elegância incrível! O motivo central é um dos mais belos que já vi, dentro os feitos com estanhola. Parabéns!
    abraços
    Fábio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fábio,
      Obrigada pela visita e pelos parabéns.
      Como vê, a faiança popular portuguesa é muito variada e vai-nos surpreendendo sempre.
      Quando usa o termo estanhola penso que se refere ao que nós chamamos estampilha ou decoração a stencil. Será a mesma coisa?
      Um abraço e conto consigo para estes esclarecimentos.

      Eliminar
  4. Olá Maria,
    Muito bonitos os pratos, especialmente o primeiro. O tema da jarra com flores, como motivo central, vai ser muito utilizado na art déco, que, como sabe, é o nosso período de eleição. A propósito das suas flores, lembrámo-nos de ir rebuscar nas nossas caixas um azulejo alemão, que recupera esse motivo estampilhado agora revisto à luz de uma nova gramtática decorativa. Talvez o "postemos" amanhã.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caros AM-JMV,
      Agora que falam nisso, também acho aquelas linhas verticais da jarra e a simetria do ramo muito ao estilo Arte Deco.
      Não sei se o prato é anterior, mas se calhar esta faiança portuguesa mais popular também sofreu influência das modas e estilos que cá chegavam a partir do resto da Europa...
      Fico à espera de ver o vosso azulejo alemão.
      Muito obrigada pela achega.
      Beijos

      Eliminar
  5. Lovley Post :)
    and do not miss......

    S
    A
    T
    U
    R
    D
    A
    Y

    S
    H
    O
    W

    O
    F
    F

    It is FUN :)
    WELCOME
    Håkan ( The Roseman)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello Hakan,
      You're very welcome here!
      I won't miss your Saturday show off, for sure.
      Have a great Sunday!

      Eliminar
  6. Olá Maria
    Parabéns pela sua sensibilidade! Também gosto de peças com flores. O tema dos vasos floridos é menos comum, por isso mais apelativo e apreciado.Os que aqui nos mostra são elegantes pela sua delicada ingenuidade e pelo cromatismo que apresentam.
    Cumprimentos.
    if.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara If,
      Mais uma vez lhe agradeço a sua colaboração e também a sua presença aqui.
      Aquele motivo da jarra (ou vaso, ou cesto) de flores no Ratinho que me fez chegar é um verdadeiro achado, eu pelo menos, nunca tinha visto nenhum, e os pormenores dos corações e dos pássaros são uma ternura.
      Quem sabe se seriam feitos para casamentos ou para ofertas de namorados?
      Sempre mais perguntas do que respostas... :)
      Um abraço

      Eliminar
    2. Olá Maria
      Muito bem vista a ligação com o namoro e casamento. Talvez possamos colocar a hipótese de uma inspiração nas colchas bordadas de Castelo Branco, em que tantas vezes se encontram aves afrontadas, ou nos silhares de azulejo com as albarradas como motivo decorativo, ou ainda nos lenços dos namorados do Minho, com os corações a par, que demonstram uma ternura ingénua. Tantas as ligações, tantos os caminhos para dar respostas às nossas perguntas.
      Um abraço.

      Eliminar
    3. Cara Maria Andrade
      Parabéns por mais dois estes exemplares tão bonitos.O primeiro é muito elegante, muito discreto. O segundo, lindo também, parece-me de um gosto mais popular. Gostei da sua análise dos rabiscos azuis e das folhas ao lado do motivo central do segundo prato.
      Um abraço

      Eliminar
    4. Olá Maria Paula,
      Estas faianças continuam a encher-nos os olhos e a alma, não é verdade? E quando as encontro baratas, como foi o caso deste primeiro prato, é uma alegria! :)
      Tinha uma grande esbeiçadela mas restaurei-o em casa e até não ficou mal.
      Quanto à análise dos rabiscos e das folhas, farto-me de dar palpites a ver se acerto, mas...
      Beijos

      Eliminar
  7. Maria Andrade, aquela jarra florida do seu primeiro prato, só me faz lembrar o movimento "art-deco", pois toda aquela simetria a isso me conduz. Quanto ao segundo, parece-me mais ingénuo, claro, e, muito possivelmente, mais antigo.
    Ambos têm em comum o terem sido produzidos pelo processo de estampilha, só que, em locais geográficos diferentes, pelas grandes diferenças entre eles, mas não me atrevo a lançar grandes hipóteses.
    Dentro da minha ilusão, diria que o 1º poderia ter sido produzido na região de Caldas, e o 2º mais a Norte.
    Cada vez sei menos, é a única conclusão!
    Mas gostei muito de ter lido as suas conjeturas ... por algum lado se tem de iniciar o processo de classificação
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe, Manel, nunca me lembro de atribuir as faianças deste tipo, relativamente recentes, a essas zonas mais a sul. A zona das Caldas relaciona-a sobretudo com a faiança inspirada em Palissy, mas certamente, com tantas olarias que por lá havia, também fariam este género de pratos.
      A conclusão que tirou é que obviamente não corresponde à verdade, mas é o que todos sentimos quando queremos situar a produção destas faianças e não conseguimos fazer mais do que conjeturas muito falíveis.
      Vejo que também associa o motivo do 1º prato ao movimento Arte Deco (tenho a mania de escrever o nome deste movimento à portuguesa, tal como Art Nouveau tem correspondência em Arte Nova), portanto sai reforçada essa opinião.
      Obrigada pelas achegas.

      Eliminar
  8. Maria Andrade

    Sabe que essa taça com flores parece-me um motivo saído directamente da azulejaria tradicional portuguesa?

    A taça ou cesto com flores, que também de designa por albarrada é um tema recorrente da azulejaria portuguesa ao longos dos séc. XVII, XVIII e mesmo XIX e parece-me que quem fabricou esses pratos tinha esses paineis de azulejos bem presentes.

    Gostei da relação que estabeleceu com outros pratos do Norte. é um caminho muito plausível

    Abraços

    ResponderEliminar
  9. Sim, Luís, este tema central da jarra ou vaso de flores pode muito bem ter sido inspirado nesses painéis de azulejos com arranjos de flores, conhecidos por albarradas.
    Pensando bem, acho que ainda lhes está mais próximo o prato ratinho porque nas albarradas aparecem muitas vezes figuras de anjos ou pássaros de cada lado do vaso ou cesto de flores.
    Fez-me pensar entretanto que há uma outra produção cerâmica que usou muito este motivo como tema central, a faiança de Delft, mas aí a inspiração veio certamente do Oriente.
    Não me lembrei de referir nada disto quando fiz o post e é por isso que os comentários vêm enriquecer tanto o texto inicial.
    Muito obrigada também por isso.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. ola meus senhores e senhoras boa noite aficionados ou fans da loiça tradicional ou colecionadores eu so quero solicitar aq quem possa interessar que tenho uma certa quantidade de loiça fabrica de sacavem,real fabrica,algumas com mais de 100 anos outras mais recentes que me foram atribuidas por herança mas como nao sou colecionador,estou a vender a quem queira adquirir,essas e outras peças antigas o meu contacto se quiserem ver pessoalmente para atestar,a origem ou fotos,915674631

    ResponderEliminar